Instituições Políticas, Padrões de Interação Executivo-Legislativo e Capacidade Governativa

Esta proposta é uma seqüência dos quatro projetos temáticos anteriores e mantém seus objetivos analíticos e metodológicos. O principal objetivo do projeto é estudar o impacto das variáveis institucionais sobre o desempenho do governo. O escopo do projeto vem sendo redefinido e ampliado a cada versão. A linha de continuidade da pesquisa é dada por seu objeto e por sua orientação metodológica. Em sua versão inicial, o projeto se inseria na literatura sobre transições entre regimes. Por razões óbvias, esta deixou de ser a referência central deste projeto. Em consonância com as preocupações dominantes na literatura comparada, o projeto se orientou para o estudo da democratização e do funcionamento da democracia. O projeto continua a privilegiar as variáveis explicativas institucionais e, dentro delas, as ligadas ao processo decisório. Mantemos ainda nossa afiliação ao neo-institucionalismo e o compromisso com a mensuração objetiva das variáveis explicativas empregadas.


O principal objetivo do projeto é estudar o impacto das variáveis institucionais sobre o desempenho do governo. O escopo do projeto vem sendo redefinido e ampliado a cada versão. A linha de continuidade da pesquisa é dada por seu objeto e por sua orientação metodológica. 
A contribuição mais significativa deriva das análises inovadoras que foram apresentados em artigos e livros ao longo das edições anteriores. O que pretendemos continuar a fazer nesta edição. Outro resultado importante e que define a continuidade intelectual e operacional ao projeto, se expressa de forma direta no Banco de Dados Legislativo do Cebrap. Este banco, que não para de crescer, à medida que incorpora novas variáveis e amplia o escopo dos dados armazenáveis, se constitui em um dos centros gravitacionais do projeto.
Boa parte da formação de quadros, que envolve treinamento metodológico e computacional, gira em torno da vida própria que a operação de manutenção e renovação do Banco de Dados Legislativos do Cebrap acarreta. Além disto,pretendemos continuar a modernizar os métodos de acesso aos dados, de forma a permitir que pesquisadores, jornalistas e o público em geral tenham seu acesso cada vez mais facilitado.

Informações

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)

Período

Janeiro de 1995 – Dezembro de 2022

Anexos