Cebrap promove seminários virtuais durante a pandemia

Em tempos de Covid-19, quarentena e isolamento social, o Cebrap transferiu seus debates do Auditório Elza Berquó para a internet. Com transmissão ao vivo no canal do Cebrap no YouTube, os seminários virtuais vem tratando de diversos aspectos – econômicos, políticos, trabalho, etc – do Brasil e do mundo atingidos e transformados por essa crise histórica causada pelo coronavírus. Confira abaixo todos os 13 seminários da casa em 2020.

2 de abril – Com abertura de Arilson Favareto (UFABC), coordenador de seminários do Cebrap, e mediação de André Roncaglia (Unifesp/Cebrap), o webinar Cenário econômico no contexto da pandemia do coronavírus reuniu Armínio Fraga (economista, sócio-fundador da Gávea Investimentos, ex-presidente do Banco Central), Marcelo Medeiros (economista, doutor em sociologia, professor visitante da Princeton University) e Zeina Latif (economista, consultora econômica, colunista do jornal O Estado de S. Paulo). Na pauta, o atual cenário econômico brasileiro e o que deve ser feito para fazer face à crise.

17 de abril – Com mediação de Maria Hermínia Tavares de Almeida (Cebrap), o webinar Cenário político no contexto da pandemia do coronavírus reuniu Angela Alonso (socióloga, professora da USP, pesquisadora e ex-presidente do Cebrap), Conrado Hübner Mendes (doutor em Direito e em Ciência Política, professor da Faculdade de Direito da USP) e Marcos Nobre (filósofo, professor da Unicamp e presidente do Cebrap). Na pauta, o atual cenário político brasileiro, ainda mais conturbado pela pandemia do Coronavírus, e os embates entres os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

30 de abril – Coordenado por Hellen Guicheney (Cebrap/Centro de Estudos da Metrópole), Mercado de trabalho no contexto da pandemia Coronavírus reuniu apresentações de Nadya Araújo Guimarães (USP/Cebrap), Sayonara Grillo (UFRJ/Justiça do Trabalho) e Ian Prates (Cebrap/Social Accountability International) e Rogério Barbosa (Centro de Estudos da Metrópole). Prates e Barbosa trataram de trabalho desenvolvido para a Rede de Pesquisa Solidária – Políticas Públicas & Sociedade. Especialmente neste webinar, Adalberto Cardoso (IESP-UERJ) teve o papel de debatedor externo. Na pauta, o presente e o futuro do mercado e das relações de trabalho em um mundo sob ameaça de pandemia e num país em crise política.

8 de maio – Coordenado por Maria Hermínia Tavares de Almeida (Cebrap), Crise e respostas institucionais no contexto da pandemia do Coronavírus trouxe apresentações de Fabiano Santos (IESP-UERJ), Lara Mesquita (FGV/Cebrap) e Marcus André Melo (UFPE). Em pauta, a atuação dos três poderes da República no contexto atual e as possíveis alternativas institucionais frente à evolução da crise política.

15 de maio – Coordenado e mediado por Ana Paula Galdeano (Cebrap), As populações periféricas no contexto da pandemia do Coronavírus: favelas, ruas e prisões trouxe ao debate Camila Nunes Dias (UFABC/NEV), Gabriel Feltran (UFSCar/Cebrap) e Simone Frangella (Instituto de Ciências Sociais/Universidade de Lisboa) tratando do impacto da pandemia nas populações mais violadas do ponto de vista dos direitos humanos, suas condições de vida e as medidas estatais e não estatais adotadas.

29 de maio – Coordenado por Ricardo Balthazar (Folha de S. Paulo), Redes de proteção social no contexto da pandemia do coronavírus reuniu Glauco Arbix (USP/Cebrap) e Rogério Barbosa (CEM/Cebrap) tratando de como as redes de proteção social estão agindo durante a pandemia e do trabalho que vem desenvolvendo com a Rede de Pesquisa Solidária. Graziela Castello, pesquisadora e diretora administrativa do Cebrap, foi a debatedora convidada. Webinar feito em parceria com a Folha de S. Paulo.

12 de junho – Com abertura de Arilson Favareto (UFABC) e mediação de Ana Carolina Amaral (Folha de S.Paulo/Ambiência), o webinar Agenda ambiental no contexto da pandemia do coronavírus reuniu Ana Toni (Instituto Clima e Sociedade), José Eli da Veiga (IEA/USP) e Ricardo Abramovay (IEE/USP). Em pauta, o debate sobre como as agendas de clima e sustentabilidade foram e serão afetadas pela crise desencadeada com a Covid-19, e quais os caminhos para que o tratamento destes temas favoreça a busca por alternativas inovadoras para o período pós pandemia.

