English Version Cebrap - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento

Últimas Notícias

30/05/2012

Elza Berquó abre comemoração dos 30 anos do Núcleo de Estudos de População da Unicamp

A curva de sobreviventes: Elza Berquó relembra a sua trajetória e fala sobre o nascimento do Nepo, núcleo criado por ela e que completa 30 anos este mês

Elza Berquó, pioneira da demografia no país, criadora do Núcleo de Estudos de População (Nepo) e integrante do grupo fundador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), foi a ilustre convidada para ministrar aula magna aos ingressantes do curso de pós-graduação em Demografia da Unicamp, que está comemorando 20 anos e mais de 80 demógrafos formados em 15 turmas de doutorado e 10 de mestrado. A professora discorreu sobre os “Cenários da fecundidade no Brasil”, na manhã de 10 de abril, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

Confira íntegra da matéria no site do Jornal da Unicamp

30/05/2012

Nepo comemora 30 anos, com a participação da demógrafa Elza Berquó

O Núcleo de Estudos de População (Nepo) realiza seminário em comemoração aos seus 30 anos. Evento acontece nos dias 30 e 31 de maio na Unicamp.

O evento, denominado “Reprodução das Gerações”, foi aberto nesta quarta-feira, dia 30, na Unicamp, e prossegue nesta quinta, 31, no Auditório do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc).

Na primeira mesa-redonda, a professora Estela Cunha, coordenadora do Nepo, aborda o tema “Fazendo histórias, construindo parcerias”.

O segundo dia será aberto pelas professoras Elza Berquó e Maria Coleta de Oliveira, que  participam da mesa-redonda “Reprodução das gerações no mundo”. Francois Héran, Joseph Potter, Jorge Rodriguez Vignolli e outros são professores convidados para o seminário de demografia.

A professora e demógrafa Elza Berquó foi a fundadora do Núcleo em 1982.  Leia sua entrevista a respeito da formação do Nepo no Jornal da Unicamp.

Confira programação completa do seminário no site do Nepo.

25/05/2012

Com apoio do Cebrap, Prefeitura e Itaú lançam programa de bicicletas compartilhadas em São Paulo

Levantamento criterioso foi necessário para indicar pontos de estação de bicicletas na cidade. Proposta é usar bicicletas em combinação com metrô, trens, ônibus e carros.

No programa lançado nesta quinta-feira, dia 24, pela Prefeitura de São Paulo e pelo Itaú para o uso compartilhado de bicicletas na cidade, o Cebrap teve um papel estratégico: sugerir com critérios técnicos apropriados quais seriam os pontos das estações.

Para dar início ao programa, foram instaladas seis estações na Vila Mariana e que comportam 10, 12 ou 14 bicicletas. Por telefone comum, celular ou smartphone, o usuário previamente cadastrado,  pode verificar a disponibilidade e liberar o uso de uma bicicleta. A ideia do programa é que as bicicletas sirvam como mais uma opção de deslocamento em São Paulo. A primeira meia hora é gratuita. Caso o usuário fique mais de 30 minutos com a bicicleta, paga R$ 5. O objetivo é dar preferência ao seu uso com meio de transporte, mais do que como lazer ou esporte.  Todo o programa foi pensado para ser uma opção de mobilidade, e “casado” com o metrô, trens urbanos, ônibus e carros.

A meta é ter 100 estações instaladas no primeiro ano com um total de mil bicicletas. E, nos próximos dois  anos instalar mais 200 estações. Escolher com cuidado onde elas estarão pode fazer toda a diferença para a viabilidade do programa.

Com uma expertise acumulada em projetos de mapeamento em diversas áreas, o Cebrap desenvolveu uma metodologia rigorosa para indicar as melhores opções de estações de bicicletas, um aspecto estratégico para viabilizar o sucesso do programa.

O uso de bicicletas compartilhadas – com ou sem aluguel – começou em grandes metrópoles da Europa e América do Norte e vem se espalhando por várias cidades do mundo. E está chegando também ao Brasil; primeiro no Rio de Janeiro e agora em São Paulo.

Mapeamento
 
“Parece simples, mas não é”, afirma Carlos Torres Freire, pesquisador do Cebrap há 10 anos, com trabalhos nas áreas de estudos urbanos e planejamento e coordenador do Mapa Ciclo Rotas 2011. “Escolher  pontos adequados para cada  estação de bicicleta é um dos aspectos que podem garantir  um bom funcionamento do sistema. Montamos uma equipe de pesquisadores familiarizados com questões de São Paulo e em mobilidade urbana que organizou e filtrou uma massa de dados georreferenciados sobre a cidade”, informa. “As informações georreferenciadas servem para a gente determinar os chamados polos geradores de fluxo, aquelas áreas em que há maior circulação de pessoas. Onde tem estação de metrô ou trem, corredores de ônibus, shopping, centros culturais, faculdades...”. “Após esse trabalho com os bancos de dados, pesquisadores foram a campo pedalando e conferindo todas as opções nos bairros indicadas para serem as primeiras a receber o projeto.”, completa.

