Cebrap.lab 2º. Semestre de 2019

O cebrap.lab está de volta neste semestre. A iniciativa, coordenada por Maria Carolina Oliveira e Monise Picanço, tem o objetivo de difundir conhecimento analítico através de um programa de cursos aplicados de métodos, técnicas e ferramentas de pesquisa em Ciências Sociais. O cebrap.lab é destinado a pesquisadores que desejam atualizar seus conhecimentos, estudantes ou gestores públicos ou privados que lidam com pesquisa ou análise de informação.

Os cursos são pensados como laboratórios, com foco em grupos pequenos de participantes, possibilitando uma entrada prática no tema ou ferramenta em questão, contemplado exercícios práticos e experimentações. Os laboratórios são ministrados por pesquisadores que utilizam empiricamente a ferramenta em questão em suas pesquisas. Além de aspectos operacionais relacionados ao uso das técnicas, cada laboratório também envolve uma discussão introdutória sobre o método ou ferramenta, seus pontos fortes e limitações e os casos de pesquisa para os quais eles são mais adequados.

Cada laboratório têm duração de 20h, divididas em 5 dias de 4 horas. Todos os cursos ocorrem no período da manhã, entre 9h e 13h. O custo por laboratório é de R$ 400,00.

No segundo semestre de 2019, serão oferecidos:

[5 a 9 de agosto] Análise de dados qualitativos utilizando Atlas.ti [20 horas], por Monise Picanço Inscrições
[2 a 6 de setembro] Programação em R [20 horas], por Leonardo Barone Inscrições
[7 a 11 de outubro] Análise de Regressão para pesquisas sociais [20 horas] por Murillo
Marschner Inscrições
[4 a 8 de novembro] Captura de dados na Internet com R [pressuposto: curso de R ou tutorial
de preparação] [20 horas] por Thiago Meireles Inscrições

Dúvidas no e-mail:

 

CURSOS

[5 a 9 de agosto] Análise de dados qualitativos utilizando Atlas.ti [20 horas]

Sobre o curso

A proposta do curso é fornecer ferramentas para potencializar a análise do material qualitativo coletado a partir de entrevistas, observação e anotações e/ou materiais documentais. Trabalharemos com o método da codificação, forma de análise que ganha corpo nas Ciências Sociais em meados de 1960 e se dissemina, sobretudo, a partir da construção dos softwares de codificação. Para compreender esse método, apresentaremos duas perspectivas analíticas que utilizam codificação [Grounded Theory e Análise de Conteúdo]. A partir dessa discussão, faremos exercícios práticos com o software Atlas.ti e veremos como a leitura e a interpretação dos dados qualitativos podem ser aprimoradas com o uso de diferentes técnicas de codificação, fragmentação e cruzamento. O curso contempla ainda uma introdução às pesquisas do tipo qualitativas, em que se apresentam os pontos fortes e limitações dessa abordagem e os tipos de situações e problemas empíricos que favorecem seu uso.

Professor: Monise Fernandes Picanço

Monise Picanço é mestra e doutora em Sociologia pela USP. Coordenadora do cebrap.lab, é professora de Metodologia e Análise qualitativa com uso do software Atlas.ti, com passagem pelo cebrap.lab, Unicamp, Programa de Treinamento Intensivo em Metodologia Quantitativa da UFMG [MQ-UFMG] e Metodológicas CEM [USP]. Pesquisadora do Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap desde 2010 com experiência nos temas em coleta e análise qualitativa e quantitativa em pesquisas sobre educação, mercado de trabalho, mobilidade urbana, inovação e políticas públicas. Foi pesquisadora associada ao Centro de Estudos da Metrópole entre 2010 e 2017 e atuou em projeto com parceira com o Ministério do Desenvolvimento Social sobre inclusão produtiva de beneficiários de políticas sociais do Governo Federal [2014-2016].

