Núcleos de Pesquisa

O foco do Cebrap é a análise e intervenção na realidade brasileira, com um estilo de trabalho próprio, que enfatiza a comparação, combina especialização e interdisciplinaridade, em diálogo constante entre as diferentes perspectivas teóricas e metodológicas de seus antropólogos, cientistas políticos, demógrafos, economistas, filósofos, historiadores, juristas e sociólogos.

O Cebrap está hoje organizado em 17 núcleos de pesquisa.

  • AFRO CEBRAP
    Coordenação: Marcia Lima
    O Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial, ou Afro Cebrap, é um núcleo de pesquisa, formação e difusão sobre a temática racial que busca contribuir para o fortalecimento das pesquisas acadêmicas sobre desigualdades, relações raciais e interseccionalidade. Atua com vistas a qualificar o debate público sobre questões raciais e fortalecer a agenda de Direitos Humanos e da democracia, em especial no tocante à justiça e à igualdade racial e de gênero. Temos como prioridade a produção de pesquisa que amplie o diálogo com a sociedade civil, formadores de opinião e público interessado no debate sobre a temática racial e seus desdobramentos. Atuamos em três áreas: (a) Cultura e Identidades; (b) Discriminação e Desigualdades; e (c) Políticas e Direitos, tendo as perspectivas de raça, gênero, sexualidade e território como dimensões transversais.
  • Cebrap Sustentabilidade
    Coordenação: Arilson Favareto
    O Núcleo de Pesquisa e Análises sobre Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade – cujo nome abreviado é Cebrap Sustentabilidade – dedica-se à produção de conhecimentos voltados a favorecer formas inovadoras de tratamento do tema ambiental e que estejam sintonizadas com os principais avanços realizados pela comunidade científica nacional e internacional. A agenda ambiental comporta um amplo rol de temas: mudanças climáticas, acidificação dos oceanos, erosão da biodiversidade, poluição, entre outros. Suas articulações com a vida política e econômica envolvem um outro conjunto: a descarbonização da economia e as narrativas sobre desenvolvimento, as formas urbanas e sua relação com as áreas rurais e interioranas, os conflitos socioambientais, as políticas públicas e as formas de governança dos recursos naturais. Cinco temas concentram as pesquisas do Cebrap Sustentabilidade: Mudanças climáticas Governança ambiental policêntrica Biodiversidade, água, alimentos e energia Cidades e regiões na transição para a sustentabilidade Epistemologia da sustentabilidade Saiba mais: https://cebrapsustentabilidade.org/
  • Centro de Estudos da Metrópole (CEM)
    Coordenação: Eduardo Marques
    O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDS) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Sediado na Universidade de São Paulo (USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), é constituído por um grupo multidisciplinar que inclui demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos. Desde sua criação, no ano 2000, o CEM desenvolve pesquisa avançada de nível internacional em Ciências Humanas sobre temas relacionados às transformações sociais, econômicas e políticas das metrópoles contemporâneas, dando ênfase ao caso brasileiro. Sua agenda de pesquisa está voltada ao estudo de dimensões relacionadas ao acesso dos cidadãos ao bem-estar. As pesquisas desenvolvidas estão direcionadas aos mecanismos de produção e reprodução das desigualdades sociais ligadas à ação do Estado, da inserção nos mercados de trabalho e nas dinâmicas da sociabilidade e associativas. A agenda de pesquisa do CEM está organizada em quatro áreas principais: Linha 1: O papel da regulação subnacional na mediação da implementação de políticas nacionais Linha 2: O papel da política educacional na redução da desigualdade Linha 3. Desigualdade e Comportamento Político Linha 4. Quem governa o quê? Mais informações em www.centrodametropole.usp.br.
