Boletim nº8 – primeiro semestre de 2019

A IMPRENSA E A POLÍTICA EXTERNA NO GOVERNO BOLSONARO

A proporção de formadores de opinião que apoiou publicamente a política externa do governo Jair Bolsonaro, no primeiro semestre de 2019 foi próxima dos 30%. O percentual dos que o fizeram variou segundo os diferentes veículos.

Nosso termômetro CEBRAP indica:

%

de artigos favoráveis
à Política Externa*
*Frequência média de todos os veículos

%

de artigos favoráveis
à Política Externa**
** Frequência média de todos os veículos, retirando o Gazeta do Povo

Confira abaixo a posição frente à política externa de articulistas e editorialistas de diferentes jornais:

  • Favoráveis 20% 20%
  • Neutros 3% 3%
  • Contrários 77% 77%

por Andyara Ferreira Alves

Confira a análise do veículo do jornal O Globo

No 1º semestre de 2019, mais da metade dos artigos e editoriais analisados do Globo são contrários a política externa do governo Bolsonaro. Foi o jornal com menor proporção de artigos neutros. Dos 90 encontrados, 69 foram contrários e 18 favoráveis. Os assuntos mais tratados foram as mudanças na política externa como um todo (18), e as relações do Brasil com a Venezuela (16) e com os Estados Unidos (13).

As críticas se concentraram na diplomacia presidencial (59) e no Ministro das Relações Exteriores (44). Segundo os autores de artigos e editoriais, as posturas não coadunam com a tradição diplomática brasileira, especialmente a do Ministro das Relações Exteriores.

Em menor número, criticou-se a política da Venezuela (25). O Globo se opôs ao governo Maduro e não se colocou em defesa dos partidos nem das figuras de oposição, como Juan Guaidó.

O Globo e seus colaboradores foram favoráveis a participação em negociações comerciais bilaterais (40), vistas como necessárias para a maior inserção brasileira no mundo, corroborando a visão universalista, globalista e multilateralista do jornal.

  • Favoráveis 30% 30%
  • Neutros 5% 5%
  • Contrários 65% 65%

por Andyara Ferreira Alves

Confira a análise do veículo do jornal Estadão

No 1º semestre de 2019, a política externa brasileira foi tema recorrente no jornal O Estado de S. Paulo (125 artigos e editoriais). Mais da metade dos artigos e editoriais foram contrários à política externa de Bolsonaro, e apenas seis assumiram posição neutra. Os assuntos mais discutidos foram o maior protagonismo do Brasil no mundo (20), e suas relações com a Venezuela (17) e com os Estados Unidos (14).

As críticas concentraram-se na diplomacia presidencial (61) e na atuação do Ministro das Relações Exteriores (48). Criticou-se a inaptidão do presidente em episódios como a participação no Fórum Econômico Mundial e a mudança da embaixada brasileira para Telaviv, em Israel.

Falou-se muito sobre a relação do Brasil com a Venezuela (32), criticando o papel dos governos anteriores que mantiveram contato com Maduro, bem como a posição do governo atual, que cogitou intervenção militar durante a intensificação da crise naquele, nos meses de fevereiro e março.

89 artigos e editoriais foram favoráveis à política externa atual e tratam de assuntos relacionados a negociações bilaterais. Defendeu-se o aprofundamento da relação com Estados Unidos e China.

Em suma, O Estado de S. Paulo mostrou-se favorável  ao globalismo, universalismo e multilateralismo nas relações internacionais brasileiras.

  • Favoráveis 17% 17%
  • Neutros 21% 21%
  • Contrários 63% 63%

por Caique Terenzzo

Confira a análise do veículo do valor econômico

No 1º semestre de 2019, o jornal Valor Econômico publicou 24 artigos e editoriais sobre política externa. A maioria reprovou as práticas de Bolsonaro, e mais articulistas e editorialistas mostram-se neutros do que favoráveis ao governo. Entre os assuntos mais tratados, destacam-se questões comerciais (4), questões ambientais (4), relação com Estados Unidos (3), China (3) e Venezuela (3).

As críticas se concentraram na atuação do Ministro das Relações Exteriores (10). Segundo o jornal, conferir à política externa viés ideológico seria negar a tradição diplomática brasileira, já bem consolidada e com prestígio internacional, e afastaria  desnecessariamente importantes parceiros e oportunidades de comércio, como a China.

Relacionado a isso, criticou-se a ideologização das relações com os  Estados Unidos (8). Defendeu-se que o país mantivesse e aprofundasse suas relações com aquele país, sem viés ideológico, nem ameaça a soberania nacional, como acreditam os articulistas que teria ocorrido  nos episódios da instalação da base americana em Alcântara e na discussão sobre o uso da força para lidar com a crise na Venezuela.

