Cebrap promove seminários virtuais durante a pandemia

Em tempos de Covid-19, quarentena e isolamento social, o Cebrap transferiu seus debates do Auditório Elza Berquó para a internet. Com transmissão ao vivo no canal do Cebrap no YouTube, os seminários virtuais vem tratando de diversos aspectos – econômicos, políticos, trabalho, etc – do Brasil e do mundo atingidos e transformados por essa crise histórica causada pelo coronavírus.

Observação: esta postagem será atualizada conforme os seminários acontecerem.

2 de abril – Com abertura de Arilson Favareto (UFABC), coordenador de seminários do Cebrap, e mediação de André Roncaglia (Unifesp/Cebrap), o webinar Cenário econômico no contexto da pandemia do coronavírus reuniu Armínio Fraga (economista, sócio-fundador da Gávea Investimentos, ex-presidente do Banco Central), Marcelo Medeiros (economista, doutor em sociologia, professor visitante da Princeton University) e Zeina Latif (economista, consultora econômica, colunista do jornal O Estado de S. Paulo). Na pauta, o atual cenário econômico brasileiro e o que deve ser feito para fazer face à crise.

17 de abril – Com mediação de Maria Hermínia Tavares de Almeida (Cebrap), o webinar Cenário político no contexto da pandemia do coronavírus reuniu Angela Alonso (socióloga, professora da USP, pesquisadora e ex-presidente do Cebrap), Conrado Hübner Mendes (doutor em Direito e em Ciência Política, professor da Faculdade de Direito da USP) e Marcos Nobre (filósofo, professor da Unicamp e presidente do Cebrap). Na pauta, o atual cenário político brasileiro, ainda mais conturbado pela pandemia do Coronavírus, e os embates entres os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

30 de abril – Coordenado por Hellen Guicheney (Cebrap/Centro de Estudos da Metrópole), Mercado de trabalho no contexto da pandemia Coronavírus reuniu apresentações de Nadya Araújo Guimarães (USP/Cebrap), Sayonara Grillo (UFRJ/Justiça do Trabalho) e Ian Prates (Cebrap/Social Accountability International) e Rogério Barbosa (Centro de Estudos da Metrópole). Prates e Barbosa trataram de trabalho desenvolvido para a Rede de Pesquisa Solidária – Políticas Públicas & Sociedade. Especialmente neste webinar, Adalberto Cardoso (IESP-UERJ) teve o papel de debatedor externo. Na pauta, o presente e o futuro do mercado e das relações de trabalho em um mundo sob ameaça de pandemia e num país em crise política.

8 de maio – Coordenado por Maria Hermínia Tavares de Almeida (Cebrap), Crise e respostas institucionais no contexto da pandemia do Coronavírus trouxe apresentações de Fabiano Santos (IESP-UERJ), Lara Mesquita (FGV/Cebrap) e Marcus André Melo (UFPE). Em pauta, a atuação dos três poderes da República no contexto atual e as possíveis alternativas institucionais frente à evolução da crise política.

15 de maio – Coordenado e mediado por Ana Paula Galdeano (Cebrap), As populações periféricas no contexto da pandemia do Coronavírus: favelas, ruas e prisões trouxe ao debate Camila Nunes Dias (UFABC/NEV), Gabriel Feltran (UFSCar/Cebrap) e Simone Frangella (Instituto de Ciências Sociais/Universidade de Lisboa) tratando do impacto da pandemia nas populações mais violadas do ponto de vista dos direitos humanos, suas condições de vida e as medidas estatais e não estatais adotadas.

29 de maio – Coordenado por Ricardo Balthazar (Folha de S. Paulo), “Redes de proteção social no contexto da pandemia do coronavírus” reuniu Glauco Arbix (USP/Cebrap) e Rogério Barbosa (CEM/Cebrap) tratando de como as redes de proteção social estão agindo durante a pandemia e do trabalho que vem desenvolvendo com a Rede de Pesquisa Solidária. Graziela Castello, pesquisadora e diretora administrativa do Cebrap, foi a debatedora convidada. Webinar feito em parceria com a Folha de S. Paulo.

12 de junho – Com abertura de Arilson Favareto (UFABC), pesquisador e coordenador de seminários do Cebrap, e mediação de Ana Carolina Amaral (Folha de S.Paulo/Ambiência), o webinar “Agenda ambiental no contexto da pandemia do coronavírus” reuniu Ana Toni (Instituto Clima e Sociedade), José Eli da Veiga (IEA/USP) e Ricardo Abramovay (IEE/USP). Em pauta, o debate sobre como as agendas de clima e sustentabilidade foram e serão afetadas pela crise desencadeada com a Covid-19, e quais os caminhos para que o tratamento destes temas favoreça a busca por alternativas inovadoras para o período pós pandemia.

Leia Também

O Cebrap e o Centro de Estudos da Metrópole são parceiros do seminário Mapeando as desigualdades digitais – Novas metodologias e evidências para políticas públicas que acontecerá em São Paulo, no dia 28 de outubro, a partir das 14h. Iniciativa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do […]

Pioneira dos estudos demográficos no Brasil e uma das fundadoras do Cebrap, Elza Berquó foi convidada pela ABEP (Associação Brasileira de Estudos Populacionais) para participar da campanha ‘Em defesa do Censo 2020’. Confira abaixo seu depoimento. Assista ainda depoimentos de Eduardo Rios-Neto, George Martine, José Marcos Pinto da Cunha e Bernadette Waldvogel numa playlist criada especialmente para o movimento […]

Parceria do Cebrap com o Movimento Voto Aberto promove ferramenta que calcula a afinidade política entre o internauta e os deputados federais, auxiliando o cidadão na escolha de seus representantes. Nesta segunda foi lançado o site www.extratoparlamentar.com.br, uma parceria do Cebrap com o Movimento Voto Aberto. O site oferece uma ferramenta que calcula a afinidade […]