Sobre o Pesquisador

Nícolas Rocca Bragaia é graduado em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), concluindo o curso em 2013 após defender a monografia "Lembranças Mescladas: uma análise sobre o uso da memória coletiva sérvia a partir de 1980", na qual analisou como elementos do passado nacional sérvio foram apropriados pelo discurso nacionalista como forma de justificar as guerras na Iugoslávia durante a década de 1990. Orientação: Luís César Marques Filho.
Atualmente cursa o Programa de Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com o projeto de pesquisa "Terra de Meus Avós: Uma análise sobre a relação da juventude sérvia com seu passado histórico nacional", no qual se propõe a investigar o processo de transmissão de memória histórica e reescrita das narrativas históricas nacionais a partir de uma geração pós-guerra de sérvios residentes na cidade de Valjevo. Orientação: Bela Feldman-Bianco; Coorientado por Andrea Carolina Schvartz Peres.
O pesquisador apresenta breve experiência nas áreas de História Contemporânea, Antropologia dos Conflitos, Pós-Socialismo, Nacionalismo, Memória e Identidade, com foco de pesquisa na Sérvia contemporânea.
Atualmente integra o Grupo de Estudos sobre Mediação e Alteridade (GEMA) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

expandir

Pesquisas Publicadas