30/04/2021
As implicações da autonomia das polícias para a segurança pública, a ação coletiva e a democracia
A atuação das polícias tem sido objeto de contínua atenção por parte de pesquisadores e cientistas sociais no Brasil. Para analisar as implicações da autonomia das polícias para a segurança pública, a ação coletiva e a democracia, o Cebrap convidou três pesquisadores para participar do Seminário que acontece na próxima sexta (30/4), às 11h, no Canal do Cebrap no YouTube.
O encontro terá a mediação de Ana Paula Galdeano e contará com o cientista social Renato Sérgio de Lima, presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública; a professora Flávia Rios, da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora do Afro Cebrap; e Gabriel Feltran, professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos e pesquisador do Núcleo de Etnografias Urbanas do Cebrap.
Assistir
18/12/2020
Heidegger/Wittgenstein – Confrontos

O último seminário virtual do Cebrap em 2020 foi uma pausa reflexiva, e ainda assim instigante e atual, na torrente de urgências de um ano mergulhado em pandemia. O filósofo, e um dos cebrapianos fundadores, José Arthur Giannotti discorreu sobre o desafio que enfrentou ao escrever seu mais recente livro, “Heidegger/Wittgenstein – Confrontos” (Companhia das Letras), e das divergências entre dois dos maiores filósofos do século XX. Apresentação e moderação de Raphael Neves, professor da Unifesp e diretor científico do Cebrap. Participações de Marcos Nobre, Luiz Henrique Lopes dos Santos, Márcio Sattin, Lutti Mira Salineiro, Luciano Codato, Robson Ramos e João Carlos Torres.

Assistir
11/12/2020
Eleições municipais 2020: o que as urnas revelaram?

Todo mundo sabe quem ganhou e quem perdeu nessas eleições municipais de 2020: os nomes, os partidos, quantos de um, quantos de outro. Mas que forças políticas saíram maiores? Quais enfraqueceram? Houve surpresas? Afinal de contas, o que 2020 nos mostrou e como isso pode antecipar as eleições de 2022?

No penúltimo seminário virtual do Cebrap de 2020, a cientista política Maria Hermínia Tavares de Almeida (Cebrap) coordena “Eleições municipais 2020: o que as urnas revelaram?”, um debate com as presenças de Rachel Meneguello (UNICAMP), Antonio Lavareda (IPESPE) e Pedro Floriano Ribeiro (UFSCar).

Assistir
25/09/2020
Educação e mundo digital no contexto da pandemia do coronavírus

O webinar reuniu três especialistas no campo da educação para tratar do impacto na aprendizagem e do desafio de adaptação aos meios digitais consequentes da suspensão das aulas presenciais. Estiveram presentes Adelina Novaes (Fundação Carlos Chagas), Claudia Costin (FGV-Ceipe) e Graziela Perosa (USP), com mediação de Adriano Januário (Cebrap).

Assistir
20/07/2020
Sobre o Projeto de Lei das Fake News

Nesta edição especial dos seminários virtuais promovidos pelo Cebrap desde o início da quarentena em março o assunto agora é fake news. Mais precisamente, o projeto da Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet recentemente aprovado no Senado e que pretende combater notícias falsas em redes sociais e serviços de mensagens. O PL 2630/2020 está agora nas mãos da Câmara dos Deputados e depois segue para sanção presidencial. Com mediação de Mariana Valente (Cebrap/InternetLab/Insper), o webinar “Sobre o Projeto de Lei das Fake News” reuniu a deputada Margarete Coelho (PP/PI) e o deputado Orlando Silva (PC do B/SP) para tratar dos prós e contras deste PL, do que foi e não foi discutido com a sociedade civil, de possíveis ruídos em relação ao Marco Civil da Internet (2014), de riscos à privacidade dos usuários, entre outras questões.

Assistir
17/07/2020
Os impactos da pandemia no agravamento da violência doméstica contra a mulher: visibilidade e respostas políticas

Com abertura de Arilson Favareto (UFABC) e mediação de Sandra Garcia (Cebrap), o webinar “Os impactos da pandemia no agravamento da violência doméstica contra a mulher: visibilidade e respostas políticas” reuniu Juliana Martins (Fórum Brasileiro de Segurança Pública) e Wânia Pasinato (Consultora da ONU Mulher). Segundo o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), houve um aumento de mais de 50% no número de denúncias de violência doméstica desde o início da quarentena em março. Com esse e outros números na cabeça, o webinar tratará dessa que é um das consequências menos discutidas da crise desencadeada pela pandemia (e quais respostas tem sido dadas pelos poderes públicos).

Assistir
26/06/2020
Bolsonarismo no contexto da pandemia do coronavírus

Com abertura de Arilson Favareto e mediação de Jonas Medeiros (Cebrap), o webinar ‘Bolsonarismo no contexto da pandemia do coronavírus’, reuniu Camila Rocha (Cebrap) e Márcio Moretto Ribeiro (USP). Em pauta, a base social do bolsonarismo e como seus eleitores e apoiadores têm interpretado e se posicionado no debate público e nas mídias digitais frente às políticas do governo Bolsonaro diante da pandemia.

