Imersões metodológicas em tempos de distanciamento social

O cebrap.lab, como diversas atividades formativas, foi interrompido por conta da pandemia de Covid-19. Um dos diferenciais dos laboratórios do cebrap.lab sempre foi o caráter de experimento coletivo e partilhado em grupo, orientado por exercícios e situações empíricas, com acompanhamento presencial de professores e assistentes. Durante esses meses de pandemia, estudamos formas de possibilitar a continuidade das nossas atividades de difusão de conhecimento metodológico que pudessem ser realizadas em distanciamento, sem perder a essência do cebrap.lab – uma abordagem empírica e processual, que parte de uma questão real de pesquisa e se desenvolve a partir de um caminho, possibilitando a chegada a um conjunto de resultados. 

Assim nasceu o “cebrap.lab – Imersões metodológicas em tempos de distanciamento social”, uma série de cursos experimentais que mantêm o caráter de laboratório e contam com diferentes recursos para além dos encontros entre participantes e professores (vídeos, leituras em casa, etapas de trabalho remoto em grupo). Como ponto positivo, além da multiplicidade de abordagens e de uma flexibilidade um pouco maior de agenda, temos também a possibilidade de participação de pessoas de diferentes localidades. 

Serão oferecidos, no segundo semestre, reformulações dos 3 laboratórios que deixaram de ser realizados no primeiro semestre, para os quais ainda há algumas vagas, e mais 3 outros que envolvem ferramentas de coleta e análise que podem ser realizadas pela Internet.  Cada laboratório tem duração de 1 semana, com encontros da turma com o professor realizados segunda, quarta e sexta feira, entre 18h30 e 21h30, pela plataforma Zoom. A terça e a quinta feira são destinadas atividades sem interação aluno/professor, que podem ser realizadas em horários que forem mais convenientes para cada participante (envolvendo, por exemplo, leitura de textos e acompanhamento de material gravado). 

Investimento:

R$ 320,00 para participação em um laboratório;

R$ 600,00 para participação em dois laboratórios;

R$ 840,00 para a participação em três laboratórios. 

Para condições de participação em 4 ou mais laboratórios, favor entrar em contato pelo email cebrap.lab@cebrap.org.br

As ementas e datas estão disponíveis abaixo.

[10 a 14 de agosto] Introdução e ferramentas para análises quantitativas utilizando SPSS por Daniela Costanzo e Victor Callil
VAGAS ENCERRADAS

[24 a 28 de agosto] Condução de entrevistas e análise de dados qualitativos no NVivo, por Anna Venturini
VAGAS ENCERRADAS

[14 a 18 de setembro] Laboratório de desenho de pesquisa por Núcleo de Desenvolvimento
VAGAS ENCERRADAS

[28 de setembro a 2 de outubro] Textos como dados: raspagem e mineração de dados em R por Thiago Meirelles
V
AGAS ENCERRADAS

[19 a 23 de outubro] Textos como discursos: análise qualitativa documental usando notícias de jornal por Rafael Souza
VAGAS ENCERRADAS

[09 a 13 de novembro] Questionários e formulários online: como construir, quando utilizar por Monise Picanço e Maria Carolina Oliveira
ÚLTIMAS VAGAS – https://forms.gle/gDTUZp2gViPGKB126

Dúvidas no e-mail:

 

CURSOS

Introdução e ferramentas para análises quantitativas utilizando SPSS

Sobre o curso

O curso apresenta uma introdução à utilização de dados quantitativos nas Ciências Sociais, refletindo sobre sua aplicabilidade e limites.O objetivo do curso é tornar o aluno apto a trabalhar com bancos de dados, apresentando desde a estrutura do banco de dados até a análise dos dados com o software SPSS. Começamos esse trabalho a partir da apresentação da estrutura de um banco de dados, abordando os tipos de variáveis existentes e as formas de buscar, baixar e abrir um banco de dados da internet. Em seguida, abordaremos as estatísticas descritivas, construção de tabelas e de gráficos. Parte-se então para o cruzamento e criação de variáveis. Ensinaremos ainda a fazer séries históricas, manipular diversos bancos de dados e automatizar alguns processos através da produção de algumas sintaxes. Por fim, discutiremos agrupamentos, correlações e regressões de forma introdutória. Não é preciso ter qualquer conhecimento prévio para fazer este curso, que pretende introduzir os iniciantes na análise de dados quantitativos. Serão utilizadas aulas expositivas e exercícios práticos.