Um dos primeiros critérios para mapear os atuais e futuros pontos foi a infraestrutura já existente de transporte público, em especial, a proximidade de estações de metrô e trens urbanos, além de terminais e corredores de ônibus. Outro aspecto importante avaliado foi a infraestrutura disponível para o ciclismo urbano: ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas sinalizadas. Por fim, também foi ponderada a proximidade de faculdades, cinemas, museus, bibliotecas e comércio, considerados polos geradores de fluxo de possíveis usuários. “Não são critérios simples”, afirma Carlos.

 “Pensamos na ‘intermodalidade de transportes’, um conceito que parece muito técnico, mas que basicamente significa fazer combinar os meios de transporte. O usuário pode, por exemplo, sair de casa a pé, retirar uma bicicleta em uma estação, deixá-la em outra e completar o percurso até o trabalho ou a escola de ônibus ou de metrô. Esse é um exemplo prático de intermodalidade”.
 
Novas demandas
 
Para Paula Montero, presidente do Cebrap, a capacidade de inovação dos jovens pesquisadores indica a italidade da instituição e sua  sintonia com novas demandas. “Talvez outros experimentassem resolver um problema que aparenta ser simples -– como pontos de estação de bicicleta – na base da tentativa e erro.  Nossa metodologia, que soube combinar análise de dados georreferenciados com pesquisa de campo, se revela eficiente para planejar mobilidade urbana em uma cidade complexa como São Paulo.”, avalia. “O Cebrap desenvolveu expertise em pesquisas de qualidade em problemas metropolitanos e, no princípio, ficamos até surpresos que ela se mostre viável e pertinente em um projeto dessa ordem.”, afirma. “E devemos muito também aos pesquisadores, que aliaram uma adesão incondicional ao projeto ao rigor técnico.”, acrescenta.
 

Escolha técnica

A área de abrangência desta primeira fase foi definida em diálogo com Itaú Unibanco, Sertell/Samba e Prefeitura de São Paulo. O critério técnico foi relevante para escolher a região da cidade a receber o início do programa: a proximidade com as linhas de metrô e com trens metropolitanos. Toda a grande região compreendida entre as linhas 3 (Azul)  e a 2 (Verde) do Metrô, de um lado, e a linha 9 (Esmeralda) da CPTM; a possibilidade de utilização do Parque Ibirapuera como caminho para o ciclismo urbano; e a presença de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas sinalizadas no perímetro escolhido.

A localização exata da estação é definida pela CET em diálogo com a Serttel, que faz a operação do sistema.

As bicicletas já estão disponíveis para serem compartilhadas. Cadastro prévio é necessário no site www.bikesampa.com.
 
A equipe do Cebrap responsável pelo projeto é formada por Carlos Torres Freire, Maria Carolina Vasconcelos Oliveira, Leandro Valverdes, com apoio de Daniel Labadia e Fernando Sciarra.
 
 
21/05/2012

Confira relação de mais de 500 pesquisadores do Cebrap em quatro décadas

Entre 1960 e 2012, centenas de pesquisadores, fellows, sócios e colaboradores trabalharam e realizaram estudos e pesquisas no Cebrap. (Lista não-integral)

