English Version Cebrap - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento

Últimas Notícias

26/11/2015

Chamada para contratação de gerente administrativo

Cebrap abre vaga para contratação de gerente administrativo. Veja no arquivo anexo as funções e requisitos necessários do cargo.

Datas:

Recebimento de currículos:  entre o dia 26/11 e 3/12

Período de entrevistas: 07 a 11/12

Período de treinamento: 14 a 23/12

Enviar currículo para: recrutamento@cebrap.org.br

23/11/2015

Paula Montero lança o livro Religiões e controvérsias públicas - experiências, práticas sociais e discurso

A pesquisadora do Cebrap Paula Montero acaba de lançar o livro Religiões e controvérsias públicas - experiências, práticas sociais e discurso, da Editora Unicamp. Veja abaixo uma breve descrição da obra: 

O que os estudos sobre religião, em suas distintas expressões e atravessamentos, ainda têm a dizer sobre a sociedade brasileira? O leitor terá a oportunidade de verificar, com a leitura desta obra, o quanto ela ratifica a importância da realização de pesquisas socioantropológicas nesta área, em contínuo processo de mudanças, produzindo dinâmicas e inovações. O eixo utilizado pelos autores para discutir suas temáticas consiste na noção de controvérsia. Tal foco possibilita contextualizar, problematizar e atualizar temas relevantes, como acusações de abuso espiritual, denúncias, pastorado feminino, políticas públicas de patrimonialização, homossexualidade, transplante de células-tronco, educação de surdos, autenticidade, intolerância. Este livro apresenta olhares e perspectivas instigantes e qualificados, que apontam permanências, impactos e ressonâncias da religião no espaço público, caracterizando singularmente pela ideia fundante de diversidade. Trata-se de um convite à reflexão sobre questões em voga no debate contemporâneo sobre Religiões no Brasil.

 

Os interessados em comprar o livro, podem clicar aqui.

 

 

 

19/11/2015

Angela Alonso lança na próxima terça-feira o livro “flores, votos e balas”

A presidente do Cebrap Angela Alonso lança na próxima terça-feira, 24/11, na Livraria da Vila – Shopping Pátio Higienópolis, a partir das 19h, o livro “flores, votos e balas”.

Antes da sessão de autógrafos, será realizado um bate-papo sobre a apresentação da obra com Angela Alonso e Lilia Moritz Schwarcz. Todos estão convidados.

 

12/11/2015

Lançamento do novo ciclo de seminários Diálogos Cebrap-Folha: Especial Conjuntura Econômica será nesta segunda

Depois da bem sucedida parceria com o ciclo de seminários organizados pelo Cebrap em parceria com o jornal a Folha de S.Paulo, uma nova série de eventos acaba de ser lançada: o Diálogos Cebrap-Folha: Especial Conjuntura Econômica. 

A iniciativa foi pensada justamente para discutir durante um momento em que os dilemas econômicos não se reduzem a questões meramente técnicas, mas envolvem tensões políticas e sociais. E por isso, o esforço de refletir sobre a economia brasileira, seus problemas e potenciais soluções, não podem ficar restrito aos economistas.

A cada encontro, que será realizado no auditório do Cebrap, temas como Infraestrutura, Inserção do Brasil na economia Internacional, Produtividade no Trabalho, Estrutura Social e Política Econômica serão discutidos entre economistas e cientistas sociais.

Nesta segunda-feira, 16/11, das 9h30 às 11h30, será realizada a mesa de abertura do mais novo ciclo de seminários e o tema escolhido para começar foi “Infraestrutura”. Participam do debate Hélcio Tokeshi (ex-Secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda), Gesner Oliveira (FGV) e Paulo Mattos (Cebrap/FGV).

Os interessados em acompanhar os Diálogos Cebrap-Folha: Especial Conjuntura Econômica precisam apenas confirmar a presença aqui. A entrada é gratuita e todos estão convidados.

04/11/2015

Seminário "Estruturas e Linguagens de Exclusão: Brasil 2015"

 

Neste seminário, as exposições e debates que serão realizados têm por objetivo revisar, aprofundar e discutir estruturas e políticas de Governo que, ao serem criadas desde o início dos anos 80, tinham por finalidade superar e eliminar desigualdades de raça/etnias e de gênero no país. Apesar das mudanças institucionais, de linguagens, normativas e exigibilidade de direitos, o país assiste à manutenção de patamares de desigualdades, expressos em evidências produzidas por pesquisas e também demarcadas nas demandas institucionais, de movimentos sociais e das ruas. Visíveis em variados cenários como das instituições e políticas no campo da Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, ou daquelas associadas à Segurança Pública, os co da Violência Institucional são expressões de contínuas e contundentes desigualdades futuras. Expressões recentes de violência explícita a mulheres nas ruas mostram a urgência de seguir compartilhando linguagens que permitam continuar tecendo imaginários de solidariedade, justiça e direitos. Venha assistir e debater com Márcia Lima, Marta Azevedo, Sonia Correa, Jacqueline Pitanguy, José Maurício Arruti, Elza Berquó, Alaerte Martins, Cristiane Cabral, Emanuelle Goes, Fátima Oliveira, Richarlls Martins, Adriana Vianna, Rosane Borges, Vera Regina Baroni.

Confira todos os detalhes da programação aqui. Aproveite também para confirmar a sua participação no seminário.

Rua Morgado de Mateus, 615 - Vila Mariana - São Paulo/SP | CEP 04015-051 | (11) 5574 0399 / (11) 5574 5928 | cebrap.comunicacao@gmail.com