Cebrap.lab 2º. Semestre de 2018

Já estão com inscrições abertas os cursos do cebrap.lab para o segundo semestre de 2018. A iniciativa tem como objetivo difundir conhecimento analítico através de um programa de cursos aplicados de métodos, técnicas e ferramentas de pesquisa em Ciências Sociais. O cebrap.lab é destinado a pesquisadores que desejam atualizar seus conhecimentos, estudantes ou gestores públicos ou privados que lidam com pesquisa ou análise de informação.

Os cursos são pensados como laboratórios, com foco em grupos pequenos de participantes, possibilitando uma entrada prática no tema ou ferramenta em questão, contemplado exercícios práticos e experimentações. Os laboratórios são ministrados por pesquisadores que utilizam empiricamente a ferramenta em questão em suas pesquisas. Além de aspectos operacionais relacionados ao uso das técnicas, cada curso também envolve uma discussão introdutória sobre o método ou ferramenta, seus pontos fortes e limitações e os casos de pesquisa para os quais eles são mais adequados.

Cada curso têm duração de 20h, divididas em 5 dias de 4 horas. Todos os laboratórios ocorrem no período da manhã, entre 9h e 13h. O custo por curso é de R$ 400,00.

No segundo semestre de 2018, serão oferecidos:

[20 a 24 de agosto] Programação em R, por Leonardo Barone – vagas encerradas

[17 a 21 de setembro] Análise de dados qualitativos utilizando Atlas.ti, por Monise Picanço – vagas encerradas

[22 a 26 de outubro] Etnografia: explorando múltiplos fazeres etnográficos, por Priscila Vieira INSCRIÇÃO

[5 a 9 de novembro] Introdução e ferramentas para análises quantitativas utilizando SPSS, por Victor Calil e Daniela Costanzo INSCRIÇÃO

Dúvidas no e-mail:

 

CURSOS

[20 a 24 de agosto] Programação em R

Sobre o curso

O curso oferece, em 20 horas, uma iniciação à lógica de programação e ao uso da linguagem R para organização, análise e apresentação de dados para pesquisa social. O foco do curso é o desenvolvimento da habilidade de programação para solução de problemas diversos relacionados ao manejo de dados com fins de pesquisa, com ênfase na análise exploratória de dados e estatísticas descritivas. R é uma linguagem de código aberto e desenvolvimento comunitário e se tornou uma das linguagens de programação e análise de dados mais populares em diversos campos científicos, inclusive nas ciências sociais, e profissionais.

Professor: Leonardo Sangali Barone

Pesquisador de Pós-Doutorado no Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo [DCP-USP], especializado em métodos quantitativos, avaliação de políticas públicas e ciências sociais computacionais. Professor de programação, estatística e métodos de pesquisa para ciências sociais na IPSA-USP Summer School on Methods and Concepts in Political Science and International Relations, do Programa de Treinamento Intensivo em Metodologia Quantitativa da UFMG [MQ-UFMG] e no DCP-USP. Foi pesquisador do Centro de Política e Economia do Setor Público da FGV-SP [CEPESP, 2007-2014], Centro Brasileiro de Análise e Planejamento [CEBRAP, 2011-2013], do Centro de Estudos da Metrópole [CEM, 2012-2014] e Instituto Empreender Endeavor [2014]. Foi pesquisador bolsista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada [IPEA, 2011-2013]. É Mestre e Doutor em Administração Pública e Governo pela FGV-SP, com trabalhos sobre partidos políticos e eleições, Bacharel em Administração de Empresas pela FGV-SP, Bacharel em Ciências Sociais pela FFLCH-USP e atualmente é estudante de graduação em Matemática Aplicada e Computacional no IMEUSP.

[17 a 21 de setembro] Análise de dados qualitativos utilizando Atlas.ti

Sobre o curso

A proposta do curso de 20 horas é fornecer ferramentas para potencializar a análise do material qualitativo coletado a partir de entrevistas, observação e anotações e/ou materiais documentais. Trabalharemos com o método da codificação, forma de análise que ganha corpo nas Ciências Sociais em meados de 1960 e se dissemina, sobretudo, a partir da construção dos softwares de codificação. Para compreender esse método, apresentaremos duas perspectivas analíticas que utilizam codificação [Grounded Theory e Análise de Conteúdo]. A partir dessa discussão, faremos exercícios práticos com o software Atlas.ti e veremos como a leitura e a interpretação dos dados qualitativos podem ser aprimoradas com o uso de diferentes técnicas de codificação, fragmentação e cruzamento. O curso contempla ainda uma introdução às pesquisas do tipo qualitativas, em que se apresentam os pontos fortes e limitações dessa abordagem e os tipos de situações e problemas empíricos que favorecem seu uso.