Adalberto Moreira Cardoso
Ademar Sato
Adrian Gurza Lavalle
Adriana Capuano de Oliveira
Adriano Januário
Airton L. C. Seelaender
Alain Lipietz
Alberto Alonso Munhoz
Alessandro Octaviani
Alexandre Abdal
Alexandre Comin
Alexandre de Freitas Barbosa
Alexandre Morales
Aline Marina de Barros
Álvaro Augusto Comin
Álvaro de Oliveira
Amalia Suzana Kalckman
Amauri Bier
Amélia Cohn
Ana Carolina Alfinito Vieira
Ana Claudia Teixeira
Ana Cristina Braga Martes
Ana Júlia Colameo Penteado
Ana Lúcia B. Lucena
Ana Maria Goldani Altman
Ana Maria Pluciennick
Ana Paula Franklin
Ana Teberosky
Ana Yara Paulino Lopes
Anderson Kazuo Nakano
Andre Campos
André Campos
André Furtado
André Lara Resende
André Luís Soares
André R. Viana
André Tosi Furtado
Andrea Cornwall
Andréa Lutti Duarte
Andrea M. de Freitas
Andreza Davidian
Ângela M. Carneiro de Araújo
Angela Maria Alonso
Antônio Brunoro Neto
Antonio Candido de Melo e Souza
Antonio Flavio de Oliveira Pierucci
Antonio Ianni Segatto
Antonio Ignácio Angarita Da Silva
Antonio Kandir
Antônio Manuel Mendes
Antônio Sérgio C. Rocha
Anuradha Joshi
Arakcy Martins Rodrigues
Aramis Luís da Silva
Argelina M. Cheibub Figueiredo
Arilson Favareto
Arley Moreno
Arthur Shaker Fauzi Eid
Balthazar Barbosa Filho
Beatriz Cardoso
Beatriz Muniz de Souza
Bernard Appy
Bernardo Gourtier Macedo
Bernardo Sorj
Betty Mindlin
Bolivar Lamounier
Boris Fausto
Branislav Kontic
Bruno Nadai
Cacilda Asciutti
Candido Procópio Ferreira de Camargo
Carla Voros
Carlos Alberto Bello e Silva
Carlos Alberto Marques Novaes
Carlos Eduardo Batalha da Silva e Costa
Carlos Eduardo Fernandes da Silveira
Carlos Eduardo Torres Freire
Carlos Estevam Martins
Carlos Eugênio de Carvalho Ferreira
Carlos Maurício Sakata Mirandola
Carlos Novaes
Carlos Ricardo da Silva
Carlos Roberto M. de Andrade
Carmen Graziani Miyake
Carmen Junqueira
Carmen S. Fullin
Carmen Sylvia Junqueira
Carolina Cutrupi Ferreira
Cátia Aída Pereira da Silva
Célia Sakurai
Celina R. Duarte
Celso Lafer
César Concone
Cheywa R. Spindel
Cibele Maria Rocha de Almeida
Cinésia Maria Costa dos Santos
Ciro Biderman
Clara Levin Ant
Cláudia Moraes
Clodomiro José Bannwart Júnior
Conrado Hübner
Cristian Andrei
Cristiane Carvalho Pacheco
Cristina Helena P. de Mello
Daise Apparecida Oliveira
Daniel de Lucca
Daniel Tourinho Peres
Daniela M. Prates
Danielle Ardaillon
Danilo Buscatto Medeiros
Danilo Martins França
Danilo Torine
Danny Iseste S. Comes da Cruz
Debora Ferreira
Demétrio Gaspari Cirne de Toledo
Denilson Luís Werle
Denise Cristina Vitale Ramos Mendes
Diana Reiko Oya Sawyer
Diogo Rosenthal Coutinho
Dora Feiguin
Edelberto Torres Rivas
Edna T. Ogata
Edson Nunes
Eduardo Cesar Leão Marques
Eduardo Fagnani
Eduardo Kugelmas
Eduardo Modena Lacerda
Elaini Cristina Gonzaga da Silva
Elça Zaidler
Eliane Sebeika Rapchan
Elizabeth Jelin
Elizabeth Machado de Oliveira
Elson Luciano Silva Pires
Elza Salvatori Berquó
Emerson Ribeiro Fabiani
Emília Perez
Emir Sader
Erney Plessman de Camargo
Esdras Borges Costa
Esther Império Hamburger
Eugênio Diniz
Eugênio P. Diniz Costa
Eunice Pinho de Castro Silva
Eunice Ribeiro Durham
Evandro Silva
Evorah Lusci Costa Cardoso
Fábio Antônio Munhoz
Fabio Cardoso Keinert
Fabio Florence de Barros
Fabio Mallart
Fábio Wanderley Reis
Fabíola Fanti
Fátima Oliveira
Felícia Madeira
Felipe Gonçalves Silva
Felipe M. Holanda
Felipe Szabzon
Fernanda Peixoto Massi
Fernando Arruda Sampaio
Fernando C. J. de Araújo Moreira
Fernando Costa Mattos
Fernando de Magalhães Papaterra Limongi
Fernando Henrique Cardoso
Fernando Henrique Guarnieri
Fernando Monteiro Rugitsky
Fernando Novais
Fernando Valentim
Flavia Luciane Consoni
Flavia Portella Püschel
Flávio Mesquita Saraiva
Francisco Corrêa Weffort
Francisco de Oliveira
Francisco Paulo Cipolla
Frederico Mathias Mazzucchelli
Frederico Menino
Gabriel Bollafi
Gabriel Feltran
Gabriel Muniz Queiroz
George Avelino Filho