Assistir
12/06/2020
Agenda ambiental no contexto da pandemia do coronavírus

Com abertura de Arilson Favareto (UFABC), pesquisador e coordenador de seminários do Cebrap, e mediação de Ana Carolina Amaral (Folha de S.Paulo/Ambiência), o webinar “Agenda ambiental no contexto da pandemia do coronavírus” reuniu Ana Toni (Instituto Clima e Sociedade), José Eli da Veiga (IEA/USP) e Ricardo Abramovay (IEE/USP). Em pauta, o debate sobre como as agendas de clima e sustentabilidade foram e serão afetadas pela crise desencadeada com a Covid-19, e quais os caminhos para que o tratamento destes temas favoreça a busca por alternativas inovadoras para o período pós pandemia.

Assistir
29/05/2020
Redes de proteção social no contexto da pandemia do coronavírus

Coordenado por Ricardo Balthazar (Folha de S. Paulo), “Redes de proteção social no contexto da pandemia do coronavírus” reuniu Glauco Arbix (USP/Cebrap) e Rogério Barbosa (CEM/Cebrap) tratando de como as redes de proteção social estão agindo durante a pandemia e do trabalho que vem desenvolvendo com a Rede de Pesquisa Solidária. Graziela Castello, pesquisadora e diretora administrativa do Cebrap, foi a debatedora convidada. Webinar feito em parceria com a Folha de S. Paulo.

Assistir
15/05/2020
As populações periféricas no contexto da pandemia do coronavírus: favelas, ruas e prisões

Coordenado e mediado por Ana Paula Galdeano (Cebrap), “As populações periféricas no contexto da pandemia do coronavírus: favelas, ruas e prisões” trouxe ao debate Camila Nunes Dias (UFABC/NEV), Gabriel Feltran (UFSCar/Cebrap) e Simone Frangella (Instituto de Ciências Sociais/Universidade de Lisboa) tratando do impacto da pandemia nas populações mais violadas do ponto de vista dos direitos humanos, suas condições de vida e as medidas estatais e não estatais adotadas.

Assistir
08/05/2020
Crise e respostas institucionais no contexto da pandemia do coronavírus

Coordenado por Maria Hermínia Tavares de Almeida (Cebrap), “Crise e respostas institucionais no contexto da pandemia do coronavírus” trouxe apresentações de Fabiano Santos (IESP-UERJ), Lara Mesquita (FGV/Cebrap) e Marcus André Melo (UFPE). Em pauta, a atuação dos três poderes da República no contexto atual e as possíveis alternativas institucionais frente à evolução da crise política.

Assistir
30/04/2020
Mercado de trabalho no contexto da pandemia coronavírus

Coordenado por Hellen Guicheney (Cebrap/Centro de Estudos da Metrópole), “Mercado de trabalho no contexto da pandemia coronavírus” reuniu apresentações de Nadya Araújo Guimarães (USP/Cebrap), Sayonara Grillo (UFRJ/Justiça do Trabalho) e Ian Prates (Cebrap/Social Accountability International) e Rogério Barbosa (Centro de Estudos da Metrópole). Prates e Barbosa trataram de trabalho desenvolvido para a Rede de Pesquisa Solidária – Políticas Públicas & Sociedade. Especialmente neste webinar, Adalberto Cardoso (IESP-UERJ) teve o papel de debatedor externo. Na pauta, o presente e o futuro do mercado e das relações de trabalho em um mundo sob ameaça de pandemia e num país em crise política.

Assistir
17/04/2020
Cenário político no contexto da pandemia do coronavírus

Com abertura de Arilson Favareto (UFABC), coordenador de seminários do Cebrap, e mediação de Maria Hermínia Tavares de Almeida (Cebrap), o webinar “Cenário político no contexto da pandemia do coronavírus” reuniu Angela Alonso (socióloga, professora da USP, pesquisadora e ex-presidente do Cebrap), Conrado Hübner Mendes (doutor em Direito e em Ciência Política, professor da Faculdade de Direito da USP) e Marcos Nobre (filósofo, professor da Unicamp e presidente do Cebrap). Na pauta, o atual cenário político brasileiro, ainda mais conturbado pela pandemia do Coronavírus, e os embates entres os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Assistir
02/04/2020
Cenário econômico no contexto da pandemia do coronavírus

Com abertura de Arilson Favareto (UFABC/Cebrap) e mediação de André Roncaglia (Unifesp/Cebrap), o webinar “Cenário econômico no contexto da pandemia do coronavírus” reuniu Armínio Fraga (economista, sócio-fundador da Gávea Investimentos, ex-presidente do Banco Central), Marcelo Medeiros (economista, doutor em sociologia, professor visitante da Princeton University) e Zeina Latif (economista, consultora econômica, colunista do jornal O Estado de S. Paulo). Na pauta, o atual cenário econômico brasileiro e o que deve ser feito para fazer face à crise.

Assistir
19/02/2020
From Hatred of Difference to Identity Compulsion – Authoritarian Personality Today

De que forma um conceito clássico como o de personalidade autoritária, com raízes na Teoria Crítica, pode ser mobilizado diante de contextos sociais atuais? Esta é a questão a ser apresentada por Karin Stögner, Professora de Sociologia da Universidade Passau (Alemanha). A professora discutirá a forma atual do caráter autoritário, sua relação com o individualismo e quais papéis a concepção de diferença presta em relação a diferentes perspectivas políticas e sociais. Seminário feito em parceria com o Mecila.

