A relação entre desigualdades raciais e a Covid-19 são tema de informativos semanais do Afro-Cebrap

Um dos trabalhos em andamento do Afro-Cebrap começou a divulgar no final de outubro de 2020 uma série de informativos semanais sobre seus achados e análises. Com patrocínio da Ford Foundation, e apoio da Fundação Tide Setubal e do Instituto Ibirapitanga, a pesquisa “Desigualdades Raciais e Covid-19” tem como objetivo sistematizar, analisar e divulgar “dados qualitativos e quantitativos sobre as desigualdades raciais antes, durante e após a pandemia, monitoramento e análise dos debates públicos sobre os impactos nas populações negras”.

Na página da pesquisa é possível baixar o PDF de todos os informativos conforme forem lançados (geralmente às sextas), mas os divulgaremos semanalmente nas redes sociais do Cebrap, Facebook e Twitter. Até o presente momento foram lançados três informativos:

#1 Desigualdades Raciais e Covid-19: o que a pandemia encontra no Brasil?
#2 Desigualdades raciais de mobilidade e acesso a serviços de saúde de alta complexidade em São Paulo
#3 As desigualdades educacionais e a Covid-19

A equipe do projeto “Desigualdades Raciais e a Covid-19” é formada por Márcia Lima (coordenação), Anna Carolina Venturini, Caio Jardim Sousa, Huri Paz, Hugo Nicolau Barbosa de Gusmão, Gisele Silva Costa, Jaciane Milanezi, Renata Braga e Thayla Bicalho Bertolozzi.

ATUALIZAÇÃO

#4 População negra e prisão no Brasil: impactos da Covid-19
#5 Mulheres negras na pandemia: o caso de Agentes Comunitárias de Saúde (ACS)
#6 O impacto da Covid-19 sobre as comunidades quilombolas
#7 Desigualdades raciais e de gênero no mercado de trabalho em meio à pandemia

Leia Também

A última edição da revista Fapesp destacou a atuação do CEBRAP como um dos principais centros de pesquisas privados de São Paulo. A matéria coloca a instituição como uma referência em políticas públicas e destaca a forma de mantenção da casa. Para conferir a matéria completa, clique aqui.

O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP, em virtude do Convênio SCON2016-02872, torna público que fará Cotação Prévia de Preços – Pesquisa de Mercado, para contratação de agência de turismo. A presente tomada de preços tem como objetivo a contratação de agência de turismo para atender as necessidades do Projeto: “Linha de Cuidado […]

A aprovação da Lei de Cotas (Lei 12.7111), que garante 50% das vagas das universidades e institutos federais a ex-alunos de escolas públicas, completou 10 anos no mês de agosto. Para celebrar a ocasião, o Afro-Cebrap e o GEMAA/IESP-UERJ realizou, no dia 11/8, o seminário “10 anos da Lei de Cotas”.