O Programa Internacional de Pós-doutorado do CEBRAP, de caráter interdisciplinar, destina-se a doutores com titulação em antropologia, ciência política, demografia, direito, economia, filosofia, história e sociologia, cujos interesses de pesquisa estejam relacionados aos temas estudados nos núcleos de pesquisa do CEBRAP.

Ele tem por objetivo completar a formação de doutores proporcionando-lhes uma experiência interdisciplinar, que lhes permita lidar com temas que requerem abordagens capazes de ultrapassar as fronteiras das disciplinas nas quais foram treinados. Espera-se também que a existência de um grupo internacional de doutores, permita que as questões estudadas tenham um enquadramento comparado. Ao fazê-lo, o CEBRAP pretende contribuir para formação de acadêmicos com uma visada mais ampla de grandes questões das sociedades contemporâneas.

Iniciado em 2016, o programa de pós-doutorado baseia-se em bem sucedida experiência anterior do CEBRAP, o Programa de Formação de Quadros Profissionais (1986-2002), depois transformado em Programa de Pós-doutorado (2003-2007) e que formou 116 jovens pesquisadores. Seu sucesso pode ser aferido pelo grande número de egressos que alcançaram posições de destaque nas universidades, bem como nos vários níveis de governo.

 

FUNCIONAMENTO

O programa será constituído por um grupo de até 15 doutores de diferentes nacionalidades, formados no Brasil e no exterior.

Terá duração de um ano, com 8 meses de estadia no CEBRAP (Agosto de 2018 a Março de 2019) e 3 meses (Abril a Junho de 2019) em uma das instituições parceiras (ver abaixo descrição das instituições parceiras).

O programa de pós-doutorado estará ancorado na atividade de pesquisa. Os pós-doutores desenvolverão seu projeto sob supervisão de pesquisadores seniores do CEBRAP (doutores há mais de 10 anos), em cujas equipes deverão se integrar, elegendo temas afins com pesquisas já em curso na instituição (abaixo, a lista de supervisores e temas disponíveis). As instituições parceiras, ao receberem um pesquisador do programa, também indicarão um supervisor.

Além de reuniões regulares com seus supervisores, os pós- doutores participarão de três atividades específicas e regulares:

  1. Um seminário de pesquisa, no qual apresentarão sucessivamente projeto inicial, resultados parciais e um produto final escrito (artigo, capítulo de livro, livro). Este seminário terá objetivo de discutir o desenvolvimento do projeto, em suas diversas etapas: definição do objeto, abordagem, desenho da pesquisa, escolha das estratégias de pesquisa, resultados parciais e finais;
  2. Seminários temáticos sobre temas de interesse dos projetos dos pós-doutores, com a participação de pesquisadores do CEBRAP e convidados brasileiros e estrangeiros (Outubro a Dezembro de 2017);
  3. Workshops metodológicos, que serão planejados de modo a suprir as necessidades dos projetos dos pós-doutores (Fevereiro a Março de 2018).
  4. Conferência final, em que serão apresentados publicamente os resultados dos trabalhos realizados durante o programa.

São também obrigações dos pós-doutores do programa:

a) Participação ativa nas atividades coletivas do CEBRAP (seminários e discussões de vários tipos) e do núcleo ao qual estiverem vinculados;

b) Submissão para publicação de artigo ou livro ao final do programa;

c) Apresentação de artigo ou livro em conferencia final.

Depois de 8 meses no CEBRAP, o pesquisador será recebido por uma das instituições parceiras, por 3 meses, sem o pagamento de taxas.

 

FORMAS DE AVALIAÇÃO

Ao apresentar seu trabalho (artigo ou livro) em conferência final, os pós-doutores serão avaliados por banca composta por 3 especialistas em sua área de pesquisa, um deles membro de uma instituição parceira:

  1. Depois de seis meses do início do programa, quando deverão apresentar um working paper intermediário, em seminário interno do CEBRAP
  2. No final do programa, pelo produto final (artigo ou livro), a ser apresentado em seminário público no CEBRAP

Os participantes que tiverem bom desempenho, nas duas avaliações, receberão o certificado de aproveitamento.

LÍNGUA OFICIAL DO PROGRAMA: Inglês

 

INSCRIÇÃO

Documentação solicitada:

  1. Formulário de inscrição;
  2. Projeto de pesquisa;
  3. Curriculum vitae;
  4. Carta de intenção explicando as razões de seu interesse no programa;
  5. Artigo ou livro (publicado ou não), representativo de sua produção acadêmica;
  6. Diploma de doutorado (ou documento equivalente);
  7. 2 (duas) cartas de recomendação;
  8. comprovação de proficiência em inglês em nível necessário para leitura e expressão oral fluentes (TOEFL ou equivalente). Será também aceita prova da proficiência feita por meio de descrição de experiência internacional (nesse caso, enviar declaração e descrição em separado).
  9. Perfil atualizado no site academia.edu

 

A documentação deve ser enviada para o email ippcebrap@gmail.com, até 3 de abril de 2018.

Taxa de inscrição: US$ 30,00 , paga por depósito bancário ou paypall

 

Paypal
Acesse www.paypal.com e envie o pagamento para: cebrap@cebrap.org.br

 

Transferência bancária
Banco do Brasil
Agência 00300-x
Conta 107698-1
CNPJ: 62.579.164/0001-72
Centro Brasileiro de Análise e Planejamento

Por favor, envie o comprovante da transferência para financeiro@cebrap.org.br

 

SELEÇÃO

Turma : até 15 doutores por ano

Forma de seleção:

Candidatos provenientes de instituições parceiras serão selecionados pela própria instituição – até dois pós-doutores por ano, por instituição.

Os demais candidatos passarão pelo seguinte processo:

Primeira fase (até 19 de março de 2018): avaliação da documentação apresentada e de projeto de pesquisa.

Segunda fase (até 2 de abril de 2018): entrevista presencial ou por skype com o supervisor potencial.

Os resultados serão divulgados até 2 de abril de 2018 no site do CEBRAP. Os aprovados receberão uma carta de aceitação oficial.

Prazo para pagamento da taxa de matrícula: 15 de março de 2018.

Início do programa: 6 de agosto de 2018.

 

FINANCIAMENTO

O programa será subsidiado pelo CEBRAP, ou seja, não haverá cobrança de mensalidade aos pós-doutores, que pagarão apenas a taxa de inscrição e a taxa de matricula de US$ 300,00.

O financiamento dos pós-doutores residentes no exterior poderá ser feito com recursos próprios, de suas instituições de origem ou de instituições internacionais de fomento, com apoio oficial do CEBRAP.

Os pós-doutores residentes no Brasil, brasileiros ou estrangeiros, poderão lançar mão de recursos próprios ou se candidatar à bolsa da FAPESP, com apoio oficial do CEBRAP e de seu supervisor.

Os pós-doutores financiados pela FAPESP (ou por outra instituição de fomento) deverão observar, além das normas do Programa, o regulamento da bolsa da fundação.

 

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

 

Freie Universität Berlin (Germany)

Käte Hamburger Kolleg/
Centre for Global Cooperation Research (Germany)

Institute for Development and Peace (University Duisburg Essen, Germany)

Princeton University (EUA)

 

University of Bath (UK)

 

CRBC/Mondes américains – EHESS
(in process of being negotiated)

 

U Cambridge – Institute for Latin American Studies (UK)

 

Institute of Development Studies –IDS (UK)