26 de junho – Com abertura de Arilson Favareto e mediação de Jonas Medeiros (Cebrap), o webinar Bolsonarismo no contexto da pandemia do coronavírus, reuniu Camila Rocha (Cebrap) e Márcio Moretto Ribeiro (USP). Em pauta, a base social do bolsonarismo e como seus eleitores e apoiadores têm interpretado e se posicionado no debate público e nas mídias digitais frente às políticas do governo Bolsonaro diante da pandemia.

17 de julho – Com abertura de Arilson Favareto (UFABC) e mediação de Sandra Garcia (Cebrap), o webinar Os impactos da pandemia no agravamento da violência doméstica contra a mulher: visibilidade e respostas políticas reuniu Juliana Martins (Fórum Brasileiro de Segurança Pública) e Wânia Pasinato (Consultora da ONU Mulher). Por motivos profissionais, Adriana Ramos de Mello não pode comparecer.

Segundo o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), houve um aumento de mais de 50% no número de denúncias de violência doméstica desde o início da quarentena em março. Com esse e outros números na cabeça, o webinar tratará dessa que é um das consequências menos discutidas da crise desencadeada pela pandemia (e quais respostas tem sido dadas pelos poderes públicos).

20 de julho – Nesta edição especial dos seminários virtuais promovidos pelo Cebrap desde o início da quarentena em março o assunto agora é fake news. Mais precisamente, o projeto da Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet recentemente aprovado no Senado e que pretende combater notícias falsas em redes sociais e serviços de mensagens. O PL 2630/2020 está agora nas mãos da Câmara dos Deputados e depois segue para sanção presidencial. Com abertura de Raphael Neves, diretor científico do Cebrap e professor da Unifesp, e mediação de Mariana Valente (Cebrap/InternetLab/Insper), o webinar Sobre o Projeto de Lei das Fake News reuniu a deputada Margarete Coelho (PP/PI) e o deputado Orlando Silva (PC do B/SP) para tratar dos prós e contras deste PL, do que foi e não foi discutido com a sociedade civil, de possíveis ruídos em relação ao Marco Civil da Internet (2014), de riscos à privacidade dos usuários, entre outras questões

25 de setembroEducação e mundo digital no contexto da pandemia do coronavírus reuniu três especialistas no campo da educação para tratar do impacto na aprendizagem e do desafio de adaptação aos meios digitais consequentes da suspensão das aulas presenciais. Estiveram presentes Adelina Novaes (Fundação Carlos Chagas), Claudia Costin (FGV-Ceipe) e Graziela Perosa (USP), com mediação de Adriano Januário (Cebrap).

11 de dezembro – Todo mundo sabe quem ganhou e quem perdeu nessas eleições municipais de 2020: os nomes, os partidos, quantos de um, quantos de outro. Mas que forças políticas saíram maiores? Quais enfraqueceram? Houve surpresas? Afinal de contas, o que 2020 nos mostrou e como isso pode antecipar as eleições de 2022? No penúltimo seminário virtual do Cebrap de 2020, a cientista política Maria Hermínia Tavares de Almeida (Cebrap) coordenou Eleições municipais 2020: o que as urnas revelaram?, um debate com as presenças de Rachel Meneguello (UNICAMP), Antonio Lavareda (IPESPE) e Pedro Floriano Ribeiro (UFSCar).

18 de dezembro – O último seminário virtual do Cebrap em 2020 foi uma pausa reflexiva, e ainda assim instigante e atual, na torrente de urgências de um ano mergulhado em pandemia. O filósofo, e um dos cebrapianos fundadores, José Arthur Giannotti discorreu sobre o desafio que enfrentou ao escrever seu mais recente livro, Heidegger/Wittgenstein – Confrontos (Companhia das Letras), e das divergências entre dois dos maiores filósofos do século XX. Apresentação e moderação de Raphael Neves, professor da Unifesp e diretor científico do Cebrap, e participações de Marcos Nobre, Luiz Henrique Lopes dos Santos, Márcio Sattin, Lutti Mira Salineiro, Luciano Codato, Robson Ramos e João Carlos Torres.

Leia Também

Saiba mais sobre o último livro lançado por Ernesto Isunza Vera e Adrián Gurza Lavalle. Para el futuro de la democracia en el mundo, la proliferación de experiencias de innovación democrática es el fenómeno más sorprendente desde que los ciclos de las transiciones latinoamericanas y comunistas concluyeron sus fases más dramáticas, para desembocar en la […]

Foi numa sexta, 3 de agosto, que o Cebrap teve o prazer de receber Teresa Pires do Rio Caldeira. A antropóloga, professora da UC Berkeley e autora do livro ‘Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo’ esteve na Morgado de Mateus para falar sobre o trabalho da amiga e companheira antropóloga, Ruth […]