“The Bolsonaro Paradox”: novo livro investiga a ascensão dos movimentos de direita

O Cebrap está realizando uma série de seminários com o objetivo de divulgar publicações e obras dos pesquisadores da Casa. A primeira live do Cebrap Lança aconteceu no dia 19/11, com a apresentação do livro “The Bolsonaro Paradox: The Public Sphere and Right-Wing Counterpublicity in Contemporary Brazil”, de autoria de Camila Rocha, Esther Solano e Jonas Medeiros.

A publicação é uma investigação acadêmica aprofundada sobre o movimento que levou Jair Bolsonaro à Presidência no Brasil, tendo como pano de fundo a onda global de novos movimentos de direita.

O livro apresenta os resultados de uma extensa pesquisa de campo realizada ao longo dos anos com apoiadores bolsonaristas e membros da nova direita brasileira. Foram analisados ainda dados quantitativos e qualitativos para acompanhar as transformações aceleradas da esfera pública brasileira, partindo de pequenos grupos liberais e conservadores nas redes sociais para audiências maiores através da publicação de livros, do sistema educacional, da grande mídia e do sistema político-partidário.

Assista à live:

Leia Também

Em trabalho concluído agora em abril, o site do Cebrap ganhou novo design e uma nova estrutura. O objetivo foi oferecer na home o que houver de mais recente e de mais importante entre os projetos e iniciativas da instituição. O acesso a essas informações é imediato, com um clique.

Mais de 250 pesquisadores do Brasil e do exterior, incluindo cebrapianos como Elza Berquó e Sandra Garcia, divulgaram na sexta, 14 de junho, uma carta aberta em defesa da Diretoria da Associação Brasileira de Estudos Populacionais e técnicos do IBGE e rejeitando “os cortes no escopo temático do Censo Demográfico, e a consequente deslegitimização do […]