Encaixes e Domínios de agência e seus efeitos: desenvolvimentos teóricos e alcances empíricos

Com o objetivo de desenvolver a proposta teórica, conceitos e alcances empíricos apresentados no livro“Movimentos sociais e Institucionalização”, o presente projeto visa sanar as seguintes lacunas teóricas: 

  1. Conexão entre os conceitos de “encaixe” e “domínio de agência” Como demarcar a passagem de conjuntos de encaixes a domínios de agência?  Como conceituar a diversidade dos encaixes? Modos de institucionalização são tipos de encaixes ou as tipologias seriam de nível inferior? Quais os ganhos cognitivos e limitações dos desdobramentos propostos em relação aos conceitos fronteiriços?
  2. Efeitos dos encaixes: Como e quando importam para a política pública? Como e quando importam para os atores sociais? Os efeitos podem ser diversos a depender dos atores em foco no “Estado” e na “sociedade civil”: movimentos sociais, organizações da sociedade civil, formuladores de políticas públicas, burocracia/ estrutura estatal, políticos/partidos. Os efeitos podem ser diversos em função dos outcomes ou outputs em foco.

No tratamento dessas lacunas será prestada especial atenção aos conceitos limítrofes mediante comparação sistemática com os conceitos de encaixe e domínio de agência.

Produtos: 

  1. Paper avançando a caracterização dos encaixes mediante um encaixe e/ou modos de institucionalização.
  2. Paper realizando uma meta-análise da produção bibliográfica sobre o tema, retomando a proposta conceitual original e analisando como ela tem sido apropriada pela academia.

 

  1. Paper avançando empírica e analiticamente a compreensão dos efeitos dos encaixes.

Pesquisadores envolvidos: Monika Dowbor, José Szwako, Fernando Peres, Beatriz Sanchez, Maira Rodrigues, Luciana Souza, Euzeneia Carlos, Maria do Carmo, Adrian Gurza Lavalle, Marco Antonio de Paula Filho.

Anexos

Pesquisadores