O cebrap.lab está de volta neste semestre. A iniciativa, coordenada por Maria Carolina Oliveira e Monise Picanço, tem o objetivo de difundir conhecimento analítico através de um programa de cursos aplicados de métodos, técnicas e ferramentas de pesquisa em Ciências Sociais. O cebrap.lab é destinado a pesquisadores que desejam atualizar seus conhecimentos, estudantes ou gestores públicos ou privados que lidam com pesquisa ou análise de informação.

Os cursos são pensados como laboratórios, com foco em grupos pequenos de participantes, possibilitando uma entrada prática no tema ou ferramenta em questão, contemplado exercícios práticos e experimentações. Os laboratórios são ministrados por pesquisadores que utilizam empiricamente a ferramenta em questão em suas pesquisas. Além de aspectos operacionais relacionados ao uso das técnicas, cada laboratório também envolve uma discussão introdutória sobre o método ou ferramenta, seus pontos fortes e limitações e os casos de pesquisa para os quais eles são mais adequados.

Cada laboratório tem duração de 20h, divididas em 5 dias de 4 horas. Todos os cursos ocorrem no período da manhã, entre 9h e 13h, no Cebrap (Vila Mariana em São Paulo). O custo por laboratório é de R$ 400,00.

No primeiro semestre de 2020, serão oferecidos:

[09 a 13 de março] Análise de redes sociais utilizando Pajek [20 horas] por Rafael de Souza

[13 a 17 de abril] Condução de entrevistas e análise de dados qualitativos no NVivo [20 horas], por Anna Carolina Venturini – Vagas preenchidas

[04 a 08 de maio] Introdução e ferramentas para análises quantitativas utilizando SPSS [20 horas] por Victor Calil e Daniela Costanzo – Inscreva-se

[01 a 05 de junho] Laboratório de desenho de pesquisa [20 horas] por Núcleo de Desenvolvimento – Inscreva-se

Dúvidas no e-mail:

 

CURSOS

[09 a 13 de março] Análise de redes sociais utilizando Pajek [20 horas] por Rafael de Souza

Sobre o curso

A Análise de Redes Sociais (ARS) é um campo em expansão que tem se espraiado para várias disciplinas tais como antropologia, sociologia, ciência política, física, comunicação, etc.  O eixo do curso é apresentar as várias técnicas da análise de redes   sem perder de vista as ideias substantivas comuns às disciplinas que a utilizam como aporte metodológico.  A análise de rede tem sido utilizada nessas disciplinas como ferramenta de interrogação de fenômenos complexos como a distribuição relacional de poder, cooperação, conflito, capital social, difusão de inovações, etc. O material recoberto no curso será consolidado através do uso do software Pajek com exercícios práticos.  O objetivo principal é fornecer as ferramentas teóricas e metodológicas básicas do campo para que os alunos possam adaptar criativamente esse instrumental em suas respectivas áreas de interesse. A estrutura do curso enfatiza as principais etapas na utilização da técnica como a coleta e preparação dos dados, uso e aplicação correta de métricas e a visualização dos dados.

Professor: Rafael de Souza

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Teve passagem pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia. Pesquisador do CEBRAP desde 2015. Ministrou aulas sobre análise de redes sociais e construção de bancos de dados no Laboratório de Pesquisa Social – USP e também da Fundação Escola de Sociologia e Política. Atua na área de sociologia política e de movimentos sociais, com ênfase na relação entre cultura e política na construção social do ativismo e nas mediações organizacionais promovidas pelas redes em que as identidades políticas se formam.Tem experiência na área de análise de redes sociais, análise de eventos e pesquisa qualitativa.

[13 a 17 de abril] Condução de entrevistas e análise de dados qualitativos no NVivo [20 horas], por Anna Carolina Venturini

Sobre o curso

Este curso tem como objetivo apresentar aos alunos os principais tópicos relacionados à condução de entrevistas em pesquisas nas ciências sociais, de modo a orientar os alunos na preparação de roteiros, realização das entrevistas e análise dos dados coletados.

O curso irá abordar o papel das entrevistas em diversos desenhos de pesquisa, incluindo métodos mistos, as vantagens e desvantagens do método, questões de desenho de pesquisa, obstáculos e dilemas do método, considerações éticas, como construir protocolos e roteiros de entrevistas, cálculos e estratégias de amostragem, realização de entrevistas sobre temas sensíveis e organização e análise dos dados coletados.