  • Núcleo de Cidadania, Saúde e Desenvolvimento
    Coordenação: Vera Schattan
    O Núcleo de Cidadania, Saúde e Desenvolvimento do Cebrap dedica-se sobretudo à pesquisa e discussão de políticas públicas de saúde e dos sistemas de saúde, com um enfoque particular às questões de equidade e participação social. Criado em 2006, o Núcleo discute a relação entre cidadania e desenvolvimento por meio de pesquisas comparativas, seminários, workshops e consultorias buscando fortalecer o diálogo entre círculos acadêmicos, gestores públicos e entidades da sociedade civil no Brasil e internacionalmente. Para além do foco em saúde, o Núcleo sedia também pesquisas que abordem processos de democratização e desenvolvimento em curso no Brasil e em outros países – com ênfase na discussão sobre accountability e participação social - em outras políticas públicas e temáticas tais como desenvolvimento regional e governo aberto. As principais áreas de pesquisa do Núcleo são: 1) Políticas e sistemas de saúde; a) Participação e accountabilty em políticas de saúde b) Equidade e desigualdades em saúde c) Contratualização e regionalização 2 ) Democracia, Desenvolvimento e Políticas Públicas a) Cidadania, Participação, Deliberação e Mobilização Social b) Governo aberto
  • Núcleo de Cultura Digital
    Coordenação: Pedro Puntoni
    A popularização da internet, em meados dos anos 90 do século passado, e das tecnologias de informação modeladas em dispositivos digitais (que se constroem a partir de algorítimos baseados em valores discretos) tem produzido uma nova forma de sociedade. O impacto deste novo ambiente tecnológico é global e tem imerso, de alguma maneira, quase todos os outros sistemas de conhecimento. Os campos do conhecimento e da ação social, de alguma maneira, tem sido alterados e/ou permeados por dispositivos digitais e por tecnologias. Algumas análises mais radicais, baseadas nas descobertas da moderna Ciência da Mente (E. Kandel),  tem apontado que o próprio modo de funcionamento do cérebro pode estar mudando (N. Carr). As Humanidades Digitais (Digital Humanities) tem procurado consolidar um campo de reflexão e de produção de conhecimento sobre os possíveis usos dos novos intrumentos de gestão da informação para a pesquisa, seus impactos nas metodologias e conceitos, assim como pensar a própria formação deste novo ambiente intelectual. O Núcleo de Cultura Digital do Cebrap reúne pesquisadores e colaboradores interessados em refletir sobre este espaço da cultura e suas implicações na produção dos conhecimentos na humanidades. Nosso objetivo é também interferir de forma prática na cultura digital, propondo novos instrumentos e ferramentas para a democratização do acesso ao conhecimento e para a valorização da cultura brasileira.
  • Núcleo de Democracia e Ação Coletiva
    Coordenação: Monika Dowbor
    O Núcleo de Pesquisa Democracia e Ação Coletiva reúne pesquisadores dedicados ao estudo tanto de atores societários, e dos papéis de mediação política por eles desempenhados, quanto das interações entre os primeiros e atores estatais das políticas e da política. É possível apontar, especificamente, os seguintes focos temáticos de trabalho: novas formas de representação política, instituições Participativas, controle social e accountability, institucionalização e movimentos sociais. Apesar da diversidade temática, ela está conectada por um mesmo pressuposto compartilhado: os efeitos de mútua constituição das interações entre “sociedade civil” e “Estado”. Linhas de pesquisa: 1) “Movimentos sociais, sociedade civil e institucionalização” estuda as formas e efeitos da interação entre Estado, movimentos sociais e organizações da sociedade civil, atentando para a institucionalização de capacidades estatais e de atuação de atores sociais. É de especial interesse avaliar as implicações dos padrões de interação existentes entre Estado e organizações civis e identificar suas consequências para o acesso às instituições políticas, principalmente àquelas incumbidas de gestar e gerir as políticas públicas; 2) “Instituições participativas, controles democráticos e políticas públicas” visa aprofundar a compreensão sobre as formas de interação existentes entre entidades da sociedade civil com o Estado, com foco nos seguintes pontos: i) a atuação da sociedade civil em Instituições Participativas (IPs), isto é, espaços formalmente instituídos para elaboração, fiscalização e controle social de políticas públicas; ii) outras formas de controles democráticos não-eleitorais.
