English Version Cebrap - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento

Últimas Notícias

21/08/2013

Começam na próxima sexta-feira os Seminários Cebrap do 2º Semestre de 2013

Tendo como tema central os protestos, a reforma política e as políticas públicas, os Seminários Cebrap do 2º Semestre deste ano, que serão realizados sempre às 12h30, no auditório do Cebrap, começam na próxima sexta-feira, 30/8.

O primeiro encontro abordará a “Crise de legitimidade: sistema político e representação” e será debatido por José Arthur Giannotti (USP/Cebrap) e Marcos Nobre (Unicamp/Cebrap).

Confira aqui o convite com as datas dos outros seminários.

09/08/2013

Cebrap participa de evento em Brasília sobre mercado de trabalho, políticas públicas e desigualdade no Brasil

a próxima segunda-feira, 12/8, entre às 14h e 17h, será realizada no escritório da OIT no Brasil, sediado em Brasília, a Sessão de Diálogo Social da OIT/Cebrap sobre o tema “Mercado de Trabalho, Políticas Sociais e Desigualdade no Brasil”. Nesta oportunidade a equipe do Cebrap apresentará uma pesquisa, ainda em processo de elaboração, que aborda a seguinte questão: “Desigualdade no Mercado de Trabalho no Brasil e na índia: um estudo comparado”.

A pesquisa é resultado de uma parceria entre CEBRAP e o Institute for Human Development (IHD, New Delhi) e tem o financiamento do International Development Research Center (IDRC, Ottawa).

O objetivo dessa sessão é contar com contribuições de representantes do governo, dos movimentos sociais e da academia para o debate sobre o tema, apontando os principais desafios das políticas públicas no combate à desigualdade.

Confira abaixo a programação completa do evento:

14h00 – Abertura: Laís Abramo, Diretora OIT

14h20 – Apresentação da Pesquisa Cebrap/IHD/IDRC: Profa. Maria Cristina Cacciamali e Prof. Alexandre de Freitas Barbosa

14h40 – Primeira Rodada de Intervenções

15h40 - Intervalo

16h00 – Segunda Rodada de Intervenções

16h40 – Síntese do Debate

17h00 - Término

07/08/2013

Debates sobre o sonho brasileiro dos anos 1970, com José A. Giannotti no InteligênciaPontoCom (SESI-SP)

Repercutindo os acontecimentos recentes do país, o convidado do InteligênciaPontoCom de agosto é José Arthur Giannotti (1930), professor titular de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, escritor e um dos fundadores do Cebrap. 

O pensador falará sobre o sonho brasileiro dos anos de 1970 em uma visão sociológica, filosófica e política, sobre o Brasil de hoje, seus desafios sociais e educacionais e suas possibilidades de se tornar melhor, justo, seguro e próspero, um país de primeiro mundo.


Será realizado terça, dia 13 de agosto às 20h00.
Local: Serviço Social da Indústria - SESI -SP
Centro Cultural FIESP - Ruth Cardoso
Av. Paulista, 1313 - Cerqueira César

Reservas antecipadas pelo telefone 11 3146-7383
www.sesisp.org.br/cultura

Transmissão ao vivo www.fiesp.com.br/online

07/08/2013

Dados legislativos do Cebrap apontam base parlamentar de Dilma como a menos disciplinada desde 1989

Na edição deste domingo, 4/8, o jornal a Folha de S. Paulo traz uma matéria com números do banco de dados legislativos do Cebrap. A nota destaca que a base parlamentar da presidente Dilma Rousseff é mais indisciplinada desde a volta das eleições diretas para presidente, em 1989.

De acordo com o levantamento, no primeiro semestre de 2013, integrantes dos nove partidos com ministérios no seu governo votaram 69% das vezes seguindo a orientação da liderança do governo na Câmara.

A cientista política Andréa Freitas, do Cebrap, diz que a fidelidade da base governista é baixa, mas a agenda de Dilma não inclui iniciativas cuja aprovação exija ampla maioria do Congresso – como reformas constitucionais.

"O importante para Dilma talvez não seja ter uma disciplina de 90%, mas conseguir aprovar sua agenda", diz Andréa. "Derrotas pontuais são esperadas em democracias."

Para conferir a matéria na íntegra, clique aqui.

Rua Morgado de Mateus, 615 - Vila Mariana - São Paulo/SP | CEP 04015-051 | (11) 5574 0399 / (11) 5574 5928 | cebrap.comunicacao@gmail.com