Estudo do Cebrap divulga índice de progresso social na região de Tapajós

Foi lançado nesta quinta-feira (22), o Índice de Progresso Social Comunidades Tapajós (IPS Tapajós), fruto de um estudo desenvolvido pelo Cebrap em parceria com o Projeto Saúde & Alegria e patrocinado pela Natura. O IPS traz resultados sobre a qualidade de vida da população do Tapajós analisando 3 grandes dimensões: necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades. A pesquisa foi realizada em cinco municípios (Santarém, Belterra, Mojuí dos Campos, Óbidos e Oriximiná) e apresenta dados tanto das áreas urbanas quanto das áreas rurais e ribeirinhas da região.

Graziela Castello, diretora administrativa do Cebrap, esteve à frente do projeto e falou ao Jornal Tapajós sobre os resultados do IPS Tapajós. Confira a reportagem aqui.

Sobre o IPS Tapajós

O Índice de Progresso Social da região do Tapajós 2022, em suas 12 dimensões de análise, levantou diferentes situações de vulnerabilidade das populações residentes em áreas urbanas e rurais da região. Em todo território, a falta de acesso ao ensino superior aparece como o problema mais latente e que atinge as diferentes áreas analisadas. Entre a população das áreas urbanas, questões associadas à falta de informação e cuidado com a floresta, bem como qualidade de atendimento médico e baixo consumo de proteínas (problemas de nutrição) apareceram como fatores de maior atenção. Nas áreas rurais/ribeirinhas a inclusão digital, pela indisponibilidade de conexão nos territórios e falta de conhecimento sobre o uso das tecnologias, bem como ausência de serviço de coleta de lixo se revelaram bastante preocupantes. O estudo elenca diferentes fatores sobre as necessidades básicas da população, condicionantes para o bem-estar e acesso a diferentes elementos que propiciam oportunidades para o desenvolvimento.

O relatório completo está disponível, acesse aqui.

 

Leia Também

O Cebrap apoia iniciativa da ANPOF [Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia], em parceria com a ANPOCS [Associação Nacional de Pós-Gradução e Pesquisa em Ciências Sociais], solicitando ao Senado a reinserção dos conteúdos curriculares de Filosofia e Sociologia como componentes obrigatórios do currículo do ensino médio com carga horária de 12 períodos distribuídos em três anos […]

A revista apresenta uma homenagem a José Arthur Giannotti escrita por Marcos Nobre, três textos do dossiê temático “Fernando Henrique Cardoso, cientista social: modos de ler” e outros sete artigos, além de ensaio visual assinado pela artista plástica Vânia Mignone A Novos Estudos Cebrap lança, esta semana, a sua 123ª edição, reunindo dez artigos e […]