Geraldo Miniuci F. Júnior
Geraldo Muller
Gesner de Oliveira Filho
Gil Cardoso Natureza
Gilberto Bercovici
Giorgio Paleari
Gisela Maria Nunes Martins
Glauco Arbix
Graziela Castello
Guilherme Rodrigues da Silva
Guillermo O'Donnel †
Gustavo Biral
Haroldo Torres
Harry Makler
Hélcio Tokeshi
Helena Hirata
Helena Maria Sant'Ana Sampaio
Helena Sampaio
Hélio Francisco Corrêa Lino
Henri-Philippe Reischtul
Inara Luiza Marim
Ingrid Sarti
Ismail Xavier
Ivaldo Olimpio da Silva
Jair Licio Ferreira Santos
James Holston
Jean Paul Cabral Veiga da Rocha
Jeanne Bisilliat-Gardet
João Bosco Leite de Santos Jr.
João Carlos Duarte
João Carlos Petrini
João Helion Costa Vargas
João Yunes †
Joaquim Eloi Cirne de Toledo Jr.
Joaquim Toledo Jr.
John Harris
John Manuel Monteiro
John Sydenstricker-Neto
Jonas Medeiros
Jonas Tomazi Bicev
Jorge Adriano Lubenow
Jorge Eduardo Mattoso
José A. Magno de Carvalho
José Alvaro Moisés
José Arthur Giannotti
José Celso Pereira Cardoso
José Gregori
José Jorge Seligmann Silva
José Nun
José Reginaldo Prandi
José Roberto Mendonça de Barros
José Roberto Viana de Camargo
José Rodrigo Rodriguez
José Serra
José Szwako
Josildeth Gomes Consorte
Juan Carlos Rey
Juarez Rubens Brandão Lopes †
Júlia Moretto Amâncio
Juliana Benedetti
Julieda P. Pereira
Júlio César Casarin Silva
Julio Cotler
Karin De Russi
Karla Krepsky
Lara Andréa Crivelaro
Lara Mesquita
Laura Lucia Vieira Ceneviva
Laura Moutinho
Laura Trajber Waisbich
Léa Rodrigues
Leandro Piquet
Leila Maria Blass
Leila Tendrih Freitas Almeida
Lenir José
Lenita Turchi
Leonardo Gomes de Mello e Silva
Leôncio Martins Rodrigues Neto
Leonel Cesarino Pessôa
Leonel Godoy Pessoa
Lídia Goldeinstein
Lígia Varanda Beira
Lilia Montalli R. de Lima
Liliam Pereira de Lima
Liliane Benetti
Lírio Eloy Irber
Lizandra Serafim
Lucia Bogus
Luciana Silva Reis
Luciano F. Gatti
Lucila Scavone
Lucilia Siqueira
Lucio Felix Frederico Kowarick
Luís Carlos Garcia Magalhães
Luís Eduardo A. de Assis
Luiz Alexandre Dias do Carmo
Luiz Antonio de Castro Santos
Luiz Augusto Biazzi
Luiz Aureliano G. de Andrade
Luiz Carlos Bresser Pereira
Luiz Carlos Costa
Luiz Felipe de Alencastro
Luiz Fernando Lopes
Luiz Gonzáles
Luiz Henrique dos Santos
Luiz Jorge Werneck Vianna
Luiz Sérgio Repa
Luiz Suzigan
Mabel Bianco
Magda Isabel Nascimento
Maíra Rocha Machado
Maira Rodrigues
Manoel Tosta Berlinck
Marcelo Cesar Gouvêa
Marcelo Francisco Dias
Marcelo R. Allain
Márcia Abujamra
Márcia de Paula Leite
Márcia Flaire Pedroza
Márcia Lima
Márcia Maria Cabreira
Márcia Stricagnolo
Márcio Alves da Fonseca
Marcio R. Merguizo
Marco Antônio Macedo Cintra
Marcos César Alvarez
Marcos da Silva
Marcos Nobre
Marcos Quiroga Barreto
Marcos Severino Nobre
Margareth Arilha
Margareth Izumi Watanabe
Maria Andréa Loyola
Maria Andréa Rios Loyola
Maria Aparecida da Silva
Maria Aparecida Luchese
Maria Bethânia M. Ávila
Maria Carolina da Silva Leme
Maria Carolina Vasconcelos Oliveira
Maria Cecília Nóbrega de Almeida
Maria Célia Paoli
Maria Coleta F. Albino de Oliveira
Maria Cristina Guarnieri
Maria Cristina Pompa
Maria da Conceição Quinteiro
Maria D'Alva Gil Kinzo
Maria Dirce Gomes Pinho
Maria do Carmo Azevedo Dória
Maria Encarnación Moya Recio
Maria Filomena Gregori
Maria Flora Gonçalves Ohtake
Maria Graciela González de Morell
Maria Helena Guimarães de Castro
Maria Heligonda Novaes
Maria Hermínia Tavares de Almeida
Maria I. Xavier
Maria Isabel Baltar da Rocha Rodrigues
Maria José Araújo
Maria José Rosado Nunes
Maria Judith de Brito Muszynski
Maria Lucila Milanesi
Maria Nazareth Ferreira
Maria Paula Ferreira
Maria Regina Barbosa
Maria Stella Ferreira Levy
Maria Teresa Citelli
Maria Teresa Sales de Melo Suarez
Maria Victoria Macedo
Mariana Giorgetti Valente
Mariana Mota Prado
Mariana Teixeira
Marilda L. da Silva Guedes
Marilena Cordeiro
Marina Albuquerque Mendes da Silva
Marina Ferreira Rea
