English Version Cebrap - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento

Últimas Notícias

28/03/2012

Sérgio Adorno conduz seminário sobre violência nesta sexta, dia 30, no Cebrap

O Cebrap convida a todos para o seminário  "Violência: representações, fatos e linguagens" a ser ministrado pelo professor e sociólogo Sergio Adorno (FFLCH-USP).

Não há necessidade de inscrição prévia.

Data:  30 de março, sexta-feira, às 16h

Local: Auditório do Cebrap

22/03/2012

Centros de estudos da Argentina, Chile e Estados Unidos prestigiam vida e obra de Guillermo O\'Donnel

 

Diversas universidades e centros de pesquisas da Argentina, do Chile e dos Estados Unidos realizam, nesta terça-feira, dia 27 de março, em Buenos Aires,  tributo em homenagem a Guillermo O'Donnel, recentemente falecido.


O memorial e a recepção são organizados com a iniciativa e o apoio do Kellog Institute for International Studies, Universidade de Notre Dame, Universidade de San Andrés, Universidade de Buenos Aires, Universidade Nacional de San Martín, Sociedade Argentina de Análises Políticas (SAAP), Fundação Ford (por intermédio do Escritório de Santiago), a Fundação OSDE e também pelo Programa Americano do Woodrow Wilson International Center for Scholars.


Tendo em conta a relevante atuação de Guillermo 0'Donnel no Brasil, Paula Montero, em nome do Cebrap, encaminha a carta que segue:

O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) está profundamente honrado por ter tido o professor Guillermo O'Donnell entre o seu corpo de pesquisadores durante um período fértil e rico, intelectual e politicamente, tanto para o Centro em particular, quanto para o país em geral. A estadia de O'Donnell no Cebrap, de 1985 a 1992, coincidiu com a transição do Brasil de regime autoritário militar para um regime democrático: as eleições diretas para presidente foram realizadas em 1989 após 25 anos de privação de direitos. A presença intelectual e a linha de pensamento de O'Donnell formam uma contribuição essencial para a compreensão crítica e para a luta contra o estado de coisas, o que era também preocupação fundamental do Cebrap como um instituto de pesquisa e como um elemento ativo da então profundamente desmobilizada (e politicamente acuada) sociedade civil brasileira.

Aqueles que tiveram a sorte de trabalhar ao seu lado durante esses anos e que se beneficiaram da sua mentalidade clara e generosidade podem se considerar privilegiados.

Sua presença será sentida pelas gerações que chegam. Os temas com os quais trabalhou e que moveram seu pensamento - democracia, participação e justiça - são ainda, no Brasil como em muitos outros países ao redor do mundo, um trabalho em progresso. O Cebrap tem o orgulho de contribuir para levar adiante tal trabalho e ter em conta suas lições de vida.

19/03/2012

USP homenageia 80 anos de Paul Singer

Com a participação de intelectuais, professores e estudantes, seminário debate contribuições para o pensamento econômico e político do Brasil de um dos principais fundadores do Cebrap, o economista Paul Singer.

O seminário, nos dias 22 e 23 de março, é organizado pela Faculdade de Economia da USP, Núcleo de Economia Solidária da USP, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP, equipe da Secretaria Nacional de Economia Solidária, além de amigos e familiares.
Não é necessária inscrição prévia.

Programação:
Local: Universidade de São Paulo – auditório da FEA/USP
 

22 de março de 2012

15h00 – Abertura
16h00 - Socialismo: do Partido Socialista aos dias de hoje
Com André Rocha, Chico de Oliveira, Roberto Schwarz, Zilah Abramo
19h30  - Da formação do PT ao Governo da cidade
Com Fernando Haddad, Ladislau Dowbor, Maria Victoria Benevides, Zé Eduardo Cardozo (a confirmar) e Marilena Chauí (a confirmar)


23 de março de 2012


14h00 - Pensamento Econômico
Com Leda Paulani, João Machado, Paulo Sandroni (a confirmar) e Amir Khair (a confirmar)
17h00  - Economia Solidária e Socialismo
Com Maurício Sardá, Pedro Ivan Christoffoli, Sylvia Leser, Roberto Marinho Alves da Silva e Sonia Kruppa (a confirmar)

Rua Morgado de Mateus, 615 - Vila Mariana - São Paulo/SP | CEP 04015-051 | (11) 5574 0399 / (11) 5574 5928 | cebrap.comunicacao@gmail.com