 [2 a 6 de setembro] Programação em R [20 horas]

Sobre o curso

O curso oferece uma iniciação à lógica de programação e ao uso da linguagem R para organização, análise e apresentação de dados para pesquisa social. O foco do curso é o desenvolvimento da habilidade de programação para solução de problemas diversos relacionados ao manejo de dados com fins de pesquisa, com ênfase na análise exploratória de dados e estatísticas descritivas. R é uma linguagem de código aberto e desenvolvimento comunitário e se tornou uma das linguagens de programação e análise de dados mais populares em diversos campos científicos, inclusive nas ciências sociais, e profissionais.

Professor: Leornardo Barone

Pesquisador de Pós-Doutorado no Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo [DCP-USP], especializado em métodos quantitativos, avaliação de políticas públicas e ciências sociais computacionais. Professor de programação, estatística e métodos de pesquisa para ciências sociais na IPSA-USP Summer School on Methods and Concepts in Political Science and International Relations, do Programa de Treinamento Intensivo em Metodologia Quantitativa da UFMG [MQ-UFMG] e no DCP-USP. Foi pesquisador do Centro de Política e Economia do Setor Público da FGV-SP [CEPESP, 2007-2014], Centro Brasileiro de Análise e Planejamento [CEBRAP, 2011-2013], do Centro de Estudos da Metrópole [CEM, 2012-2014] e Instituto Empreender Endeavor [2014]. Foi pesquisador bolsista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada [IPEA, 2011-2013]. É Mestre e Doutor em Administração Pública e Governo pela FGV-SP, com trabalhos sobre partidos políticos e eleições, Bacharel em Administração de Empresas pela FGV-SP, Bacharel em Ciências Sociais pela FFLCH-USP e atualmente é estudante de graduação em Matemática Aplicada e Computacional no IMEUSP.

[7 a 11 de outubro] Análise de Regressão para pesquisas sociais [20 horas]

Sobre o curso

Este curso tem por objetivo introduzir pesquisadores e pesquisadoras na utilização de modelos de análise de regressão à investigação de fenômenos sociais. Serão abordadas técnicas para análise de dados contínuos (regressão linear) e categóricos (regressão logística e multinomial), com a exposição de suas propriedades, procedimentos de implementação e a realização de exercícios práticos a partir de bases de dados disponíveis gratuitamente on line.

Professor: Murillo Marschner

Murillo Marschner é mestre (UFMG) e doutor (USP) em Sociologia. Atualmente professor do Departamento de Sociologia da USP (2019-) e ex-professor do Departamento de Educação da Puc-Rio (2015-2019). Pesquisador associado ao Cebrap desde 2007, tem experiência de pesquisa nas áreas de educação, trabalho, desigualdades sociais e políticas públicas.

[4 a 8 de novembro] Captura de dados na Internet com R [pressuposto: curso de R ou tutorial de preparação] [20 horas], por Thiago Meireles

Sobre o curso

O curso oferece uma introdução à captura de dados na Internet usando a linguagem R. Por meio de exercícios práticos, os participantes aprenderão estratégias de captura de páginas simples de internet, como páginas de Legislativos brasileiros e/ou de jornais com a finalidade de construir bases de dados úteis à pesquisa em ciências sociais. O curso contempla ainda uma rápida introdução ao uso de APIs de redes sociais [Twitter e Facebook] usando R. O requisito para participar do curso é ter tido exposição prévia à linguagem R ou realizar um tutorial de preparação antes do início das aulas.

Professor: Thiago Meireles

Doutorando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Seu objeto de pesquisa são os processos de internacionalização de governos subnacionais em uma perspectiva comparada, especificamente sobre o que leva ao desenvolvimento dessas ações. Outros interesses de pesquisa incluem conflitos distributivos e seus impactos sobre a desigualdade, bem como metodologias para inferência causal. Graduado em Relações internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), é mestre em Ciência Política pela USP.