Marina Ganzarolli
Marina Ruiz de Mattos
Marina Zanatta Ganzarolli
Mario Gomes Shapiro
Marleida T Borges
Marta Arretche
Marta Assumpção Rodrigues
Marta Grostein
Marta Rodrigues de Assis Machado
Marta Rovery de Souza
Mary Célia Guirado
Mauricio Amazonas
Maurício Cardoso Keinert
Maurício Fiore
Maurício Font
Mauricio Segall
Maurício Yoshida Izumi
Mauro Victoria Soares
Melanie Berezovsky
Melanie Farkas
Melvina Araújo
Micaela Krumholz
Michelle Ratton Sanchez
Milene Chavez
Miriam Dolhnikoff
Mirna Ayres Issa Gonçalves
Monica Baer
Mônica Cravo
Mônica Landi
Monika Dowbor
Monique Hulshof
Murillo Marschner Alves de Brito
Nadya Araujo Guimarães
Natália Salgado Bueno
Natasha Schmitt Caccia Salinas
Nathalie Bressiani
Neide Patarra
Nelson da Rocha Augusto
Niuvenius de Paoli
Octávio Ianni
Omar Ribeiro Thomaz
Onildo de Brito Cantalice
Oriowaldo Queda
Orlando Sampaio Silva
Orlando Villas Boas Filho
Osmany Porto de Oliveira
Osvaldo Godói
Oswaldo Herbster De Gusmão
Otacílio Fernando Nunes Júnior
Otávio Augusto Castro Freitas
Pablo Rieznik
Paolo Ricci
Paul Israel Singer
Paula Fernanda Alves da Cunha Gorzoni
Paula Montero
Paulo Alves Pinto
Paulo Faria
Paulo Henrique da Silva
Paulo Henrique Martinez
Paulo Nogueira Bafile
Paulo Sandroni
Paulo Todescan Lessa Mattos
Paulo Vieira da Cunha
Pedro Calil Padis
Pedro Luiz Barros Silva
Pedro Neiva
Pedro Paulo Poppovic
Pedro Puntoni
Pedro R de Barros Silva
Peter Greiner
Peter Houtzager
Plínio de Arruda Sampaio
Plínio de Arruda Sampaio Júnior
Plínio Monteiro Soares
Plínio Silva Telles
Plinio Soares de Arruda Sampaio Jr
Priscila Spécie
Rafael Freitas dos Santos
Rafael Oliva Augusto
Raimundo Bonfim
Ralph Hakkert
Raphael Cezar da Silva Neves
Raquel Souzas
Raquel Weiss
Rebeca de Souza e Silva
Regina Barbosa
Regina Campos B. Devescovi
Regina Faria
Regina Maria Prosperi Meyer
Regina Rocha
Regis Stephan de Castro Andrade
Renarde Freire Nobre
Renata Gonçalves
Renata Mirandola Bichir
Renata Raffaelli Nascimento
Renée Castelo Branco Germano
Ricardo Crissiuma
Ricardo Mariano
Ricardo Ribeiro Terra
Ricardo Terra
Robert Wilson
Roberto Catelli Junior
Roberto da Silva Queiroz
Roberto Gambini
Roberto Schwarz
Roberto Y. Lui
Rodrigo Naves
Rogério César de Souza
Roland Veras Saldanha Júnior
Rolando Lazarte
Rolf Traeger
Ronaldo Porto Macedo Júnior
Ronaldo Rômulo Machado de Almeida
Rosa Cukier
Rosa Maria Coutrin
Rosa R. Krausz
Rosalba Almeida Moledo
Rosana Elisa Catelli
Rosana Gregori
Roseli A. Martins Coelho
Rubens Murillo Marques
Rubens Sardemberg
Rui de Britto Álvares Affonso
Rúrion Soares Melo
Ruth Corrêa Leite Cardoso †
Samuel Lichtensztejn
Samuel Moura Santos
Samuel Rodrigues Barbosa
Samuel Valenzuela
Sandra Bittar
Sandra Cristina Gomes
Sandra Garcia
Sara Sorrentino
Sebastião Marquito do Nascimento
Sebastião Velasco e Cruz
Sérgio Amad
Sérgio Antônio Nigro
Sérgio Costa
Sérgio Fausto
Sérgio Goldbaum
Sérgio Luiz Tomioka
Sérgio Vial
Sérgio Wechler
Shiguenoli Miyamoto
Silvana E. B. Polatto
Silvia Andrade Stanisci
Silvia de Castro Arruda
Silvia Ingrid Lang
Silvio Kaloustian
Simone Barbanti
Simone de Castro Tavares Coelho
Simone Diniz
Solange de Deus Simões
Solange Padilha
Soledad Loaeza
Sonia Maria Ribeiro Moreira
Taise Aparecida
Tamas Szmrecsányi
Tânia Di Giacomo Lago
Teresa Caldeira
Teresa Pires do Rio Caldeira
Teresa Sales
Teresa Setsuko Toma
Tereza Marta Pacheco e Chaves
Terezita Barbieri
Thais Pavez
Thiago M. Cortez
Tito R. A. Cavalcanti
Tomás Málaga
Tracy Ann Breneman
Valéria Sanches
Vânia Santana
Vera Cristina de Souza
Vera Schattan Pereira Coelho
Verônica M. de Mello
Victor Callil
Vilmar Evangelista Faria
Vilmar Faria †
Vinícius Caldeira Brant
Vinícius de Figueiredo
Vinicius Marques de Carvalho
Virgílio Affonso da Silva
Waldomiro Pecht
Walter Barelli
Walter Belik
Wanda Caldeira Brant
Wanderley José Borges
Wilma Keller
Wilton O. Bussab
Yumi Kawamura Gonçalves
21/05/2012

