English Version Cebrap - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento

Últimas Notícias

30/05/2016

Revista Novos Estudos e Biblioteca Virtual do Cebrap destacam primeira pesquisa realizada pela instituição

A última edição da revista Novos Estudos – disponível para visualização aqui – destacou, em parceria com a Biblioteca Virtual do Cebrap, a primeira pesquisa desenvolvida pelo Cebrap, entre os anos de 1976 e 1979. Divida em oito volumes, todos disponíveis na Bilbioteca Virtual, a Pesquisa Nacional sobre Reprodução Humana (PNRH) foi conduzida por nomes ilustres das ciências sociais brasileiras, como Cândido Procópio Ferreira de Camargo, Fernando Henrique Cardoso, Juarez Rubens Brandão Lopes, Lenir José, Maria Andréa Rios Loyola, Neide Patarra, Octavio Ianni, Bolívar Lamounier, Maria Teresa Sales de Melo Suarez, Vilmar Faria e Vinícius Caldeira Brant.

No artigo destacado na revista Novos Estudos, Maria Conceição Quinteiro, que foi coordenadora de campo do PNRH, relata os bastidores da pesquisa, compartilhando os anseios, dificuldades e conquistas da pesquisa de campo no Brasil do final da década de 70.

27/05/2016

Pesquisadora Euzeneia Carlos lança livro sobre movimentos sociais nesta quarta

A pesquisadora do Cebrap Euzeneia Carlos lança nesta quarta-feira, 1/6, o livro “Movimentos sociais e instituições participativas: efeitos do engajamento institucional no contexto pós-transição”. O evento de lançamento, que começa às 19h, será realizado no foyer do Auditório Manoel Vereza, localizado no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), da UFES, Campus Goiabeiras, Vitória (ES).

 

 

23/05/2016

Seminário Internacional sobre Difusão de Políticas

Um grupo de professores e estudantes estiveram reunidos no Cebrap para discutir sobre o tema da “difusão de políticas públicas”. Pesquisadores de diferentes regiões das Américas (Chile, Colômbia, Estados Unidos e Canadá) e da Europa (França e Inglaterra) se concentraram, com colegas brasileiros, durante três dias (de 09-11 de maio), para apresentar seus trabalhos, pensar em projetos de colaboração e publicações conjuntas. Temas como as políticas urbanas, mobilizações sociais, programas de transferência de renda condicionada, participação cidadã, transparência no governo, entre outros foram discutidos no evento.

A percepção do Brasil e da América Latina como novos espaços de produção e “exportação” de políticas sociais foi um consenso entre os participantes, que enfatizaram a necessidade de pensar esta questão teórica e empiricamente. O seminário propiciou um rico debate intelectual, mostrando o rigor e a inovação nas pesquisas sobre políticas públicas. Estes são ingredientes necessários para o trabalho em equipe e a formação de parceiras internacionais.

Confiram as imagens e outros materiais do seminário no site do evento.

20/05/2016

Divulgação de vencedor da licitação 010/2016

Declaro a empresa Silvia Carla Miranda Ferreira - MEI, CNPJ 19.644.098/0001-48 como vencedora da Cotação Prévia de Preços Nº 010/2016, com divulgação eletrônica via Portal dos Convênios SICONV, convênio Nº 802501/2014-SPM/PR para a Prestação de Coordenação do Seminário “Gênero e Trabalho no Brasil e na França. Perspectivas Interdisciplinares”, promoção do Projeto: “Trabalho, Cuidado e Políticas Sociais: Brasil-França em Debate” conforme plano de trabalho aprovado no Siconv, firmado entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM/PR e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP.

São Paulo, 20 de maio de 2016.

JOYCE GAVIOLLI
P/ Comissão de Licitação
Convênio Nº 802501/2014-SPM/PR

17/05/2016

Divulgação de vencedor da licitação 009/2016

Declaro a empresa Maria Angela Ferraro de Souza - MEI, CNPJ 24.654.166/0001-90 como vencedora da Cotação Prévia de Preços No 009/2016 com divulgação eletrônica via Portal dos Convênios SICONV, convênio No 802501/2014-SPM/PR para a Prestação de Suporte Operacional Secretaria Executiva do Projeto: “Trabalho, Cuidado e Políticas Sociais: Brasil-França em Debate” conforme plano de trabalho aprovado no Siconv, firmado entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM/PR e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP.