O Jornal defende maior protagonismo internacional do Brasil (6), apoiando os esforços do governo para ampliar a participação brasileira no temas de comércio. Da mesma forma, defendeu o protagonismo, na questão ambiental, opondo-se à retirada do Brasil do Acordo de Paris.

Defendeu-se, também, o aprofundamento das relações com a China (5), como forma de impulsionar o desenvolvimento nacional.

Também foi positivamente percebida a participação brasileira na Organização Mundial do Comércio (5) e o pleito para entrada na OCDE, como forma de  aumentar o peso do país no comércio internacional.

Por fim, articulistas elogiaram os avanços conseguidos pelo governo Bolsonaro no fechamento do acordo de comércio entre Mercosul e a União Europeia.

Como um todo, o Valor Econômico alinhou-se à perspectiva globalista, universalista e multilateralista, com ênfase aos temas ambientais e de comércio.

  • Favoráveis 29% 29%
  • Neutros 24% 24%
  • Contrários 47% 47%

por Caique Terenzzo

Confira a análise do veículo do jornal O Globo

No 1º semestre de 2019, a Folha de S. Paulo publicou 87 artigos e editoriais tratando da política externa brasileira. Pouco menos da metade são contrários à política adotada por Bolsonaro. A proporção dos articulistas e editorialistas que são a favor do governo é próxima daquela dos que são neutros. Os temas mais abordados foram a questão da Venezuela (17) e as relações com os Estados Unidos (13) e China (8).

As críticas se concentraram na atuação do Ministro das Relações Exteriores (24). Articulistas e editorialistas criticaram fortemente seu discurso antiglobalista e em defesa de supostos valores ocidentais, considerando-os descabidos e prejudiciais para a atuação internacional do Brasil.

Também foi muito criticada a forma como o governo tem tratado a aproximação do Brasil com os Estados Unidos (22). Os  editorialistas e articulistas consideraram benéfico  o aprofundamento das relações, mas sem que isso  implicasse na defesa de ideologias, ou na negação da soberania nacional. Nesse sentido, o discurso antiglobalista de Ernesto Araújo, o episódio de Alcântara e a crise na Venezuela foram alvo de críticas por parte dos colaboradores da Folha de S. Paulo.

A diplomacia presidencial foi intensamente reprovada (14). Muitos defenderam a inaptidão e incoerência da atuação do presidente nos fóruns e arenas internacionais, cujos maiores exemplos teria sido atuação durante  a visita à Washington, no Fórum Econômico Mundial, e no episódio da mudança da embaixada brasileira em Israel.

O Jornal e seus colaboradores foram favoráveis (18) a que o Brasil assumisse protagonismo nas tratativas para mitigar a crise venezuelana. Nesse sentido, a participação do vice-presidente no Grupo de Lima foi celebrada, enquanto a possibilidade de intervenção militar na Venezuela foi rechaçada.

Outro tema abordado foi a Relação do Brasil com a China (14). Os articulistas e editorialistas retrataram-na como essencial para impulsionar o desenvolvimento e o comércio brasileiro. Assim, criticaram fortemente o enfoque ideológico do Ministro das Relações Exteriores, que poderia desperdiçar singular oportunidade.

Em resumo, a Folha de S. Paulo sustentou postura globalista, universalista e multilateralista nas relações internacionais brasileiras.

  • Favoráveis 67% 67%
  • Neutros 20% 20%
  • Contrários 13% 13%

por Leonardo Derenze

Confira a análise do veículo do jornal Gazeta do Povo

No 1º semestre de 2019, a Gazeta do Povo publicou 15 artigos e editoriais sobre política externa. Mais da metade são a favor das medidas adotadas pelo governo Bolsonaro, proporção praticamente inversa às opiniões dos outros veículos. Os assuntos mais discutidos foram as relações do Brasil com os Estados Unidos (4), Itamaraty e o Ministro das Relações Exteriores (4), e a crise na Venezuela (3).

As poucas posições contrárias referem-se à abordagem do governo sobre a crise na Venezuela (1), a sua participação em algumas organizações internacionais (2), — Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização dos Estados Americanos (OEA) — e ao Regime de Direitos Humanos (1), mais especificamente sobre o debate da Lei de Migração no Brasil.

Os artigos e editoriais favoráveis ao governo se referiram ao protagonismo internacional do Brasil (4), às relações do Brasil com os Estados Unidos (3), e ao Ministério das Relações Exteriores (3). Frequentemente se elogiou a diplomacia presidencial (4), com comentários laudatórios à participação do presidente no Fórum Econômico Mundial, celebrado em Davos.

Sinteticamente, a Gazeta do Povo defendeu o nacionalismo, multilateralismo e não assumiu defesa
do universalismo ou regionalismo.