Conheça os parceiros e financiadores do Cebrap em quatro décadas

São quase duas centenas de parceiros qualificados, players relevantes no cenário brasileiro ou global e que fazem parte de nossa história e de nosso presente (*). E que viabilizaram mais de 500 pesquisas e assessorias nestes 43 anos.

Confira neste site a matéria de 43 anos da instituição.

 
ABDI – Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial
 
Abep – Associação Brasileira de Estudos Populacionais
 
ABRIL S/A - Cultural e Industrial
 
Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional
 
Apex
 
Banespa
 
British Embassy
 
Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
 
Banco Mundial
 
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico
 
Cebemo - Centrale Bemiddeling bij Medefinanciering Ontuikkelingsprogramma's
 
Cedec - Centro de Estudos de Cultura Contemporânea
 
Cedes - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
 
Centro Latinoamerica de Demografia (CELADE)
 
Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Secretaria de Estado da Educação)
 
CEPAL - Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe
 
Centre d'Êtudes Prospectives d'Economie Mathématique Appliquée à la Planification (CEPREMAP)
 
CESCEM – Centro de Seleção de candidatos às Escolas Médicas 
 
CIESAS - Centro de Investigación y Estudios Superiores en Antropología Social
 
CJP - Comissão de Justiça e Paz
 
Clacso - Conselho Latino-americano de Ciências Sociais 
 
Clade - Centro Latinoamericano para el análisis de la democracia
 
CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
 
Consórcio do Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (CODIVAP)
 
Conselho de Desenvolvimento do Recôncavo (CONDER)
 
Central Única dos Trabalhadores – CUT 
 
Dag Hammarskjold Foundation
 
DDC - Deliberative Democratic Consortium
 
DRC – Center for the Future of the State/IDS
 
Eciel  -Programa de Estudos Conjuntos sobre Integração Economica da America Latina 
 
Emplasa - Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A
 
Empresa Metropolitana de Urbanização da Prefeitura de São Paulo (Emurb)
 
Editora Vozes
 
Fundação Alexandre de Gusmão
 
Fapesp- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
 
Fundación Bariloche
 
Fundação Carlos Chagas
 
Fundação Cândido Mendes
 
Fundação para o Desenvolvimento da Educação
 
Fundação Ford
 
Fundação Getúlio Vargas
 
Finep - Financiadora de Estudos e Projetos / Ministério de Ciência e Tecnologia 
 
Fipad - Fondation Internationale por um Autre Développement
 
Fundação Konrad Adenauer
 
FLACSO - Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais
 
Fundação MacArthur
 
Fundação Memorial da América Latina
 
Fundo Nacional de Saúde
 
FNUAP – Fundo de População das Nações Unidas
 
Federação de Obras Sociais
 
Fundação Paulista de Promoção Sociais do Menor
 
Fulbright Foundation 
 
Funap - Fundação Estadual de Amparo ao Trabalhador Preso
 
Fundap - Fundação do Desenvolvimento Administrativo
 
Fundação Volkswagen
 
Fundação SEADE / Geade 
 
GEGRAN - Grupo Executivo da Grande São Paulo 
 
Groupe de Recherches Sociologigues - CNRS
 
Hidrobrasileira S/A
 
Inter-American Foundation
 
Ibac - Instituto Brasileiro de Arte e Cultura
 
IDESC - Instituto para o Desenvolvimento Sustentável do Vale do Ribeira
 
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
 
Investimentos Brasileiros S/A (Ibrasa)
 
IDRC - International Development Research Center
 
IDS – Institute of Development Studies (Universidade de Sussex)
 
ILDES - Instituto Latino-Americano de Desenvolvimento Econômico e Social 
 
Instituto Latinoamericano de Estudios Transnacionales (ILET)
 
ILO (International Labour Organization)
 
ILPES - Instituto Latino-americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social
 
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo
 
Inan - Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição
 
Instituto para la Integracion de America Latina (Intal/BID)
 
INTEGRAÇÃO - Desenvolvimento Empresarial e de Mercados Ltda
 
INTERCONSULT Consultoria e Projetos Ltda
 
IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
 
Instituto de Saúde de São Paulo
 
IUPERJ - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro
 
International Women's Health Coallition
 
MacArthur Foundation
 
Ministério da Cooperação para o Desenvolvimento do Governo Holandês
 
MCT - Ministério de Ciência e Tecnologia 
 
Ministério da Cultura
 
Ministério da Indústria e Comércio
 
Ministério da Justiça
 
Ministério das Relações Exteriores
 
Ministério da Saúde
 
Ministério da Saúde (Programa Nacional de DST/Aids)
 
Ministério da Saúde/Finep
 
Novib - Netherlands Organisation for International Assistance (Novib)
 
North-South Center (Universidade de Miami)
 
National Science Foundation
 
Observatório de Inovação e Competitividade - USP
 
OECD - Interfutures
 
OIT – Organização Internacional do Trabalho
 
OMS - Organização Mundial da Saúde
 
Organização Pan - Americana da Saúde
 
OPS - Organização Panamericana da Saúde 
 
Orstom - Institut de recherche pour le développement (IRD) 
 
PAEDI - Pesquisa sobre Atitudes Empresariais para Desenvolvimento e Inovação
 
The Population Council
 
PISPAL - Programa de Investigaciones Sociales sobre Población en América Latina Prefeitura do Município de Embu
 
