Dinâmica espacial da oferta e demanda em torno do ensino fundamental na Região Metropolitana de São Paulo

Este estudo visa averiguar as condições microlocacionais da oferta e demanda acerca do ensino fundamental na Grande São Paulo. Busca-se identificar os setores censitários e locais da região que apresentem, simultaneamente, as maiores concentrações de crianças, maiores taxas de crescimento demográfico e menores ofertas de vagas, a fim de determinar os locais onde se concentram as maiores pressões sobre o sistema escolar. O trabalho está sendo desenvolvido no âmbito do Sistema de Informações Geográficas (SIG) do Centro de Estudos da Metrópole e tem como bases de dados principais as seguintes cartografias digitais: mapa dos setores censitários da Contagem Populacional de 1996 e do Censo de 2000, do IBGE, associado às respectivas bases de dados, e mapa da localização das escolas de ensino fundamental na Região Metropolitana (aproximadamente seis mil escolas), associado às respectivas bases de dados do Censo Escolar (Ministério da Educação).
Coordenador: Haroldo Torres

Colaboradores: Eduardo C. Marques e Gustavo C. de Oliveira

Informações

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)

Período

setembro de 2000 – setembro de 2005

Anexos