PAEDI – Pesquisa sobre Atitudes Empresariais para Desenvolvimento e Inovação

A PAEDI visa conhecer o pensamento de dirigentes empresariais cujas empresas adotam práticas produtivas inovadoras que influenciam positivamente no seu desempenho. A pesquisa tem o propósito de verificar a hipótese da existência de uma nova mentalidade empresarial, entendida aqui como um conjunto de valores e atitudes dos empresários brasileiros, a qual orienta as práticas internas de gestão da empresa, assim como as relações com os mercados e com o Estado no sentido de, buscar novos padrões de competitividade.

Um dos elementos mais relevantes das transformações ocorridas no país nos últimos 15 anos, especialmente a abertura da economia, a estabilização monetária e a reestruturação produtiva, é o desenvolvimento de um comportamento distinto de muitas firmas brasileiras, orientando-se por práticas mais nobres da competição: a inovação tecnológica e a diferenciação de produto. Tais transformações sugerem a necessidade de construção de uma nova agenda de pesquisa sobre este empresariado e seu papel no desenvolvimento nacional.

Para tanto, o presente estudo utiliza as informações coletadas em uma pesquisa qualitativa, baseada em entrevistas com empresários. Com tais entrevistas pretende-se apreender as percepções dos empresários em relação a temas como: 1) a dinâmica interna das firmas, 2) a relação destas com mercados, sociedade e Estado e 3) as estratégias de crescimento.

O objetivo geral da PAEDI é informar e subsidiar políticas de apoio ao desenvolvimento industrial.

Produtos da equipe contêm análises sobre: tipos e trajetórias de empresários, inovação nas empresas, interação das empresas com atores externos para inovação, gestão de inovação, relação entre as firmas e o Estado, inovação e exportações.

Informações

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)/PNUD

Período

2005 – 2006

Anexos