Resumo dos assuntos tratados nos artigos

A IMPRENSA E AS PRIORIDADES DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA

Nenhum

  • Mercosul 85% 85%
  • China 81% 81%
  • EUA 56% 56%

 

 

Contrário

  • Mercosul 2% 2%
  • China 2% 2%
  • EUA 13% 13%

 

 

Favorável

  • Mercosul 10% 10%
  • China 13% 13%
  • EUA 23% 23%

 

 

Neutro

  • Mercosul 2% 2%
  • China 9% 9%
  • EUA 9% 9%

A maioria dos artigos não trata de temas considerados prioritários para a política externa do país, com exceção das relações do Brasil com os Estados Unidos, que ocupou pouco menos da metade dos artigos de opinião e editoriais publicados pelos órgãos de imprensa que acompanhamos. De modo geral, os jornais assumiram postura mais favorável que contrária à atuação brasileira em relação à China e ao Mercosul, e foi mais crítica quando se tratou da relação com os Estados Unidos.

Orientações Gerais da Política Externa – Preferências da Imprensa

Os artigos de opinião, editoriais e entrevistas de especialistas, muito críticos com relação à condução política exterior, parecem concordar com, os princípios e valores que orientaram a política exterior do país até a posse do governo Bolsonaro. A abertura para o exterior, que chamamos de globalismo; a busca da diversificação das relações com países situados em diversas partes do mundo, que denominamos universalismo; a opção pelo multilateralismo, a presença ativa na região, e especial a participação no MERCOSUL; e relações mais próximas com os Estados Unidos e China. São  todas opções de longo curso da política externa, que contam com apoio significativo entre os principais órgãos de imprensa e seus colaboradores.

Nacionalismo x Globalismo

  • Nacionalismo 5% 5%
  • Globalismo 72% 72%

A maioria dos artigos e editoriais publicados pelos órgãos de imprensa que acompanhamos assumem orientação globalista, com pouco menos de 80% dos artigos favoráveis ao globalismo e/ou críticos ao nacionalismo.

Unilateralismo x Multilateralismo

  • Unilateralismo 2% 2%
  • Multilateralismo 73% 73%

A maioria dos artigos e editoriais publicados pelos órgãos de imprensa que acompanhamos assumem postura favorável ao multilateralismo nas relações internacionais do Brasil.

Regionalismo x Universalismo

  • Regionalista 4% 4%
  • Universalista 70% 70%

A maioria dos artigos e editoriais publicados pelos órgãos de imprensa que acompanhamos assumem orientação universalista, com 70% dos artigos favoráveis ao universalismo.

Relações Norte-Sul e Sul-Sul

Relação Norte-Sul

  • Contrário 2% 2%
  • Favorável 33% 33%

A maioria dos artigos e editoriais publicados pelos órgãos de imprensa que acompanhamos assumem postura favorável a relações Norte-Sul.

Relação Sul-Sul

  • Contrário 1% 1%
  • Favorável 30% 30%

A maioria dos artigos e editoriais publicados pelos órgãos de imprensa que acompanhamos assumem postura favorável  a relações Sul-Sul.

Sobre o projeto

Hoje, a imprensa escrita é, a um só tempo, arena e protagonista de um debate informado sobre a política exterior do país. Por esta razão, o CEBRAP decidiu acompanhar o que pensam e dizem sobre o tema os principais órgãos da imprensa escrita, como protagonistas, em seus editoriais, e como meio, nos artigos assinados por seus colaboradores permanentes e eventuais.

Leia Também

As trilhas de métodos do cebrap.lab de 2024 estão no ar. A programação combina laboratórios que apresentam desde uma visão introdutória até ferramentas mais avançadas para desenvolver pesquisas empíricas a partir de dados qualitativos ou quantitativos. O conteúdo dos labs foi pensado para que possam ser cursados a partir das trilhas, ou separadamente, de forma […]

O primeiro episódio do CebrapCast debate “Os Miliates e a Democracia”. Os convidados são Octávio Amorim Neto, da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, um dos principais estudiosos da dimensão política das Forças Armadas no contexto brasileiro, e Anaís Passos, da Universidade Federal de Santa Catarina, cujo trabalho tem abordado o tema dos militares […]

Em 2023, os laboratórios do cebrap.lab estão organizados em duas trilhas, uma qualitativa e uma quantitativa, e em labs especiais, focados em técnicas multimétodos, em abordagens amplas de pesquisa ou em grandes bases de dados. Há descontos progressivos para quem cursar mais de um lab, seja ele especial ou das trilhas. De maio até dezembro […]

A ampliação da oferta de serviços públicos por meio do chamado governo eletrônico significa menos burocracia, menos desperdício de tempo e um ganho inestimável no exercício da cidadania. No Estado de São Paulo, avanços nesse campo são evidentes nos últimos anos, como mostra a pesquisa realizada para esta edição do Políticas Públicas em Foco. Constatou-se […]