Barragem de Tijuco Alto: emprego, recursos naturais e direitos das comunidades tradicionais em debate nos Fóruns Participativos do Vale do Ribeira (2007-2008)

Este estudo analisou como dois fóruns participativos no Vale do Ribeira têm lidado com a demanda pela revitalização da economia, a partir de duas prioridades: reduzir a pobreza e preservar a floresta nativa da região. A pesquisa envolveu: (a) A análise de dados secundários, realizada através de questionários, bem como a realização de entrevistas com lideranças locais, (b) O acompanhamento in loco da rotina diária dos movimentos sociais envolvidos, tendo em vista a compreensão de como eles organizaram a sua atuação nos fóruns, e as repercussões que esta participação gerou na sua posição com relação à construção da barragem e para o desenvolvimento territorial sustentável e (c) A discussão dos resultados em reuniões com os gestores e lideranças locais previamente entrevistadas.

Publicações no âmbito desta pesquisa:

COELHO, Vera S & FAVARETO, Arilson. ‘Questioning the Relationship between Participation and Development: A case study of the Vale do Ribeira, Brazil’. World Development, vol. 36, pp. 2937-2952, 2008

COELHO, Vera S; FAVARETO, Arilson; GALVANESE, Carolina; MENINO, Frederico. Fóruns Participativos e Desenvolvimento Territorial no Vale do Ribeira (Brasil). In: BENGOA, J. Rural Areas. Catalonia, Santiago: 2007.

COELHO, Vera S & FAVARETO, Arilson. ‘Dilemas da Participação e Desenvolvimento Territorial’. In: DAGNINO, E. & TATAGIBA, L. Democracia, Sociedade Civil e Participação. Chapecó: Argos, 2007.

Assista aqui o filme O Vale Pede Licença.

Informações

Centro Latinoamericano para el Desarrollo Rural – RIMISP IDRC-Canadá Deliberative Democracy Consortium – DDC Hewlett Foundation

Período

2007 – 2008

Anexos