Dinâmica Econômica e Transformações Territoriais da Cidade de São Paulo

O objetivo geral deste projeto é fazer uma análise do município de São Paulo que contemple de forma coordenada as transformações econômicas, o ordenamento do uso do solo e as intervenções públicas territoriais.

Este trabalho está assentado em três idéias gerais, que devem permear o conjunto das análises. A primeira delas diz respeito ao desafio de se fazer uma análise do município de SP em um contexto de crescimento econômico. A sucessão de trimestres com crescimento do PIB nacional e as boas perspectivas para, ao menos, os três próximos anos imprimem desafios para a mais importante cidade do país. Transformações na estrutura produtiva, no mercado de trabalho, no território e nos instrumentos urbanísticos são apenas algumas das grandes questões que precisam de novas lentes para a produção de análises que subsidiem o planejamento da cidade.

A segunda dimensão transversal do projeto é o seu caráter prospectivo. Ao considerar o futuro da cidade, a análise deve ir além do puro diagnóstico da situação atual de SP. Neste sentido certas perguntas surgem: Quais mudanças em relação às atividades econômicas vêm ocorrendo e quais as escolhas que a cidade deve fazer? Como isso se combina com o atual ordenamento territorial da cidade? E o que pode ser feito para incrementá-lo a partir dos instrumentos de planejamento existentes? Como as intervenções públicas, especialmente em relação à infra-estrutura, influenciam a dinâmica econômica?

Já a terceira idéia força está relacionada à questão do futuro: a competitividade da cidade de SP. Isto significa considerar na análise aspectos como conhecimento, tecnologia, inovação, qualidade da força de trabalho e produção de alto valor agregado. Ou seja, como pensar as atividades mais intensivas em conhecimento, de maior intensidade tecnológica e de maior valor agregado para o desenvolvimento da cidade? Como a infra-estrutura educacional e de pesquisa se combina com as dinâmicas da economia e do mercado de trabalho? Após a reestruturação produtiva dos anos 80-90, como a cidade se reapresenta no contexto econômico nacional (e até internacional)?

No que tange à metodologia, vale mencionar três estratégias do trabalho: 1) utilização de diversas bases secundárias de dados quantitativos (RAIS, PED, PAEP, PIA, PAS, PINTEC, PIESP); 2) realização de entrevistas qualitativas com atores públicos e privados e com especialistas nos diversos temas; 3) produção de cartografias para subsidiar as análises e para compor produtos. A seguir, apresentamos os artigos que compõem o trabalho.

Produto: Livro com textos sobre os seguintes temas: Economia e território; Crescimento econômico; Estrutura produtiva intensiva em tecnologia e conhecimento; Mercado de trabalho; Planejamento urbano; Mobilidade urbana; Governança Metropolitana.

Informações

Prefeitura do Município de São Paulo – Secretaria de Planejamento

Período

Junho a dezembro de 2008

Anexos