Exibido pela TV Cultura, o programa Roda Viva contou no dia 16/9 com a participação da cientista política Maria Hermínia Tavares, coordenadora do Núcleo de Estudos Internacionais do Cebrap e professora emérita da USP. Durante a edição, Maria Hermínia ofereceu uma análise do debate realizado com os candidatos à Prefeitura de São Paulo no domingo (15) e explorou o atual cenário eleitoral.
A entrevista abordou temas cruciais e de relevância para o momento político do país. Maria Hermínia falou sobre a violência que permeou o debate entre os candidatos. Sobre a polarização política, a pesquisadora disse que essa é uma expressão que mais confunde do que esclarece.
Segundo ela, a tão falada “polarização” acontece de cima para baixo, a partir das lideranças políticas. O eleitorado não parece embarcar nesse processo. Pesquisas recentes mostram, por exemplo, que um eleitor pode ter como primeira opção um candidato de direita e, como segunda, o seu opositor de esquerda.
Outros pontos discutidos foram a ascensão da extrema-direita no cenário político nacional e a renovação no PT. Com apresentação da jornalista Vera Magalhães, o Roda Viva com Maria Hermínia Tavares contou com a participação dos jornalistas Cris Bartis, Flávia Tavares, José Roberto de Toleto, Marcos Augusto Gonçalves e Marina Amaral.
Assista ao programa na íntegra: https://youtu.be/wV1oT8gzjzI