Prefeitura do Município de Guarulhos, São Paulo
 
Prefeitura do Município de Mauá, São Paulo 
 
Programa Metropolitano de Saúde (Secretaria de Estado da Saúde)
 
Prefeitura do Município de São Paulo
 
Prefeitura do Município de São Paulo (Secretaria de Bem-Estar Social)
 
Prefeitura do Município de São Paulo (Secretaria do Planejamento)
 
Prefeitura do Município de São Paulo (Secretaria de Transportes)
 
PNPE - Programa Nacional de Pesquisa Econômica / IPEA
 
PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
 
Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp)
 
PUC/RJ – Pontifícia da Universidade Católica do Rio de Janeiro
 
RIAL - Programa Latinoamericano de Relaciones Internacionales (Cepal)
 
Rimisp – Centro Latinoamericano para el Desarrollo Rural
 
Sarec - Department for Research Cooperation da Swedish International Development Cooperation Agency (SIDA)
 
Secretaria Municipal da Assistencia Social (SAS/PMSP)
 
Sociedade Brasileira de Financiamento
 
Sociedade Brasileira de Física
 
Sociedade Brasileira de Instrução 
 
Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo
 
Seade - Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados de São Paulo
 
Serviço Brasileiro de Apoio às pequenas Empresas (Sebrae)
 
Secretaria do estado da Educação do Governo do Estado de São Paulo
 
Secretaria de Modernização e Reforma Administrativa (Semor)
 
Secretaria de Estado dos Negócios de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo
 
Secretaria de Planejamento do Estado de São Paulo
 
Secretaria de Estado de Relações do Trabalho de São Paulo
 
Secretaria de Estado do Governo de São Paulo
 
Serviço Federal de Habitação e Urbanismo
 
SIC - Secretaria da Indústria e Comércio do Governo do Estado do Ceará 
 
Secretaria da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo
 
Sine - Sistema Nacional de Emprego
 
SKHEMA - Assessoria em Planejamento Ltda
 
Secretaria Municipal de Barcelona
 
Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo
 
Sociedade Financeira Nacional S/A (Sofinal)
 
Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Presidência da República
 
Secretaria do Planejamento do Estado de São Paulo
 
Secretaria de Planejamento e Tecnologia do Estado da Bahia
 
SSRC - Social Science Research Council
 
Sudelpa - Superintendência do Desenvolvimento do Litoral Paulista
 
Sudene - Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
 
The Andrew W. Mellon Foundation
 
The British Council
 
Telecomunicações de São Paulo S/A
 
The Helen Kellogg Institute for International Studies
 
Transnational Institute (Washington)
 
Tokyo Institute of Developing Economies
 
Tribunal da Justiça de São Paulo
 
The Rockefeller Foundation
 
The United Nations University
 
The William and Flora Hewlett Foundation
 
Universidade de Bremen, Alemanha
 
Universidade Federal da Bahia
 
Université de Nanterre, França
 
Unesco 
 
UNFPA - United Nations Fund for Population Activities
 
Unicamp - Universidade de Campinas
 
United Nations Children's Fund (Unicef)
 
United Nations Industrial Development Organization (Unido)
 
Universidade de Princeton
 
University of Leipzig, Alemanha
 
UNRISD United Nations Research Institute for Social Development 
 
UNU - United Nations University
 
World Council of Churches
 
William and Flora Hewlett Foundation
 
(*)  Lista não-integral
18/05/2012

Editor analisa trajetória e repercussão da Revista Novos Estudos em entrevista à Folha de S. Paulo

Revistas literárias: Novos Estudos Cebrap, três décadas de ensaios em humanidades 11/05/12 Por Josélia Aguiar, editora do blog Livros Etc.

Do site da Folha:

Novos Estudos Cebrap, embora também publique ensaios, não é bem revista literária, como as outras de que tratamos aqui — a serrote, vá por aqui, Rascunho, por aqui, e Coyote, por aqui. Os textos têm mais a forma de artigo acadêmico, o paper, que a de ensaio literário; não tratam especificamente de literatura, mas também podem tratar.

Uma das revistas-referência hoje no Brasil na área de humanidades, a Novos Estudos Cebrap tem uma história de mais de três décadas. Foi criada em 1981 pelo Cebrap, importante think tank da América do Sul e Central, sediado em São Paulo –vá por aqui para chegar até o site. Como escreveu à época o crítico literário Roberto Schwarz no primeiro editorial, a situação era “péssima, excelente para fazer uma revista”. A frase é lembrada por Joaquim Toledo Jr., atual editor, que nos conta de edições de grande repercussão, apesar dos números pouco expressivos de tiragem ou assinantes. Note, leitor: tiragem, ou audiência, nem sempre significa influência, e vice-versa.

Íntegra no site da Folha

09/05/2012

Política, corrupção e mercado foram os temas de Giannotti no programa Roda Viva

Entrevista será reexibida na quinta-feira, às 00h30 (madrugada de quarta para quinta) e sua íntegra está também disponível no site da TV Cultura.

Do site da TV Cultura:

"O grande problema é como vamos controlar o mercado."

O filósofo José Arthur Giannotti falou sobre o Brasil de hoje no Roda Viva.