Professor: Anna Carolina Venturini

Pós-doutoranda vinculada ao Programa Internacional e Interdisciplinar de Pós-Doutorado (IPP) do Cebrap. Doutora em Ciência Política (2019) pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tendo realizado parte de sua pesquisa de doutoramento como pesquisadora visitante na Universidade de Harvard (EUA). Mestre em Direito do Estado (2014) e Bacharel em Direito (2010) pela Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial (AFRO-Cebrap) e do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA) do IESP/UERJ. Foi pesquisadora do Núcleo de Direito, Gênero e Identidade da FGV Direito SP (2017-2018), no qual foi responsável pela realização de entrevistas com ocupantes de cargos de liderança de empresas a respeito da sub-representação de mulheres em cargos de alta gestão. Pesquisadora com experiência em coleta e análise qualitativa e quantitativa em pesquisas sobre ações afirmativas raciais e de gênero, políticas públicas, ensino superior, mercado de trabalho e mudança institucional.

[04 a 08 de maio] Introdução e ferramentas para análises quantitativas utilizando SPSS [20 horas] por Victor Calil e Daniela Costanzo

Sobre o curso

O curso apresenta uma introdução à utilização de dados quantitativos nas Ciências Sociais, refletindo sobre sua aplicabilidade e limites.O objetivo do curso é tornar o aluno apto a trabalhar com bancos de dados, apresentando desde a estrutura do banco de dados até a análise dos dados com o software SPSS. Começamos esse trabalho a partir da apresentação da estrutura de um banco de dados, abordando os tipos de variáveis existentes e as formas de buscar, baixar e abrir um banco de dados da internet. Em seguida, abordaremos as estatísticas descritivas, construção de tabelas e de gráficos. Parte-se então para o cruzamento e criação de variáveis. Ensinaremos ainda a fazer séries históricas, manipular diversos bancos de dados e automatizar alguns processos através da produção de algumas sintaxes. Por fim, discutiremos agrupamentos, correlações e regressões de forma introdutória. Não é preciso ter qualquer conhecimento prévio para fazer este curso, que pretende introduzir os iniciantes na análise de dados quantitativos. Serão utilizadas aulas expositivas e exercícios práticos.

Professor: Victor Callil

Mestre em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduado em pesquisa de marketing, mídia e opinião pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política (FESP-SP). Possui graduação em Turismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É pesquisador do Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap desde 2009 onde participa de pesquisas sobre mobilidade urbana e políticas públicas. Trabalha com o tema da mobilidade por bicicleta desde 2011. Participou da elaboração das Ciclorrotas (2011 e 2012) e do mapeamento do Bike Sampa (2012). Compõe a equipe responsável pela elaboração de indicadores e análise de acompanhamento de sistemas de bicicleta compartilhada em 6 cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife (2012 – 2017). Realizou pesquisas quantitativas e qualitativas com ciclistas (2012 – 2015) e com gestores públicos (2016). Desenvolve trabalhos técnicos de contagem (2014, 2014, 2017), além de trabalhos acadêmicos na área (2017/18). Trabalha com manipulação, análise e georreferenciamento de dados em programas estatísticos e GIS.

Professor: Daniela Costanzo

Doutoranda em Ciência Política pela USP com experiência nas áreas de política urbana, economia e política e desenvolvimento econômico e urbano. É pesquisadora do Cebrap desde 2015, passou por cursos de metodologia no CEM, Cebrap, IPSA-USP e UNESCO. Trabalha com dados quantitativos e qualitativos e Sistemas de Informação Geográfica. É bacharela em Ciências Sociais pela USP e mestra em Ciência Política pela mesma instituição. Fez iniciação científica no Centro de Política e Economia do Setor Público da FGV-SP (CEPESP), foi estagiária do Metrô de São Paulo e atuou como professora do Ensino Médio.

[01 a 05 de junho] Laboratório de desenho de pesquisa [20 horas] por Núcleo de Desenvolvimento

Sobre o curso

O objetivo desse laboratório é oferecer aos participantes ferramentas necessárias para desenhar, planejar e acompanhar projetos de pesquisa. Com uma equipe de professores especialistas tanto em pesquisas quantitativas como qualitativas, o laboratório combina exposições metodológicas e atividades práticas focadas nas demandas específicas dos participantes. São bem-vindos participantes em estágio de formulação de pesquisas acadêmicas individuais (para mestrado ou doutorado, por exemplo) ou representantes de organizações/coletivos interessados em construir análises a partir de dados empíricos. A proposta é, de acordo com os interesses de cada participante, auxiliar a identificar e recortar os objetos de pesquisa, constituir perguntas, escolher os métodos e técnicas necessárias para respondê-las e, eventualmente, sugerir outros estudos no campo das ciências sociais que podem ter interlocução com os temas em questão.

Núcleo de Desenvolvimento

O Núcleo de Desenvolvimento agrega pesquisadores interessados em investigar processos de desenvolvimento, seus desdobramentos em desigualdades e políticas públicas relacionadas. Nos últimos anos, têm desenvolvido pesquisas e projetos que tangenciam as áreas específicas da economia/inovação, mercado de trabalho, mobilidade, educação e cultura. Seus pesquisadores têm formações multidisciplinares e vasta experiência no processo de constituição de pesquisas qualitativas e quantitativas desde a coleta até a análise de dados.