Professora: Monise Fernandes Picanço

Mestra e Doutoranda em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Professora de Metodologia e Análise qualitativa com uso do software Atlas.ti, com passagem pelo cebrap.lab, Unicamp, Programa de Treinamento Intensivo em Metodologia Quantitativa da UFMG [MQ-UFMG] e Metodológicas CEM [USP]. Pesquisadora do Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap desde 2010 com experiência nos temas em coleta e análise qualitativa e quantitativa em pesquisas sobre educação, mercado de trabalho e políticas públicas. Foi pesquisadora associada ao Centro de Estudos da Metrópole entre 2010 e 2017 e atuou em projeto com parceira com o Ministério do Desenvolvimento Social sobre inclusão produtiva de beneficiários de políticas sociais do Governo Federal [2014-2016].

[22 a 26 de outubro] Etnografia: explorando múltiplos fazeres etnográficos

Sobre o curso

A etnografia é um método de pesquisa com muitas potencialidades. O objetivo do curso é oferecer uma introdução ao método e explorar as possibilidades e desafios envolvidos nos diferentes tipos de etnografia. Vamos tratar de conceitos e fundamentos básicos, além de dilemas éticos, técnicas de observação, registro e sistematização de dados. Discutiremos também as especificidades dos diversos tipos de etnografia como: institucional, biográfica, auto-etnografia, etnografia da e na internet. A proposta do curso inclui duas atividades práticas: a) observação presencial orientada e b) exercício de etnografia em ambiente virtual. Essas atividades proporcionarão a oportunidade para elaboração de cadernos de campo e sistematização de dados, bem como a reflexão sobre diferenças e semelhanças entre dois tipos de fazer etnográfico.

Professora: Priscila Vieira

Priscila Vieira é mestra e doutora em Sociologia pela USP. Pesquisadora do Cebrap desde 2016, também presta consultoria em pesquisa qualitativa para diversos institutos privados e organizações do terceiro setor. Foi pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole [CEM] entre 2002 e 2016. Tem mais de quinze anos de experiência em coordenação, condução e análise de estudos qualitativos – acadêmicos e de mercado-, incluindo pesquisas etnográficas. Para o desenvolvimento de seu mestrado e doutorado, usou a etnografia como método privilegiado. É autora do livro “A experiência da procura de trabalho: vivências, significados e interações” [2012], baseado em sua dissertação, onde apresenta uma etnografia de situações de procura de trabalho.

[5 a 9 de novembro] Introdução e ferramentas para análises quantitativas utilizando SPSS

Sobre o curso

O curso apresenta uma introdução à utilização de dados quantitativos nas Ciências Sociais, refletindo sobre sua aplicabilidade e limites.O objetivo do curso é tornar o aluno apto a trabalhar com bancos de dados, apresentando desde a estrutura do banco de dados até a análise dos dados com o software SPSS. Começamos esse trabalho a partir da apresentação da estrutura de um banco de dados, abordando os tipos de variáveis existentes e as formas de buscar, baixar e abrir um banco de dados da internet. Em seguida, abordaremos as estatísticas descritivas, construção de tabelas e de gráficos. Parte-se então para o cruzamento e criação de variáveis. Ensinaremos ainda a fazer séries históricas, manipular diversos bancos de dados e automatizar alguns processos através da produção de algumas sintaxes. Por fim, discutiremos agrupamentos, correlações e regressões de forma introdutória. Não é preciso ter qualquer conhecimento prévio para fazer este curso, que pretende introduzir os iniciantes na análise de dados quantitativos. Serão utilizadas aulas expositivas e exercícios práticos.

Professora: Daniela Costanzo

Daniela Costanzo é doutoranda em Ciência Política pela USP com experiência nas áreas de política urbana, economia e política e desenvolvimento econômico e urbano. É pesquisadora do Cebrap desde 2015, passou por cursos de metodologia no CEM, Cebrap, IPSA-USP e UNESCO. Trabalha com dados quantitativos e qualitativos e Sistemas de Informação Geográfica. É bacharela em Ciências Sociais pela USP e mestra em Ciência Política pela mesma instituição. Fez iniciação científica no Centro de Política e Economia do Setor Público da FGV-SP [CEPESP], foi estagiária do Metrô de São Paulo e atuou como professora do Ensino Médio.

Professor: Victor Callil

Victor Callil é mestre em sociologia pela Universidade de São Paulo. Pós-graduado em pesquisa de marketing, mídia e opinião pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política [FESP-SP]. Possui graduação em Turismo pela Universidade Estadual Paulista [UNESP]. É pesquisador do Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap desde 2009 onde participa de pesquisas sobre mobilidade urbana e políticas públicas. Trabalha com o tema da mobilidade por bicicleta desde 2011. Participou da elaboração das Ciclorrotas [2011 e 2012] e do mapeamento do Bike Sampa [2012]. Compõe a equipe responsável pela elaboração de indicadores e análise de acompanhamento de sistemas de bicicleta compartilhada em 6 cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife [2012-2017]. Realizou pesquisas quantitativas e qualitativas com ciclistas [2012-2015] e com gestores públicos [2016]. Desenvolve trabalhos técnicos de contagem, além de trabalhos acadêmicos na área. Trabalha com manipulação, análise e georreferenciamento de dados em programas estatísticos e GIS