CEBRAP e outras instituições integram consórcio de pesquisa Instituto Merian – América Latina

 

O Instituto Merian (Maria Sibylla Merian International Centre in the Humanities and Social Sciences “Conviviality in Unequal Societies: Perspectives from Latin America“) é um consórcio de pesquisa formado por pesquisadores de ciências sociais e humanidades de sete instituições:

– Universidade de São Paulo (USP)

– Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)

– Universidade Livre de Berlim (FU Berlin)

– Universidade de Colônia (UzK)

– Instituto Ibero-Americano (IAI)

– El Colegio de México (COLMEX)

– Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales (CONICET/Universidad Nacional de La Plata)

O Instituto tem dupla sede, em São Paulo e Berlin, e será financiando pelo Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha, no âmbito de linha de fomento dedicada a centros de estudos avançados em diferentes regiões do mundo.

O programa de investigação do Instituto Merian focaliza o estudo de formas de convivência entre grupos sociais, políticos, religiosos e culturais em sociedades desiguais, na América Latina e no Caribe, e visa promover pesquisas comparativas e acerca de interdependências transregionais.

O Instituto Merian visa se constituir em fórum transnacional de produção e circulação de conhecimentos de excelência, caracterizado pela cooperação horizontal e simétrica entre pesquisadores de diferentes disciplinas e países, abrigando pós-doutores e pesquisadores seniores dedicados aos temas do Instituto.

Leia Também

Saiba mais sobre o último livro lançado por Ernesto Isunza Vera e Adrián Gurza Lavalle. Para el futuro de la democracia en el mundo, la proliferación de experiencias de innovación democrática es el fenómeno más sorprendente desde que los ciclos de las transiciones latinoamericanas y comunistas concluyeron sus fases más dramáticas, para desembocar en la […]

O CEBRAP lamenta profundamente a morte de Dom Paulo Evaristo Arns, Cardeal Arcebispo Emérito de São Paulo. Além de seu apoio direto à constituição deste centro de pesquisa, sendo um dos inspiradores do livro São Paulo: crescimento e pobreza, Dom Paulo será sempre lembrado por nunca ter se omitido diante do arbítrio e da desigualdade.