Assistir
06/12/2019
What a 12th Century Muslim says to a 21st Century Christian in Andalusia: Inheriting a Complex Religious Identity

Desde o final do século XIX, muitos espanhóis – principalmente os que residem no sul do país – passaram a sentir que a Andaluzia está ligada vitalmente à al-Andalus (Iberia islâmica medieval) e que os desafios enfrentados por eles, hoje – e pelos europeus de maneira mais ampla –, exigem o reconhecimento dessa identidade e de sua continuidade histórica. Descobrindo-se herdeiros de uma identidade histórica profundamente marcada pela tradição islâmica (uma identidade insistentemente negada e apagada no discurso nacionalista espanhol), esses homens e mulheres descobriram que o Islã é parte integrante de suas vidas, perturbando sua identidade europeia, espanhola e andaluz. Nesse seminário, Charles Hirschkind discutiu a memória histórica como um meio de identidade religiosa, ou, mais precisamente, uma interpelação religiosa dirigida a um sujeito fora dos limites dessa religião. Embora seja comum pensar nos legados de al-Andalus como “culturais” e não religiosos, nenhum desses termos modernos faz justiça ao impacto perturbador do passado ibérico sobre aqueles que ouvem seu chamado. Com base na história do andalucismo, é colocada a seguinte pergunta: o que significa para um europeu cristão moderno ser o herdeiro de um passado muçulmano?

Assistir
11/10/2019
Democracy and Globalization: historical reflections

Professor do departamento de História em Princeton e diretor do Laboratório de História Global da Universidade de Princeton, Jeremy Adelman falou no Cebrap sobre integração global, democracia e o estrangeiro. Adelman é autor de premiados livros como “Republic of Capital: Buenos Aires and the Legal Transformation of the Atlantic World” e “Worldly Philosopher: The Odyssey of Albert O. Hirschman”.

Assistir
23/09/2019
Meio ambiente e agricultura: que política adotar?

Nesta edição da série Diálogos Cebrap/Folha, Juliano Assunção (Climate Policy Initiative) e Xico Graziano (FGV/SP) debateram sobre meio ambiente, agricultura e políticas públicas. Mediação de Philippe Watanabe (Folha de S. Paulo).

Assistir
06/09/2019
Os ricos e a desigualdade de renda no Brasil 1926-2030

Pedro Ferreira de Souza, sociólogo e pesquisador do IPEA, tem se destacado como especialista na trajetória histórica da desigualdade no Brasil e sua tese sobre o tema foi premiada pela Anpocs e pela Capes e virou livro editado pela Hucitec [“Uma História de Desigualdade”].

Assistir
05/08/2019
Motivações e impactos nas mudanças do Censo 2020

Em mais uma edição do Diálogos Cebrap/Folha, Ricardo Paes de Barros (Instituto Ayrton Senna e Insper) e José Marcos Pinto da Cunha (Nepo e IFCH/Unicamp) discutem o que motivou os cortes no Censo 2020 e os impactos esperados. Mediação da jornalista Ana Estela de Sousa (Folha de S. Paulo).

Assistir
14/06/2019
Estado e desigualdade no Brasil

O economista Armínio Fraga, que presidiu o Banco Central entre 1999 e 2002, tratou do papel do Estado e de propostas para diminuir a desigualdade no Brasil.

Assistir
03/05/2019
Ganhadores: a greve negra de 1857 na Bahia

No seminário, João José Reis, um dos maiores especialistas em história da escravidão no Brasil, fala sobre seu novo livro, que será lançado ainda esse ano, a respeito de uma greve de carregadores africanos em protesto contra um imposto e outras medidas de controle policial criados por uma lei municipal. Trata-se da primeira na história brasileira a interromper todo um setor vital da economia urbana. Parceria Cebrap e Mecila.

Assistir
12/04/2019
Muertes que importan: una mirada sociohistórica sobre los casos que marcaron la Argentina reciente

Numa parceria Cebrap e Mecila, o sociólogo Gabriel Kessler, da Universidade Nacional de La Plata, fala sobre o livro que dá título ao seminário e que trata da violência do Estado na Argentina pós ditadura e de como certas mortes comovem a opinião pública e outras não.

Assistir
14/12/2018
O que precisa ser reformado no sistema tributário brasileiro

No último seminário de 2018, o economista e diretor do Centro de Cidadania Fiscal, Bernard Appy, fala sobre o que precisa ser reformado no sistema tributário brasileiro.

Assistir
05/12/2018
Perspectivas diante dos resultados eleitorais

No último Diálogos Cebrap/Folha de 2018, Cláudio Couto [FGV-SP] e Andréa Feitas [Unicamp e Cebrap], ambos cientistas políticos, discutem as perspectivas nacionais diante dos resultados eleitorais de 2018. Mediação de Fábio Zanini [Folha de S. Paulo].

Assistir
23/11/2018
Courts under pressure

O renomado jurista alemão Dieter Grimm, que atuou por mais de uma década como juiz do Tribunal Constitucional Federal Alemão e também foi reitor do Instituto de Ciências de Berlim, falou sobre as pressões não liberais que estão recaindo sobre diversas cortes constitucionais ao redor do mundo, colocando em cheque o constitucionalismo que parecia ter se estabelecido de maneira definitiva ainda no final do século 20.

