Comportamento Sexual da População Brasileira e Percepções do HIV/AIDS 2003-2004 (2ª Rodada da pesquisa realizada pelo Cebrap)

Durante o período de 1998-1999, o CEBRAP, por encomenda da Coordenação Nacional, realizou a Pesquisa Comportamento Sexual da População Brasileira, publicada pelo Ministério da Saúde em 2000.

Essa pesquisa teve como principal objetivo identificar conhecimentos, representações e práticas sexuais da população brasileira com o intuito de subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas para a prevenção das DST/HIV/Aids. Além disso, o estudo proporcionou uma linha de base de informações sobre sexualidade e DST/HIV/Aids que se constituiu em parâmetro de referência para posteriores investigações e como traçador de tendências sobre esta área do conhecimento.

Transcorridos cinco anos dessa primeira investigação, a Coordenação Nacional solicitou ao CEBRAP a reedição da pesquisa, incluindo algumas variantes novas, porém mantendo o desenho original de sua abordagem metodológica, com a finalidade de permitir a realização de uma análise comparativa que identifique as principais mudanças ocorridas na população brasileira com relação a conhecimentos, atitudes e práticas sexuais, tendo como pano de fundo as DST/HIV/Aids. Alem disso, a pesquisa deverá permitir aferir o impacto das políticas de promoção à saúde implementadas pela Coordenação Nacional neste período, bem como sua relação com as principais tendências epidemiológicas da epidemia no País apontadas no item anterior.

Algumas das variáveis novas a serem identificadas no tratamento analítico das informações desta nova pesquisa incluem as seguintes:

– Opiniões sobre sexualidade e normas sexuais, incluindo aqui algumas dimensões sobre cidadania e direitos humanos relacionadas com a orientação sexual e identificação de formas de discriminação e preconceito; identificação de valores tais como influência da religião; fidelidade e sua associação com o uso de preservativos, por exemplo em todas as relações sexuais, nas relações sexuais eventuais e considerar ainda, as dimensões de variação no tempo, tais como, identificação do tipo de parceria (relações com parceiro fixo/eventual – indicar se é H/H se é H/M).

– Iniciação sexual e experiências sexuais diferenciadas e outros arranjos sexuais, relacionando-as com práticas de risco;

– Comportamento sexual: incluindo aqui aspectos tais como tipo de parcerias, freqüência e tipo de intercurso sexual, uso de preservativos;

– Conhecimento e prevenção do HIV/Aids, focalizando populações mais vulneráveis, questão de gênero; fontes de informação e acesso a serviços de saúde e testagem. Especial recomendação para focalizar as DST´s;

– Reprodução e saúde, focalizando a gravidez na população adolescente e correlacionar possíveis impactos das ações de prevenção em DST/HIV/Aids sobre a saúde reprodutiva; e ainda, identificar concorrência entre métodos contraceptivos.

Comitê Científico: Regina Barbosa; Vera Paiva; Richard Parker; Francisco Inácio Bastos Pinkusfeld; Ivan França Junior; Wilton Bussab

Publicação resultante: Comportamento sexual e percepções sobre o HIV/Aids no Brasil, 1998-2005.  Revista de Saúde Pública, vol. 42, Suplemento 1, Junho 2008, 137 p. (ISSN 0034-8910)

Estrutura preliminar do Suplemento com proposta de artigos temáticos e seus respectivos responsáveis:
1.    Introdução – Elza Berquó e Pedro Chequer
2.    Metodologia e Perfil sócio-demográfico – Wilton Bussab e Elza Berquó

Bloco Comportamental
3.    Práticas Sexuais e orientação sexual – Regina Barbosa
4.    Uso do preservativo – Elza Berquó, Regina Barbosa, Vera Paiva, Francisco Bastos
5.    Uso de Drogas – Francisco Bastos
6.    Violência sexual – Lilia Schraiber e Ivan França

Bloco Representações sociais
7.    Preconceito e HIV/Aids – Sandra Garcia
8.    Conhecimento sobre HIV/Aids – Vera Paiva
9.    Opinião e Normas Sexuais – Vera Paiva

Bloco Biomédico
10.    DST – Francisco Bastos
11.    Acesso e uso de testes anti-hiv – Ivan França
12.    Reprodução – Elza Berquó, Sandra Garcia, Regina Barbosa

Site: http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0034-891020080008&lng=pt&nrm=iso

Informações

Ministério da Saúde

Período

Novembro 2007

Anexos