English Version Cebrap - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento

Últimas Notícias

30/06/2015

Políticas Públicas é tema de livro lançado por pesquisadores do Cebrap

Os pesquisadores do Cebrap Euzenia Carlos, Osmany Porto de Oliveira e Wagner de Mello Romão, do Núcleo Democracia e Ação Coletiva, lançaram o livro Sociedade Civil e Políticas Públicas: atores e instituições no Brasil contemporâneo.

A obra explora o processo de formação de políticas públicas a partir de uma abordagem que integra sociedade e Estado, focando na interação entre atores sociais e instituições no Brasil contemporâneo. A partir de abordagens dos estudos dos movimentos sociais e da análise de políticas públicas os autores abandonam o entendimento das relações entre sociedade civil e Estado como um evento pontual e efêmero, passando para uma perspectiva mais abrangente.

O argumento central é de que as interações entre atores sociais egovernos constituem um processo relativamente estável, que define as políticas públicas nos dias atuais. Dividido em duas grandes partes o livro trata diversos casos sobre movimentos sociais, orçamentos participativos e conselhos gestores. A obra ainda inclui também um capítulo sobre a questão da representação nos espaços participativos, comparando Brasil, México, Nicarágua e Venezuela. A aposta deste livro é inovadora e abre o espaço uma ampla agenda de pesquisa no futuro. Cientistas sociais, ativistas, funcionários do governo e jornalistas poderão se beneficiar de sua leitura

Para comprar o livro, clique aqui.

30/06/2015

Terceiro encontro da série Diálogos Cebrap-Folha debate a corrupção

Na última quarta-feira, 24/06, o Cebrap promoveu em parceria com o jornal a Folha de S.Paulo o terceiro encontro de uma série de eventos intitulado de Diálogos Cebrap-Folha, iniciativa que visa promover a discussão acerca do cenário brasileiro sob múltiplos aspectos dentre eles política, economia, questões sociais e muito mais.

Nessa terceira mesa de debate, Maíra Machado (FGV-Direito) e Claudio Couto (FGV-EASP) falam sobre o tema “Corrupção: enfrentamentos e desafios".

O encontro foi destacado em uma reportagem da Folha de S.Paulo. Em breve, um vídeo com a íntegra do encontro será disponibilizado.

23/06/2015

Nova diretoria assume o Cebrap

Desde a última sexta-feira, 19/6, o Cebrap está com uma nova diretoria, que foi definida em uma assembleia formada pelo conselho e sócios da instituição, realizada em maio. Além de Angela Alonso, na presidência do Cebrap, tomaram posse outros membros da diretoria. São eles: Ronaldo Almeida (diretor científico), Carlos Torres Freire (diretor científico adjunto), Maurício Fiore (diretor administrativo) e Marta Machado (diretora administrativa adjunta).

Marta Machado, Maurício Fiore, Angela Alonso, Ronaldo Almeida e Carlos Torres Freire

18/06/2015

Contratação de empresa para prestação de serviços de Auxiliar Técnico de Pesquisa para Redação e Revisão de Texto

Contratação de empresa para prestação de serviços de Auxiliar Técnico de Pesquisa para Redação e Revisão de Texto. Data limite para o envio das candidaturas: 29 de junho de 2015, 18 horas

15/06/2015

Segundo vídeo da série Diálogos Cebrap-Folha é veiculado pela TV Folha

Quem não conseguiu acompanhar ao vivo o segundo encontro da série de eventos intitulado de Diálogos Cebrap-Folha, pode conferir a íntegra do bate-papo no vídeo que está sendo veiculado pela TV Folha. Nessa segunda mesa de debate, que teve mediação de Erica Faria (repórter especial da Folha), Samuel Pessoa (IE-FGV) e Luiz Gonzaga Belluzo (Unicamp) falaram sobre o tema  "Conjuntura econômica brasileira"

Para conferir, clique aqui.

11/06/2015

Livro 1964: do golpe à democracia é lançado na Livraria Cultura

A noite desta quarta-feira, 10/6, marcou o lançamento do livro 1964: do golpe à democracia, obra idealizada pelo Cebrap com apoio do BNDES. Realizado na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, o evento contou com a presença das organizadoras da obra, as pesquisadoras Angela Alonso e Miriam Dolhnikoff, e também de alguns autores que contribuíram no livro. Confira nas fotos abaixo.

1964: do golpe à democracia, reúne textos inéditos de muitos dos mais importantes protagonistas da história brasileira recente, e também dos principais pensadores políticos contemporâneos. São eles: Fernando Henrique Cardoso, José Arthur Giannotti, Paul Singer, Francisco de Oliveira, José Carlos Dias, Paulo Sérgio Pinheiro, Elza Berquó, Maria Hermínia Tavares de Almeida, Ismail Xavier, Marcos Napolitano, Marcos Nobre, Fernando Limongi, Wanderley Guilherme dos Santos, Paulo Vannuchi, Argelina Cheibub Figueiredo, Isaura Botelho, Jorge Ferreira, Rodrigo Patto Sá Motta, Brasílio Sallum Jr. e Glenda Mezarobba.

Além de depoimentos pessoais e textos de intelectuais que vivenciaram o golpe e os “anos de chumbo” e hoje trabalham na restauração do sentido histórico dos acontecimentos e na indicação dos responsáveis pelos atos da ditadura militar, também comparecem pesquisadores que, em trabalhos recentes, trazem novas perspectivas para o debate. O conjunto lança uma forte luz sobre dois momentos cruciais da história brasileira. De um lado, o contexto pré-1964, o golpe militar e seus desdobramentos mais imediatos; de outro, seu “rescaldo” a longo prazo, o modo como as instituições e os atores políticos lidaram com o “entulho autoritário”, da Redemocratização até os turbulentos dias de hoje.

Os interessados em comprar o livro podem clicar aqui.

 

03/06/2015

Biblioteca Virtual do Cebrap veicula vídeo da série de encontros do Seminários Cebrap do 1º Semestre de 2015

 

No dia 24/4 foi realizado no auditório do Cebrap mais um encontro do ciclo de Seminários Cebrap do 1º Semestre de 2015. A pesquisadora da casa Elza Salvatori Berquó apresentou o seguinte tema: “Reprodução após os 30 anos no Estado de São Paulo".

Quem não conseguiu acompanhar o encontro ou apenas deseja revê-lo pode assistir a íntegra do seminário no canal do Cebrap no YouTube. Clique aqui e confira.

As gravações dos Seminários Cebrap fazem parte do projeto da nova Biblioteca Virtual do Cebrap, cujo novo site foi lançado recentemente. Ao longo de 2014 e 2015 serão mais de 10 seminários gravados para serem veiculados na internet. O projeto, que conta com a parceria da Univesp TV, tem o apoio do Itaú-Unibanco.

Rua Morgado de Mateus, 615 - Vila Mariana - São Paulo/SP | CEP 04015-051 | (11) 5574 0399 / (11) 5574 5928 | cebrap.comunicacao@gmail.com