São Paulo, 17 de maio de 2016.

JOYCE GAVIOLLI
P/ Comissão de Licitação

09/05/2016

Nadya Araujo Guimarães toma posse na Academia Brasileira de Ciências

Durante a Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências, realizada na última semana, a pesquisadora do Cebrap Nadya Araujo Guimarães foi empossada como membro titular da entidade.

Os membros titulares da Academia Brasileira de Ciências são cientistas radicados no Brasil há mais de dez anos, com destacada atuação científica.

Confira abaixo a lista completa dos novos membros da entidade:

Ciências Matemáticas: Pavel Zalesski (UnB), João Marcos Bezerra do Ó (UFPB);

Ciências Físicas: Anderson Stevens Leonidas Gomes (UFPE), Douglas Soares Galvão – Unicamp, Yan Levin (UFRGS);

Ciências Químicas: Ernesto Rafael Gonzalez (USP), Hugo Alejandro Gallardo Olmedo (UFSC), Joaquim de Araújo Nóbrega (UFSCar), Sidney José Lima Ribeiro (Unesp);

Ciências da Terra: Tercio Ambrizzi (USP);

Ciências Biológicas: Maria Rita dos Santos e Passos Bueno (USP), Angela Terezinha de Souza Wyse (UFRGS);

Ciências Biomédicas: Jeffrey Jon Shaw (USP), Patricia Rieken Macêdo Rocco (UFRJ);

Ciências da Saúde: Bruce Bartholow Duncan (UFRGS);

Ciências Agrárias: Rogerio Margis (UFRGS), Vasco Ariston de Carvalho Azevedo (UFMG);

Ciências da Engenharia: Luiz Pereira Calôba (UFRJ), Valder Steffen Junior (UFU);

Ciências Sociais: Marilda Antonia de Oliveira Sotomayor (USP), Nadya Araujo Guimarães (CEBRAP/USP).

 

04/05/2016

Pesquisador Osmany Porto de Oliveira lança livro nesta segunda-feira

O pesquisador do Cebrap Osmany Porto de Oliveira lança nesta segunda-feira, 9/5, a partir das 18h30, na Livraria da Vila (Alameda Lorena, 1731 - São Paulo), o livro Embaixadores da Participação: a difusão internacional do orçamento participativo. Todos estão convidados. Confira detalhes do evento no convite abaixo:

 

02/05/2016

Opinião Cebrap: Nota em apoio a FAPESP


Foi com preocupação que o Cebrap tomou conhecimento das recentes declarações do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, em que a Fapesp é descrita como “desconectada da realidade” por financiar “projetos acadêmicos sem nenhuma relevância”.

O Cebrap, sede de um Cepid (Centro de Excelência de Pesquisa, Inovação e Difusão), de projetos temáticos, auxílios a pesquisa e de pos-doutorandos, apoiados pela Fapesp, testemunha e reconhece a seriedade e a excelência da Fapesp tanto na avaliação de projetos quanto na gestão dos recursos públicos, qualidades que lhe garantem o prestígio de que goza nacional e internacionalmente.

Graças ao apoio reiterado desta e de outras instituições que reconhecem a importância da pesquisa científica em ciências humanas, o Cebrap caminha para a celebração, em 2019, de cinquenta anos de atividades ininterruptas.

O Cebrap endossa o conteúdo da nota divulgada pela Fapesp no dia 28 de abril, na certeza de que instituição continuará contribuindo para “o desenvolvimento socioeconômico do Estado de São Paulo e do Brasil”, bem como para “tornar as pessoas e as sociedades mais sábias e, assim, entenderem melhor o mundo em que vivemos”.

 

Rua Morgado de Mateus, 615 - Vila Mariana - São Paulo/SP | CEP 04015-051 | (11) 5574 0399 / (11) 5574 5928 | cebrap.comunicacao@gmail.com