Cities against poverty: Brazilian experiences

É um projeto realizado em colaboração entre o Norwegian Institute for Urban and Regional Research – NIBR e o Centro Brasileiro de Análise e Panejamento – CEBRAP.

Esta pesquisa tem como intuito verificar como a dinâmica das políticas municipais influencia os resultados encontrados no que tange ao combate à pobreza. Para tanto, inicialmente foram selecionadas nove regiões metropolitanas brasileiras (Belém, Recife, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Cuiabá, Porto Alegre e Curitiba) e o Distrito Federal como locais para o estudo.

Também foi feita uma seleção de políticas públicas a serem focadas. Essas políticas selecionadas foram enquadradas em duas frentes. De um lado exploramos a área de Habitação, com principal foco no Programa Federal Minha Casa, Minha Vida, também considerando sua articulação com outros programas locais. Pela relação dessa área de política com as questões de infra-estrutura urbana, em especial o Saneamento Básico, essa política foi introduzida de forma articulada com a Habitação. Contudo, as políticas de Saneamento Básico possuem muita variação e negociações locais e não foi selecionado um programa específico na área, focando o olhar também na sua relação com o mesmo programa Minha Casa, Minha Vida.

A outra frente de trabalho é a Assistência Social, em especial o Programa Bolsa Família, que também envolve uma relação do nível federal-municipal de atuação, com um desenho idêntico ao programa Minha Casa, Minha Vida nesse sentido.

Este projeto teve início em setembro de 2010 e prevê três anos de duração. Durante esse período publicações devem ser realizadas com seus resultados.

Período

2010 – 2013

Anexos