Assistir
09/11/2018
Elza Berquó e as rupturas nos estudos de reprodução e raça

Em mais um seminário da série ‘Cebrap 50 anos, obras fundamentais’, Andrea Loyola [IMS/UERJ], Magda Isabel [UFSCar] e Tania Lago [Santa Casa] tratam da importância e da atualidade dos trabalhos de Elza Berquó, uma das fundadoras do Cebrap, no campo dos estudos de reprodução e também nas discussões raciais, especialmente das mulheres negras.

Assistir
19/10/2018
Eleições e os riscos à democracia

Entre o primeiro e o segundo turno da disputa presidencial, o Diálogos Cebrap/Folha coloca em debate a atual eleição e os riscos à democracia. Estarão presentes Sérgio Fausto (Fundação FHC) e Marcos Nobre (Unicamp e Cebrap). Mediação de Daniela Lima da Folha de S. Paulo.

Assistir
19/09/2018
Dilemas do financiamento político no Brasil

Em mais uma edição da série Diálogos Cebrap/Folha, Bruno Carazza [ESAF] e Bruno Speck [USP] discutem os dilemas do financiamento político no Brasil. Mediação do jornalista Ricardo Balthazar, da Folha de S. Paulo.

Mais informações
31/08/2018
Como nasce o novo? Hegel e a Teoria Crítica

O filósofo, professor da Unicamp e pesquisador do Cebrap, Marcos Nobre, trata de Hegel, Teoria Crítica e seu mais recente livro [‘Como nasce o novo?’, editora todavia] em mais um #SeminárioCebrap.

Assistir
13/08/2018
30 anos de Constituição: instituições e crise política

Em nova edição da série Diálogos Cebrap/Folha, o ministro do STF, Luis Roberto Barroso, e o professor da USP e pesquisador do Cebrap, Fernando Limongi, debatem sobre os 30 anos da Constituição brasileira. Mediação do jornalista Uirá Machado.

Assistir
03/08/2018
Movimentos sociais, Estado e democracia nos trabalhos de Ruth Cardoso

Em mais um seminário especial na série “Cebrap 50 anos, obras fundamentais”, a obra da antropóloga Ruth Cardoso é relembrada e analisada pela professora Teresa Caldeira [UC Berkeley].

Assistir
04/07/2018
Público, socialização e politização

O sociólogo Daniel Cefai, da École de Hautes Études en Sciences Sociales, apresentou o seminário “Público, Socialização e Politização: reler John Dewey na companhia de George Herbert Mead”

Assistir
15/06/2018
O nascimento do Brasil

Diretamente do Museu Nacional/UFRJ, o antropólogo João Pacheco de Oliveira apresentou o seminário “O nascimento do Brasil: ‘pacificação’, regime tutelar e formação de alteridades”

Assistir
08/06/2018
Uma homenagem a Paul Singer

Na série ‘Cebrap 50 anos, obras fundamentais’, Maria Hermínia Tavares [Cebrap] e Frederico Mazzucchelli [Unicamp] discutem o livro clássico organizado pelo economista Paul Singer: “São Paulo 1975: Crescimento e Pobreza”.

Assistir
28/05/2018
Internet e eleições

2018 é ano de eleição presidencial, mas não será uma eleição qualquer por causa de um cenário que mistura violentas polarizações e controversos usos da internet nas campanhas. Nesta edição do Diálogos Cebrap/Folha, Antonio Lavareda [UFPE] e Manoel Fernandes [Bites] debatem o tema ‘Internet e eleições’ com mediação do jornalista Uirá Machado.

Mais informações
25/05/2018
Democracia hoje

O professor e filósofo José Arthur Giannotti, um dos fundadores do Cebrap, fala sobre um assunto que permanece dolorosamente atual: a democracia.

Assistir
11/05/2018
Mutual learning for universal health coverage

Em mais uma edição dos Seminários Cebrap 2018, o professor Gerry Bloom, do britânico Institute of Development Studies, falará sobre “Mutual learning for universal health coverage in a rapidly changing world”.

Após o debate ocorrerá o lançamento do IDS Bulletin “Accountability for Health Equity: Galvanising a Movement for Universal Health Coverage”.

Mais informações
07/03/2018
Intervenção no Rio de Janeiro

Michel Misse (UFRJ)

Cel. José Vicente da Silva Filho (Instituto Fernand Braudel)

Mediação Fernanda Mena

Mais informações
24/11/2017
Dissonância e desconcerto: a inauguração da Sala São Paulo

No próximo encontro dos Seminários CEBRAP de 2017, que será realizado no dia 24/11, Ricardo Teperman (CEBRAP e Cia. das Letras) apresenta o tema: “Dissonância e desconcerto: a inauguração da Sala São Paulo”. Todos estão convidados! Para participar, basta confirmar presença no evento.

Mais informações
30/10/2017
Quais as perspectivas para o Rio de Janeiro?

Em mais um evento do Diálogos CEBRAP-Folha de S.Paulo, que será realizado no dia 30/10, a partir das 11h, no auditório Elza Berquó (CEBRAP), Eduarda de La Rocque (Pacto Rio) e Julita Lemgruber (CESeC) debatem o tema: “Quais as perspectivas para o Rio de Janeiro?”.

