Oficinas de Leitura 2024 do DesJus debatem filantropia, democracia, justiça e desigualdade

As Oficinas de Leitura 2024 do DesJus terão início no dia 20 de setembro, ocorrendo de forma presencial no Cebrap e também online. Os encontros, que serão realizados às sextas-feiras, sempre às 17h, têm como foco o debate sobre “Filantropia, Democracia, Justiça e Desigualdades”, em parceria com o Instituto Beja.

O objetivo das oficinas é examinar as interseções entre o papel da filantropia em sociedades democráticas e as demandas de justiça que emergem desses contextos. Entre os temas discutidos estarão o histórico da filantropia nos Estados Unidos e no Brasil, a teoria do altruísmo eficaz aplicada à filantropia, e a construção de uma teoria política da filantropia.

O DesJus é um grupo de pesquisa que reúne pessoas interessadas em explorar questões como justiça, democracia, igualdade e liberdade, baseando-se em teorias políticas contemporâneas. As investigações do grupo buscam tanto atender às demandas políticas de uma sociedade desigual quanto avançar as fronteiras da pesquisa em teoria política.

Os interessados em participar do primeiro encontro, no dia 20 de setembro, podem confirmar sua presença por e-mail (desjus@cebrap.org.br), por meio do qual também será enviado o link para participação online. A programação completa pode ser acessada aqui.

Leia Também

Em 2023, a coordenação do Núcleo de Desenvolvimento foi assumida por Victor Calill em uma gestão compartilhada com os demais coordenadores(as) de projetos Monise Picanço, Priscila Vieira e Tomás Wissenbach. Ao longo do ano, o Núcleo de Desenvolvimento se dedicou ao fortalecimento de parcerias e deu atenção especial à divulgação científica e à qualificação de […]

O Desjus (Desenvolvimento, Justiça e Cidadania), grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos Internacionais do Cebrap, e a Fundação Tide Setúbal criaram as Oficinas de Formação do Desjus, um projeto que visa abrir caminhos para a justiça na democracia brasileira. As Oficinas, intituladas “Quais Lutas e Quais Imaginações?”, foram concebidas como espaços de experimentação e […]