  • Núcleo de Desenvolvimento
    Coordenação: Victor Callil
    O Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap realiza estudos para subsidiar ações do setor público, privado e terceiro setor. São pesquisa que podem orientar iniciativas para o desenvolvimento socioeconômico em diferentes níveis de gestão - local, municipal, estadual e federal- e para diferentes grupos populacionais - moradores de áreas urbanas e rurais, populações tradicionais e grupos em diferentes idades e ciclos de vida. Os estudos caracterizam-se por uma atenção especial às dimensões de gênero, raça, idade, território, etc... O Núcleo se destaca pela elaboração de pesquisas aplicadas e estudos de interesse público que produzam recomendações e resultados acionáveis. Outra característica do Núcleo é a utilização de variadas técnicas de pesquisa e metodologias, além da expertise de desenvolvimento de desenhos metodológicos customizados às necessidades de cada projeto. Atualmente as pesquisas desenvolvidas estão inscritas em 5 grandes áreas: (i) avaliações de impacto social e de políticas públicas; (ii) estudos sobre mobilidade urbana; (iii) estudos sobre o envelhecimento populacional; (iv) estudos sobre mercado de trabalho e (v) estudos sobre tecnologias e inovação.
  • Núcleo de Estudos Internacionais
    Coordenação: Maria Hermínia Tavares de Almeida
    Abriga projetos de pesquisa e outras atividades relacionadas a assuntos internacionais. O núcleo é responsável pelo projeto temático Brasil, As Américas e o mundo, financiado pela FAPESP e que tem por objetivo estudar as percepções e atitudes de formadores de opinião, lideranças e público em geral sobre temas internacionais e sobre a política exterior do Brasil, bem como os processos por meio dos quais o público de massa forma opinião sobre essas questões. O projeto é parte da pesquisa colaborativa internacional Las Américas y el mundo, coordenado pelo Centro de Investigaciones de Desarrollo Económico (CIDE) do México. Pesquisadores do núcleo vem se dedicando também ao estudo da circulação internacional de elites intelectuais, a questões relacionadas à cooperação internacional na área ambiental e ao debate normativo sobre justiça e cidadania ambiental. O Núcleo é responsável pelo Observatório da Política Externa na Imprensa.
  • Núcleo de Etnografias Urbanas
    Coordenação: Ana Paula Galdeano
    O Núcleo de Etnografias Urbanas compreende um conjunto de pesquisadores de ciências sociais preocupados com as transformações urbanas contemporâneas, sobretudo nas grandes cidades brasileiras. Desigualdade e pobreza, mudança religiosa, políticas públicas, violência urbana e o consumo e o tráfico de drogas psicoativas são alguns temas centrais das pesquisas, que têm nas periferias urbanas o locus privilegiado das investigações.  O Núcleo, por outro lado, vale-se da etnografia como a metodologia de referência ao privilegiar a investigação na escala dos fenômenos sociais,  sem abandonar a articulação com outras metodologias (quantitativas e/ou qualitativas). 
  • Núcleo de Filosofia José Arthur Giannotti
    Coordenação: Ricardo Terra
    Sempre aberta à pesquisa e ao diálogo interdisciplinar, o Núcleo de Filosofia se caracteriza por aliar investigações de cunho lógico (no sentido mais amplo do termo) ao exame de problemas de fundamentação das ciências humanas e problemas de filosofia prática, buscando trazer criticamente para o debate brasileiro as discussões hoje travadas nesses campos.
  • Núcleo de Indicadores Sociais e Ambientais
    Coordenação: John Syndentricker
    Este Núcleo privilegia pesquisas em torno de duas grandes temáticas. De uma parte, a estrutura e dinâmica dos conflitos sociais em torno dos usos de recursos naturais, os processos de mobilização coletiva deles decorrentes, e a criação e funcionamento de instituições e fóruns reguladores destas relações. De outra parte, se investiga as interdependências entre instituições, dinâmicas territoriais e meioambiente, com destaque para as políticas e as estratégias públicas e privadas direcionadas à promoção do desenvolvimento dos territórios e da sustentabilidade.
  • Núcleo de Instituições Políticas e Eleições
    Coordenação: Danilo Medeiros
    O Núcleo de Instituições Políticas e Eleições - Nipe - destina-se ao estudo dos processos políticos recentes, sobretudo no Brasil, com ênfase no ordenamento institucional e seus efeitos sobre o comportamento político, no processo decisório e nas políticas públicas. Busca participar das dinâmicas políticas e sociais do país, promovendo a formação de quadros e a intervenção no debate político e institucional. Desta forma, seu principal propósito é fazer com que o rigor técnico e analítico, próprios da investigação científica, incida sobre o debate público.
