English Version Cebrap - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento

Últimas Notícias

25/04/2015

Primeiro encontro da série Diálogos Cebrap-Folha discute a reforma política

Na última quarta-feira, 22/04, o Cebrap promoveu em parceria com o jornal a Folha de S.Paulo o primeiro de uma série de eventos intitulado de Diálogos Cebrap-Folha, iniciativa que visa promover a discussão acerca do cenário brasileiro sob múltiplos aspectos dentre eles política, economia, questões sociais e muito mais.

Nessa primeira mesa de debate, que teve mediação de Uirá Machado (editor de Opinião da Folha), Jairo Nicolau (UFRJ) e Fernando Limongi (USP-Cebrap) falaram sobre o tema “Reforma Política”.  

O encontro foi destacado em uma reportagem da Folha de S.Paulo. Em breve, um vídeo com a íntegra do encontro será disponibilizado.

O segundo evento do ciclo do Diálogos Cebrap-Folha também já tem data e temas definidos. Será dia 13 de maio e vai discutir o tema "Conjuntura econômica brasileira", com a participação de Samuel Pessoa (IE-FGV) e Luiz Gonzaga Belluzo (Unicamp). Erica Fraga (repórter especial da Folha) fará a mediação.

24/04/2015

Revista Novos Estudos chega a 100ª edição

Na última sexta-feira, 24/4, foi lançada no auditório do Cebrap a centésima edição da revista Novos Estudos, publicação que desde 1981 traz conteúdos que ajudam a refletir a realidade brasileira e mundial. Para conferir um balanço sobre a trajetória da publicação e os outros temas da 100ª edição, acesse o site da Novos Estudos.

O jornal a Folha de S.Paulo também destacou a nova edição da revista. Confira aqui a reportagem.

24/04/2015

Cebrap lança Nova Biblioteca Virtual

Com o apoio inicial do Itaú-Unibanco e após a aprovação do projeto junto ao MinC, no âmbito da Lei Rouanet, o Cebrap lançou nesta semana a sua Nova Biblioteca Virtual. Ela constitui-se como uma das principais ferramentas do site do Cebrap e uma importante vitrine das pesquisas realizadas pela casa. Clique aqui para conhecer.

A Nova Biblioteca Virtual do Cebrap chega com uma série de novidades que deixam a busca por conteúdos mais amigável, intuitiva e rápida. “Quando começamos a desenvolver o site nossa principal intenção, além de divulgar esse importante acervo, era de oferecer ao usuário uma solução simples, ágil e muito bem organizada”, explicam Alexandre Abdal e Maria Carolina Vasconcelos Oliveira, Coordenadores da iniciativa e pesquisadores do Cebrap.

Outro destaque é a disponibilização em vídeo, com tradução em libras, dos Seminários do Cebrap, realizados mensalmente no auditório do Cebrap. "A Biblioteca Virtual presta um grande serviço público na medida em que torna todos esses conteúdos disponíveis gratuitamente para pesquisadores e interessados em geral”, afirma Angela Alonso, Diretora Científica do Cebrap.

Além da organização de conteúdos já digitalizados, como Estudos Cebrap, Cadernos Cebrap, pesquisas, artigos e livros de pesquisadores, o projeto prevê, em sua próxima etapa, a organização e digitalização do acervo físico do Cebrap. "Há, no acerco físico do Cebrap, um grande volume de material que ainda não se encontra digitalizado e que será organizado na nova plataforma. Porém, ainda será preciso o apoio de novos investidores”, lembram Alexandre Abdal e Maria Carolina Vasconcelos Oliveira.

Possíveis interessados em apoiar a iniciativa devem entrar em contato por meio do bibliotecavirtual@cebrap.org.br.

 

 

15/04/2015

Paula Montero participa de ciclo de reflexões organizado pela USP

Nos dias 7 de outubro, 18 e 25 de novembro e 2 de dezembro de 2014 a FFLCH-USP promoveu o Ciclo de Reflexões “Dilemas Atuais do Debate no Espaço Público”. Paula Montero, presidente do Cebrap, foi uma das palestrantes convidadas do debate para participar da mesa “Diagnóstico do presente”. Em sua fala abordou o tema esfera pública e tolerância.

Abaixo é possível conferir a íntegra das três mesas realizadas.

Mesa 01: Diagnósticos do presente
https://www.youtube.com/watch?v=xWRtGnkdQp4

Mesa 02: Espelhos da memória
https://www.youtube.com/watch?v=LtyiLpwvctI

Mesa 03: Arte, política e futuro
https://www.youtube.com/watch?v=VUHoUlf2Fgk

14/04/2015

Cebrap e Folha de S.Paulo fecham parceria para realização de ciclo de debates

Na próxima quarta-feira, 22/04, das 11h30 até às 13h, será realizado no auditório do Cebrap o primeiro de uma série eventos intitulado de Diálogos Cebrap-Folha, iniciativa que visa promover a discussão acerca do cenário brasileiro sob múltiplos aspectos dentre eles política, economia, questões sociais e muito mais. Nessa primeira mesa de debate, que terá mediação de Uirá Machado (editor de Opinião da Folha), Jairo Nicolau (UFRJ) e Fernando Limongi (USP-Cebrap) falam sobre o tema “Reforma Política”.  

O segundo evento do ciclo do Diálogos Cebrap-Folha também já tem data e temas definidos. Será dia 13 de maio e vai discutir o tema "Conjuntura econômica brasileira", com a participação de Samuel Pessoa (IE-FGV) e Luiz Gonzaga Belluzo (Unicamp). Erica Fraga (repórter especial da Folha) fará a mediação.

Os interessados em acompanhar os Diálogos Cebrap-Folha não precisam fazer inscrição prévia. Todos estão convidados.

 

Rua Morgado de Mateus, 615 - Vila Mariana - São Paulo/SP | CEP 04015-051 | (11) 5574 0399 / (11) 5574 5928 | cebrap.comunicacao@gmail.com