Mais informações
06/10/2017
Crise do financiamento em ciência no Brasil

Em mais um evento do Diálogos CEBRAP-Folha de S.Paulo, que será realizado no dia 06/10, a partir das 11h, no auditório Elza Berquó (CEBRAP), Carlos Henrique de Brito Cruz (Fapesp) e Stevens Rehen (UFRJ) debatem o tema: “Crise do financiamento em ciência no Brasil”. Todos estão convidados! Para participar, basta confirmar presença no evento.

Mais informações
29/09/2017
Igualdade de oportunidades

No próximo encontro dos Seminários CEBRAP de 2017, que será realizado no dia 29/9, Naercio Aquino Menezes Filho (Insper e FEA/USP) apresenta o tema: “Igualdade de oportunidades: análise longitudinal do impacto da pobreza no nascimento na escolaridade de jovens”. Todos estão convidados! Para participar, basta confirmar presença no evento.

Mais informações
01/09/2017
CEBRAP 50 anos, obras fundamentais: “A espoliação urbana: impactos e desdobramentos”

Debate com Eduardo Marques (USP e CEM/Cebrap) e Gabriel Feltran (UFSCar e CEM/Cebrap), com a presença do autor da obra, Prof. Lucio Kowarick.

Mais informações
04/08/2017
Mais informações
30/06/2017
Voto Pessoal, Voto Local e Voto Distrital: A Concentração Eleitoral no Brasil, 1994-2014

No próximo encontro dos Seminários CEBRAP do 1º Semestre de 2017, que será realizado no dia 30/6, George Avelino (FGV) apresenta o tema: “Voto Pessoal, Voto Local e Voto Distrital: A Concentração Eleitoral no Brasil, 1994-2014”. Todos estão convidados! Para participar, basta confirmar presença no evento.

Assistir
12/06/2017
STF e a crise política

No próximo encontro do Diálogos CEBRAP-Folha de S.Paulo, que será realizado no dia 12/6, Conrado Hubner Mendes (USP) e Virgilio Afonso da Silva (USP) debatem o tema: “STF e a crise política”. Todos estão convidados! Para participar, basta confirmar presença no evento.

Assistir
19/05/2017
Nova ordem política nos EUA e Europa

No próximo encontro do Diálogos CEBRAP-Folha de S.Paulo, que será realizado no dia 19/5, Luiz Felipe Alencastro (FGV/SP) e Matias Spektor (FGV-SP) debatem  o tema: “Nova ordem política nos EUA e Europa”. Todos estão convidados! Para participar, basta confirmar presença no evento.

Assistir
24/03/2017
Técnica e política na trajetória dos ministros do STF

No próximo dia 31/3, a partir das 11h, o CEBRAP promove em seu auditório o primeiro encontro da série Seminários CEBRAP do 1º Semestre de 2017. Para discutir o tema “Técnica e política na trajetória dos ministros do STF” vamos receber o cientista político Frederico Almeida (UNICAMP). Todos estão convidados! Confirme sua participação

Assistir
10/03/2017
Presidios e PCC

Na primeira edição de 2017 do ciclo de encontros Diálogos CEBRAP-Folha de S.Paulo, foi realizado o Seminário: “Presídios e PCC” no dia 10 de março, no auditório do CEBRAP com Gabriel Feltran (UFSCar/CEM/CEBRAP) e Bruno Paes Manso (NEV-USP) falando sobre o tema.

Mais informações
02/12/2016
Religião e sistema político

Em mais um ciclo de debates da série Diálogos CEBRAP-Folha de S.Paulo. Ronaldo de Almeida (UNICAMP/CEBRAP) e Ricardo Mariano (USP) falaram sobre o tema: “Religião e o sistema político”.

Mais informações
25/11/2016
Três décadas de democracia no Brasil: a crise em perspectiva

O CEBRAP, por meio do IPP (International Post-doctoral Program), promoveu mais um encontro da série de debates “Brasil em Transformação”. Participaram da mesa de discussão Marcos Nobre (CEBRAP/ UNICAMP) e Celso Rocha de Barros (Folha de S. Paulo).

Mais informações
07/11/2016
Balanço das eleições de 2016

Foi realizado no auditório do CEBRAP mais um ciclo de debates da série Diálogos CEBRAP-Folha de S.Paulo. Fernando Limongi (CEBRAP/USP) e Claudio Couto (FGV-SP) fizeram um balanço das eleições de 2016.

Mais informações
30/09/2016
Capitais do Urbano

O CEBRAP, com o apoio do CEM, promoveu em seu auditório mais um encontro da série Seminários CEBRAP do 2º Semestre de 2016. O pesquisador Eduardo Marques (CEBRAP/CEM) apresentou um dossiê divulgado na última edição da revista Novos Estudos CEBRAP que mostra o entendimento dos agentes privados envolvidos com a produção da cidade.

Mais informações
23/09/2016
Desenvolvimento econômico e mercado de trabalho

O CEBRAP, por meio do IPP (International Post-doctoral Program), apresentou um novo ciclo de debates, a série Brasil em Transformação. A primeira mesa de discussão teve Nadya Castro Guimarães (USP/CEM-CEBRAP) e Alvaro Comin (USP/CEBRAP).

Mais informações
16/09/2016
A indústria do futuro

O Cebrap recebeu Glauco Arbix (USP) na primeira mesa do encontro da série Seminários Cebrap do 2º Semestre de 2016.