  • Núcleo de População e Sociedade
    Coordenação: Sandra Garcia
    Esta área desenvolve estudos relacionados às transformações sócio-demográficas em curso na sociedade. Especial atenção é dada à demografia das desigualdades, que inclui questões ligadas às relações de gênero, de geração e de etnia. Contempla ainda pesquisas no campo dos direitos sexuais e reprodutivos com vistas à avaliação e monitoramento de políticas públicas, com especial atenção à sexualidade e juventude.
  • Núcleo de Religiões no Mundo Contemporâneo
    Coordenação: Paula Montero
    Este Núcleo tem como foco o debate contemporâneo sobre a relação entre religiões e espaço público. As pesquisas por ele desenvolvidas exploram o modo como o campo religioso tem se posicionado com relação a questões candentes para a sociedade brasileira tais como o aborto, drogas, deficiência e questões éticas de grande impacto na mídia como a liberdade religiosa e as relações entre religião e política. Trata-se de compreender, através de uma análise sistemática dos discursos religiosos a gramática, a argumentação e a produção de sentidos que eles colocam em circulação no espaço público e avaliar sua capacidade de persuasão. As principais áreas de pesquisa do Núcleo são: Religião, direito e secularismo Religiões e Controvérsias Públicas: experiências, práticas sociais e discursos. Direitos sexuais e reprodutivos na perspectiva da Igreja Católica Ativismo político dos evangélicos Expansão evangélica e paisagens urbanas. Ateísmo Regulações, gênero e sexualidade
  • Núcleo Direito e Democracia
    Coordenação: Fabiola Fanti
    Tendo como pressuposto a constatação da necessidade da criação, no Brasil, de grupos de pesquisade orientação interdisciplinar, o Núcleo Direito e Democracia (NDD) do CEBRAP busca não apenas investigar a tradição da Teoria Crítica e seus problemas, mas também prolongar essa tradição até o presente, buscando interpretar o tempo atual à luz de diferentes possibilidades de atualização de modelos críticos exemplares. Os projetos do NDD articulam diferentes ordens de problemas da moral, da política e do direito, não obstante a preeminência da perspectiva filosófica e jurídica. As linhas de pesquisa do NDD vêm sendo financiadas pela FAPESP desde o ano 2000, na linha de Projetos Temáticos, e por outras agências governamentais como o CNPQ e o Ministério da Justiça. Em seu sentido mais amplo, os projetos buscam mapear em sua diversidade os diferentes modelos críticos de teoria social em suas vertentes morais, jurídicas e políticas para, com isso, divisar aplicações relevantes a problemas prementes da atualidade. Em uma caracterização geral, esses projetos compõem-se dos seguintes momentos: (1) relação da tradição da Teoria Crítica com a tradição filosófica; (2) reconstrução dos diversos modelos de Teoria Crítica em sua relação com as dimensões da moral, do direito e da política; bem como (3) investigações aplicadas nos campos do direito, da política e da moral.
  • Núcleo Instituições Políticas e Movimentos Sociais
    Coordenação: Angela Alonso
    O núcleo de pesquisa Instituições Políticas e Movimentos Sociais (NIPOMS) agrega cientistas sociais dedicados ao estudo da política de rua em sua interface com as instituições políticas e judiciais, dos movimentos sociais e da violência política. As pesquisas em andamento focalizam eventos de protesto e as respostas estatais que suscitam. O NIPOMS construiu e alimenta periodicamente o BEP-Cebrap, um banco de eventos de protesto ocorridos no Brasil a partir de 2013.
  • Projetos Especiais ou Concluídos
    Coordenação: Diretoria CEBRAP
    Espaço de divulgação de projetos especiais desenvolvidos pelo CEBRAP sem ligação direta com algum núcleo de pesquisa da instituição. Também estão inclusos projetos de pesquisa já concluído por algum núcleo que está pausado ou foi descontinuado.