Filósofo e professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (Universidade de São Paulo), José Arthur Giannotti foi o centro do Roda Viva de segunda-feira (7/5). Além de filosofia, o professor Giannotti, que é pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), também falou sobre política e corrupção, fazendo uma leitura do Brasil de hoje.

“Nós temos uma sociedade de sociólogos fechados”, é assim que define os pensadores de hoje. Para Giannotti, a se a filosofia não for algo mais do que o remoer dos textos ela não chega a entrar para debate mundial. Mas ele ressalta que há grandes pensadores na atualidade, dentre eles jornalistas que falam como filósofos.

Mas difícil mesmo é saber traduzir um filósofo. Eles existem e sempre existiram. Cada um com suas palavras e pensamentos. “Há um grande engano, quando se lê René Descartes pensa-se que se entendeu e não entendeu-se nada”. Segundo Giannotti, “todos os filósofos estão certos, todos estão errados. Eles dizem o mesmo de uma forma diferente”.

O professor também falou sobre os sistemas de cotas raciais nas universidades: “Sou inteiramente favorável. Existe uma dívida com a população negra que precisamos resgatar. Se fizermos uma quantidade de cotas para escolas públicas, teremos uma quantidade grande de negro sem classifica-los como negros. Acho que podemos também tentar outras soluções, outros tipos de cotas”. Ele ainda ressalta: “daqui a pouco vão ter também cotas para os descriminados se sexualmente”.

Segundo o filósofo, o bom estadista é aquele que perde a alma pelo Estado. Ele também deixa explicita a sua insatisfação com o sistema Judiciário de hoje. “Eu não aguento mais ver sessões do Supremo em que juízes dão parecer de duas horas e pouco e os colegas também dão o parecer no de mais de duas horas, ou seja, virou espetáculo e dizem que estão fazendo justiça”.

Para o professor, o mercado é predador e o maior desafio do país é saber controla-lo. “O grande problema é como vamos controlar o mercado. As tentativas dos últimos anos foram desastrosas. Isso é controlado pela política”.

Sobre a corrupção: “o país pode entrar em decadência por décadas. Não adianta mais o grito generalizado contra a corrupção”. Para Giannotti, neste caso vale o ditado: ‘Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura’.

Apresentado pelo jornalista Mario Sergio Conti, o Roda Viva contou, para esta edição, com uma bancada formada por: Laura Greenhalgh (editora executiva do jornal O Estado de S. Paulo e coordenadora dos cadernos Aliás, Sabático, e Caderno 2); Marcos Flamínio Peres (diretor de redação da revista Cult); Luciano Codato (professor do departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp); Márcio Sattin (professor de Estética na Escola da Cidade); Angela Alonso (professora do departamento de Sociologia da USP e pesquisadora sênior do Cebrap).

 

A íntegra do programa pode ser assistida no site da TV Cultura.

04/05/2012

Prof. Giannotti é o entrevistado do Roda Viva nesta segunda, dia 7 de maio

Pela segunda vez, o professor José Arthur Giannotti, um dos fundadores do Cebrap, é entrevistado pelo programa da TV Cultura.

O programa Roda Viva entrevista nesta segunda-feira, às 22 horas, José Arthur Giannotti, doutor em Filosofia pela FFLCH-USP. Giannotti foi um dos fundadores do Cebrap, presidente nos períodos 1984-90 e 1995-2001 e também coordenador da Área de Filosofia e Política e do Programa de Formação de Quadros Profissionais da entidade.

O programa será reprisado na quinta, dia 10, às 00h30 (madrugada de quarta para quinta).

A profa. Angela Alonso será uma das debatedoras na entrevista.

Os trabalhos do prof. Giannotti podem ser encontrados em sua página como pesquisador no site do Cebrap, na Biblioteca Virtual do mesmo site e também na Revista Novos Estudos.

A íntegra da entrevista que Giannotti concedeu ao programa em 1996 pode ser vista no site Memória do Roda Viva.

03/05/2012

Sai nova edição da Revista Novos Estudos

A nova edição da Revista Novos Estudos, n. 92, já foi lançada.

Confira os destaques:

Dossiê Crise Global analisa as crises do capitalismo e o mal estar no pós-neoliberalismo. Por Wolfgang Streeck, Jamie Peck, Nik Theodore, Neil Brenner, Isidro López e Emmanuel Rodríguez;

Boris Fausto faz a crítica ao artigo de Perry Anderson sobre o Brasil de Lula (publicado no número anterior da revista) ;

A obra e vida de Guillermo O'Donnel, por Adam Przeworski e Fábio Wanderely Reis e de Gérard Lebrum, por José Arthur Giannotti;

O lugar do Estado na questão de drogas, por Maurício Fiore;

Participação e controles democráticos no Brasil e México, por Adrian G. Lavalle e Ernesto Isunza Vera.

Mais informações no site: http://novosestudos.uol.com.br/

Rua Morgado de Mateus, 615 - Vila Mariana - São Paulo/SP | CEP 04015-051 | (11) 5574 0399 / (11) 5574 5928 | cebrap.comunicacao@gmail.com