Mais informações
16/08/2016
Novas regras de financiamento de campanhas eleitorais

Foi realizado mais um encontro da série Diálogos Cebrap-Folha, iniciativa que visa promover a discussão acerca do cenário brasileiro sob múltiplos aspectos dentre eles política, economia, questões sociais e muito mais. Nessa mesa de debate Bruno Reis (UFMG) e Renato Pereira (Prole).

Mais informações
03/06/2016
Linchamentos no Brasil

Cebrap recebeu José de Souza Martins na quarta mesa do encontro da série Seminários Cebrap do 1º Semestre de 2016. O tema do debate, que foi realizado no auditório do Cebrap: “Linchamentos no Brasil”.

Assistir
13/05/2016
Os objetivos de desenvolvimento sustentável: uma nova agenda para o Brasil?

Em comemoração dos 50 anos do Institute of Development Studies (IDS, UK), e da sua parceria com o Cebrap, foi realizado um debate sobre os desafios para o desenvolvimento sustentável no Brasil:

Mesa de Abertura: 

Angela Alonso, Presidente do Cebrap; Professora da USP

Evelina Dagnino, membro do Board of Trustees do IDS

James Allen, Diretor Executivo, Sustainability LAB, e representante dos ‘alumni’ do IDS no Brasil

Vera Schattan Coelho, Coordenadora do NCSD do Cebrap; Pesquisadora da UFABC

Palestrantes: 

Rômulo Paes de Sousa, Diretor do Rio+ Centro

Jessica Morris, Diretora Executiva da Conectas

Margareth Izumi Watanabe, Diretora de Metodologia e Produção de Dados da Fundação Seade

Alex Shankland, Fellow IDS

Mais informações
02/05/2016
Queda da desigualdade no Brasil?

Foi realizada a quinta mesa do ciclo de seminários especiais – Conjuntura Econômica. Participaram do debate Marcelo Medeiros (UNB/IPEA) e Rodolfo Hoffmann (USP).

Mais informações
11/04/2016
Crise atual e alternativas de longo prazo

Em parceria com o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, o Cebrap promove entre os dias 11 e 12 de abril, no Instituto de Arquitetos do Brasil, no Rio de Janeiro, o seminário Futuro do Brasil: “Crise atual e alternativas de longo prazo”. Clique para conhecer a programação completa.

Mais informações
08/04/2016
Transição Política, Crise e Impeachment

Cebrap recebeu Brasilio Sallum na terceira mesa do encontro da série Seminários Cebrap do 1º Semestre de 2016. O tema do debate, “Transição Política, Crise e Impeachment”.

Mais informações
04/04/2016
Investimento e poupança na economia brasileira

Realizada a quarta mesa do ciclo de seminários especiais de Conjuntura Econômica. Participaram do debate Cláudio Hamilton dos Santos (IPEA) e Samuel Pessôa (IBRE/FGV).

Mais informações
11/03/2016
The end of progress

Cebrap recebeu Amy Allen na segunda mesa do encontro da série Seminários Cebrap do 1º Semestre de 2016.

Mais informações
09/03/2016
Brasil 2016: impasses da crise política

Nesta quarta-feira, 9/3, das 11h30 às 13h30, será realizado no auditório do Cebrap mais um encontro da série Diálogos Cebrap-Folha, iniciativa que visa promover a discussão acerca do cenário brasileiro sob múltiplos aspectos dentre eles política, economia, questões sociais e muito mais. Nessa mesa de debate Maria Herminia Tavares de Almeida (Cebrap/USP) e Vinicius Mota (Folha de S.Paulo) vão discutir o seguinte tema: “Brasil 2016: impasses da crise política”. Todos estão convidados e não há necessidade de inscrição prévia.

Mais informações
07/03/2016
III Colóquio de Pesquisa e Ações em Direitos Humanos

Na próxima segunda-feira, 7/3, será realizado o III Colóquio de Pesquisa e Ações em Direitos Humanos, uma parceria entre o Cebrap e a Universidade Federal do ABC. As mesas de debate, que giram em torno do tema “Intolerância e Questões de Gênero” começam a partir das 10h, no auditório 002 – Bloco Beta da UFABC. Todos estão convidados e não é preciso fazer inscrição prévia.

Mais informações
29/02/2016
Inserção do Brasil na economia internacional

No dia 29/02, das 9h30 às 11h30, será realizada a terceira mesa do ciclo de seminários e o tema escolhido foi “Inserção do Brasil na economia internacional”. Participam do debate Luiz Carlos Bresser-Pereira (FGV) e Mariano Laplane (CGEE). A entrada é gratuita e todos estão convidados.

Assistir
19/02/2016
Impasses da democracia no Brasil

Cebrap recebe Leonardo Avritzer (Departamento de Ciência Política da UFMG) na abertura do encontro da série Seminários Cebrap do 1º Semestre de 2016. O tema do debate, que começa às 11h30 e será realizado no auditório do Cebrap, será: “Impasses da democracia no Brasil”. Todos estão convidados!

