Cebrap e Global Initiative lançam Índice Global do Crime Organizado

O Cebrap e a Global Initiative lançaram nesta quinta-feira (15/9), em evento híbrido (presencial e online), o Índice Global do Crime Organizado, um documento que avalia os níveis de criminalidade em todos os 193 estados-membros da ONU. Com os dados apresentados, espera-se que o Índice ajude a definir uma resposta verdadeiramente global à ameaça que o crime organizado transnacional produz.

No evento foram apresentadas as principais conclusões do documento, assim como duas investigações conduzidas pelo Cebrap sobre o mercado ilícito de armas de fogo no Brasil e a influência do Primeiro Comando da Capital (PCC) na governança criminal nas cidades brasileiras.

O evento foi realizado na Sala de Conferência do Cebrap. Assista também a transmissão ao vivo no Canal do Cebrap no YouTube: https://youtu.be/MFf7VrKVsoI

Faça o download do Índice Global do Crime Organizado: https://ocindex.net/downloads

Palestrantes
Ana Paula Oliveira, Analista, Global Initiative Against Transnational Organized Crime
Ivan Marques, Diretor Executivo, The International Action Network on Small Arms
Gabriel Feltran, Pesquisador, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento
Moderação: Luiz Guilherme Paiva, Pesquisador, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento

Leia Também

Estudo elaborado pela Universidade de Oxford (no Reino Unido) em parceria com as universidades federais de São Carlos (UFSCar), Pernambuco (UFPE), Minas Gerais (UFMG), e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), apresenta que 43,9% dos jovens brasileiros, entre 16 e 26 anos, se declaram propensos a buscar carreiras militares.

É com grande alegria que anunciamos o resultado do Edital 2020/21 da Cátedra Itinerante – Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano, uma iniciativa conjunta do Cebrap-Sustentabilidade, da Fundação Arymax, da Fundação Tide Setubal e do Instituto Humanize. O edital recebeu 40 propostas de todo o país e de diferentes centros de pesquisa. As seguintes […]