Seminários CEBRAP – “Dissonância em concerto: a inauguração da Sala São Paulo”

A última edição do Seminários Cebrap de 2017 aconteceu no Auditório Elza Berquó, em 24 de novembro, e contou com a presença de Ricardo Teperman, antropólogo, editor executivo da Novos Estudos Cebrap e editor da Companhia das Letras. O tema do encontro foi “Dissonância em concerto: a inauguração da Sala São Paulo”, parte de sua tese de doutorado em Antropologia Social na USP.

Como é costume no Cebrap, a apresentação de um seminário é seguida de uma discussão aberta e Teperman tem lembranças muito vívidas de como este debate específico somou ao trabalho.

“Claro que apresentar um seminário no Cebrap implica sempre em refletir sobre as dimensões políticas de seu objeto de estudo – qualquer que seja ele. Após a rodada de comentários dos pesquisadores da casa, acabei mencionando a foto oficial de descerramento da placa inaugural da Sala São Paulo, em que figuram Mario e Lila Covas, Fernando Henrique e Ruth Cardoso, além do secretário de Cultura Marcos Mendonça. A ausência do prefeito Celso Pitta não é fortuita: a pedido do cerimonial de Covas, o então vice-governador Geraldo Alckmim havia dado sumiço no prefeito, gentilmente acompanhando-o até seu lugar na sala de concertos. O episódio ficou de fora da tese por me parecer apenas anedótico. Um equívoco, e um bom problema para enfrentar antes de pensar em livro”, afirmou o antropólogo.

Veja abaixo o seminário na íntegra.

Leia Também

O CEBRAP lamenta o falecimento de Mauricio Segall ocorrido neste domingo, 31/7. Museólogo e economista, Maurício Segall era sócio do CEBRAP. Na edição desta terça-feira, 2/8, do jornal Folha de S.Paulo, Roberto Schwarz publicou um depoimento com um breve perfil de Mauricio Segall. Clique aqui para ler.

O CEBRAP lamenta profundamente a morte de Dom Paulo Evaristo Arns, Cardeal Arcebispo Emérito de São Paulo. Além de seu apoio direto à constituição deste centro de pesquisa, sendo um dos inspiradores do livro São Paulo: crescimento e pobreza, Dom Paulo será sempre lembrado por nunca ter se omitido diante do arbítrio e da desigualdade.

Nesta sexta-feira, 12/5, será realizada no auditório do CEBRAP, durante Assembleia de Sócios, a escolha dos membros que vão compor a diretoria na gestão do biênio 2017-2018. Ainda na cerimônia, a atual diretoria vai fazer um balanço da gestão 2015-2016, destacando as principais iniciativas implantadas. Em 2016, importantes projetos especiais foram iniciados: Instituto Merian de […]

Pesquisadores do Cebrap participam da oficina de encerramento da “Agenda do Conhecimento” na sede do BID em Brasília. Os pesquisadores Haroldo Torres e John Marion Sydenstricker participarão da oficina de encerramento da “Agenda do Conhecimento” realizada pela Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no próximo dia […]