Assistir
02/02/2016
Produtividade do Trabalho

<span class=”semfundocoloridotxt”>No dia 02/02, das 9h30 às 11h30, será realizada a segunda mesa do ciclo de seminários e o tema escolhido foi “Produtividade do Trabalho”. Participam do debate Edmar Bacha e Luiz Gonzaga Beluzzo. A entrada é gratuita e todos estão convidados.</span>

Assistir
18/12/2015
A Crise Política

Nesta sexta-feira, 18/12, das 11h às 13h, será realizado no auditório do Cebrap mais um encontro da série Diálogos Cebrap-Folha, iniciativa que visa promover a discussão acerca do cenário brasileiro sob múltiplos aspectos dentre eles política, economia, questões sociais e muito mais. Nessa mesa de debate Fernando Limongi (USP-Cebrap) e Oscar Vilhena Vieira (colunista da Folha) vão discutir o seguinte tema: “A Crise Política”. Todos estão convidados e não há necessidade de inscrição prévia.

Mais informações
11/12/2015
Prazeres Perigosos: Erotismo contemporâneos e os limites da sexualidade

Cebrap recebeu Maria Filomena Gregori (Departamento de Antropologia – UNICAMP) no quinto e último encontro da série Seminários Cebrap do 2º Semestre de 2015.

Mais informações
26/11/2015
Conjuntura política: o que está em jogo?

A revista Novos Estudos Cebrap, em parceria com o portal Nexo, promovem nesta quinta-feira, 26/11, às 19h30, um debate com André Singer, Fernando Limongi e Marcos Nobre.

Mais informações
16/11/2015
Infraestrutura

Participaram do debate Hélcio Tokeshi (ex-Secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda), Gesner Oliveira (FGV) e Paulo Mattos (Cebrap/FGV).

Mais informações
13/11/2015
Estruturas e Linguagens de Exclusão: Brasil 2015

Neste seminário, as exposições e debates que serão realizados têm por objetivo revisar, aprofundar e discutir estruturas e políticas de Governo que, ao serem criadas desde o início dos anos 80, tinham por finalidade superar e eliminar desigualdades de raça/etnias e de gênero no país. Apesar das mudanças institucionais, de linguagens, normativas e exigibilidade de direitos, o país assiste à manutenção de patamares de desigualdades, expressos em evidências produzidas por pesquisas e também demarcadas nas demandas institucionais, de movimentos sociais e das ruas. Visíveis em variados cenários como das instituições e políticas no campo da Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, ou daquelas associadas à Segurança Pública, os co da Violência Institucional são expressões de contínuas e contundentes desigualdades futuras. Expressões recentes de violência explícita a mulheres nas ruas mostram a urgência de seguir compartilhando linguagens que permitam continuar tecendo imaginários de solidariedade, justiça e direitos. Venha assistir e debater com Márcia Lima, Marta Azevedo, Sonia Correa, Jacqueline Pitanguy, José Maurício Arruti, Elza Berquó, Alaerte Martins, Cristiane Cabral, Emanuelle Goes, Fátima Oliveira, Richarlls Martins, Adriana Vianna, Rosane Borges, Vera Regina Baroni.

Mais informações
06/11/2015
The Polarizing Face of Law: Courts, Conversions and Affirmative Action in India

O Cebrap recebe Shylashirs Shankar (Centre for Policy Research) no quarto encontro da série Seminários Cebrap do 2º Semestre de 2015.

Mais informações
23/10/2015
Modelos de financiamento da competição eleitoral e as suas implicações normativas

O Cebrap recebe Bruno Speck (Departamento de Ciência Política USP) no terceiro encontro da série Seminários Cebrap do 2º Semestre de 2015.

Mais informações
28/09/2015
Política brasileira sobre drogas

Nessa quinta mesa de debate Osmar Terra (Deputado Federal do PMDB-RS) e Mauricio Fiore (Pesquisador do Núcleo de Etnografia Urbana do Cebrap e coordenador científico da Plataforma Brasileira de Política de Drogas) vão discutir o seguinte tema: “Política brasileira sobre drogas”.

Mais informações
25/09/2015
Um multiculturalismo Monista: a questão quilombola

O Cebrap recebe José Maurício Arruti no segundo encontro da série Seminários Cebrap do 2º Semestre de 2015.

Mais informações
28/08/2015
Nas Ruas com a Polícia nas Manifestações

O Cebrap recebe Rafael Alcadipani (EAESP-FGV) na abertura da série de encontros dos Seminários Cebrap do 2º Semestre de 2015.

Mais informações
19/08/2015
25 anos do ECA: Redução da maioridade penal

Realizado no auditório do Cebrap o quarto encontro da série Diálogos Cebrap-Folha, iniciativa que visa promover a discussão acerca do cenário brasileiro sob múltiplos aspectos dentre eles política, economia, questões sociais e muito mais. Nessa quarta mesa de debate Paulo Malvasi (Cebrap) e Berenice Gianella (Fundação Casa) falam sobre o tema “25 anos do ECA: Redução da maioridade penal”.

Mais informações
26/06/2015
Padrões decisórios dos conselhos gestores de políticas. Uma análise comparativa

O pesquisador do Cebrap/CEM Adrian Gurza Lavalle é o próximo convidado da série de encontros dos Seminários Cebrap do 1º Semestre de 2015. O tema do debate, que começa às 11h30 e será realizado no auditório do Cebrap, será: “Padrões decisórios dos conselhos gestores de políticas. Uma análise comparativa”.

Mais informações
25/06/2015
Acolha, Não Puna

Coordenada pela Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD), com o apoio do Cebrap, a campanha “Acolha, Não Puna” promove na manhã desta quinta-feira, 25/6, a partir das 10h, no auditório do Cebrap, um debate para discutir políticas de drogas que priorizem a saúde e os direitos humanos, defendendo mudança de leis e de políticas que impeçam o acesso a ações pautadas na redução de danos.

Mais informações
24/06/2015
Corrupção: enfrentamentos e desafios

Nessa terceira mesa de debate Maíra Machado (FGV-Direito) e Claudio Couto (FGV-EASP) falam sobre o tema “Corrupção: enfrentamentos e desafios”.

Mais informações
22/05/2015
Valor dos pobres: a aposta no dinheiro como mediação o conflito social contemporâneo

Gabriel Feltran (Departamento de Sociologia -UFSCAR/CEM) é o próximo convidado da série de encontros dos Seminários Cebrap do 1º Semestre de 2015. O tema do debate, que começa às 12h30 e será realizado no auditório do Cebrap, será: “Valor dos pobres: a aposta no dinheiro como mediação o conflito social contemporâneo”.

Mais informações
13/05/2015
Conjuntura Econômica Brasileira

Nessa segunda mesa de debate, que terá mediação de Erica Faria (repórter especial da Folha), Samuel Pessoa (IE-FGV) e Luiz Gonzaga Belluzo (Unicamp) falam sobre o tema “Conjuntura Econômica Brasileira”.

Mais informações
24/04/2015
Reprodução após os 30 anos no Estado de São Paulo

A pesquisadora do Cebrap Elza Salvatori Berquó é a próxima convidada da série de encontros dos Seminários Cebrap do 1º Semestre de 2015.

Mais informações
22/04/2015
Reforma Política

Nessa primeira mesa de debate, que terá mediação de Uirá Machado (editor de Opinião da Folha), Jairo Nicolau (UFRJ) e Fernando Limongi (USP-Cebrap) falam sobre o tema “Reforma Política”.

Mais informações
12/12/2014
Eleições 2014: balanço e perspectivas

O pesquisador do Cebrap Fernando Limongi fecha a série de encontros dos Seminários Cebrap do 2º Semestre de 2014. O tema do debate, que começa às 12h30 e será realizado no auditório do Cebrap, será: “Eleições 2014: balanço e perspectivas”. Todos estão convidados e não há necessidade de inscrição prévia.

Mais informações
28/11/2014
Desafios em Equidade, Sustentabilidade e Segurança: Reflexões a partir da crise do Ebola

Para discutir a crise mundial do Ebola, o auditório do CEBRAP recebe, no dia 28/11, Melissa Leach, diretora do Institute os Delevopment Studies (Universidade de Sussex). O encontro faz parte da série de debates dos Seminários CEBRAP do 2º Semestre de 2014. O tema da apresentação, que começa às 12h30, será: “Desafios em Equidade, Sustentabilidade e Segurança: Reflexões a partir da crise do Ebola”. Todos estão convidados e não há necessidade de inscrição prévia. O debate será em inglês.

Mais informações
14/11/2014
Flores, Votos e Balas: o movimento pela abolição da escravidão no Brasil

A pesquisadora do Cebrap Angela Alonso é a próxima convidada da série de encontros dos Seminários Cebrap do 2º Semestre de 2014. O tema do debate, que começa às 12h30 e será realizado no auditório do Cebrap, será: “Flores, Votos e Balas: o movimento pela abolição da escravidão no Brasil”. Todos estão convidados e não há necessidade de inscrição prévia.

Mais informações
10/10/2014
Os desafios da metrópole: Um debate sobre o plano diretor estratégico da cidade de São Paulo

Para discutir o plano diretor da cidade de São Paulo com o pesquisador Eduardo Marques, do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/CEBRAP), o auditório do CEBRAP recebe, no dia 10/10, Nabil Bonduki, professor do Departamento de Planejamento da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP) e vereador do município de São Paulo. O encontro faz parte da série de debates dos Seminários CEBRAP do 2º Semestre de 2014. O tema da apresentação, que começa às 12h30, será: “Os desafios da metrópole: Um debate sobre o plano diretor estratégico da cidade de São Paulo”. Todos estão convidados e não há necessidade de inscrição prévia.

Mais informações
12/09/2014
Eleições Presidenciais 2014: Os Candidatos

O Cebrap recebe a editora de política do Jornal Valor Econômico, Maria Cristina Fernandes, no próxima sexta-feira, 12/9, para mais um encontro da série de debates dos Seminários Cebrap do 2º Semestre de 2014. O tema da apresentação, que começa às 12h30 e será realizado no auditório do Cebrap, será: “Eleições Presidenciais 2014: Os Candidatos”. Todos estão convidados e não há necessidade de inscrição prévia.

Mais informações
22/08/2014
Seminários Cebrap do 2º Semestre de 2014

O pesquisador do Cebrap José Arthur Giannotti abre no dia 22/8 a série de encontros dos Seminários Cebrap do 2º Semestre de 2014. O tema do debate, que começa às 12h30 e será realizado no auditório do Cebrap, será: “A política no limite do pensar”. Todos estão convidados e não há necessidade de inscrição prévia.

Mais informações