Victor Callil

Mestre em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduado em pesquisa de marketing, mídia e opinião pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política (FESP-SP). Possui graduação em Turismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É pesquisador do Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap desde 2009 onde participa de pesquisas sobre mobilidade urbana e políticas públicas. Trabalha com o tema da mobilidade por bicicleta desde 2011. Participou da elaboração das Ciclorrotas (2011 e 2012) e do mapeamento do Bike Sampa (2012). Compõe a equipe responsável pela elaboração de indicadores e análise de acompanhamento de sistemas de bicicleta compartilhada em 6 cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife (2012 – 2017). Realizou pesquisas quantitativas e qualitativas com ciclistas (2012 – 2015) e com gestores públicos (2016). Desenvolve trabalhos técnicos de contagem (2014, 2014, 2017), além de trabalhos acadêmicos na área (2017/18). Trabalha com manipulação, análise e georreferenciamento de dados em programas estatísticos e GIS.

Daniela Costanzo

Doutoranda em Ciência Política pela USP com experiência nas áreas de política urbana, economia e política e desenvolvimento econômico e urbano. É pesquisadora do Cebrap desde 2015, passou por cursos de metodologia no CEM, Cebrap, IPSA-USP e UNESCO. Trabalha com dados quantitativos e qualitativos e Sistemas de Informação Geográfica. É bacharela em Ciências Sociais pela USP e mestra em Ciência Política pela mesma instituição. Fez iniciação científica no Centro de Política e Economia do Setor Público da FGV-SP (CEPESP), foi estagiária do Metrô de São Paulo e atuou como professora do Ensino Médio.

Condução de entrevistas e análise de dados qualitativos no NVivo

Sobre o curso

Este curso tem como objetivo apresentar aos alunos os principais tópicos relacionados à condução de entrevistas em pesquisas nas ciências sociais, de modo a orientar os alunos na preparação de roteiros, realização das entrevistas e análise dos dados coletados.

O curso irá abordar o papel das entrevistas em diversos desenhos de pesquisa, incluindo métodos mistos, as vantagens e desvantagens do método, questões de desenho de pesquisa, obstáculos e dilemas do método, considerações éticas, como construir protocolos e roteiros de entrevistas, cálculos e estratégias de amostragem, realização de entrevistas sobre temas sensíveis e organização e análise dos dados coletados.

Anna Carolina Venturini

Pós-doutoranda vinculada ao Programa Internacional e Interdisciplinar de Pós-Doutorado (IPP) do Cebrap. Doutora em Ciência Política (2019) pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tendo realizado parte de sua pesquisa de doutoramento como pesquisadora visitante na Universidade de Harvard (EUA). Mestre em Direito do Estado (2014) e Bacharel em Direito (2010) pela Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial (AFRO-Cebrap) e do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA) do IESP/UERJ. Foi pesquisadora do Núcleo de Direito, Gênero e Identidade da FGV Direito SP (2017-2018), no qual foi responsável pela realização de entrevistas com ocupantes de cargos de liderança de empresas a respeito da sub-representação de mulheres em cargos de alta gestão. Pesquisadora com experiência em coleta e análise qualitativa e quantitativa em pesquisas sobre ações afirmativas raciais e de gênero, políticas públicas, ensino superior, mercado de trabalho e mudança institucional.

Laboratório de desenho de pesquisa

Sobre o curso

O objetivo desse laboratório é oferecer aos participantes ferramentas necessárias para desenhar, planejar e acompanhar projetos de pesquisa. Com uma equipe de professores especialistas tanto em pesquisas quantitativas como qualitativas, o laboratório combina exposições metodológicas e atividades práticas focadas nas demandas específicas dos participantes. São bem-vindos participantes em estágio de formulação de pesquisas acadêmicas individuais (para mestrado ou doutorado, por exemplo) ou representantes de organizações/coletivos interessados em construir análises a partir de dados empíricos. A proposta é, de acordo com os interesses de cada participante, auxiliar a identificar e recortar os objetos de pesquisa, constituir perguntas, escolher os métodos e técnicas necessárias para respondê-las e, eventualmente, sugerir outros estudos no campo das ciências sociais que podem ter interlocução com os temas em questão.

Sobre o Núcleo de Desenvolvimento

O Núcleo de Desenvolvimento agrega pesquisadores interessados em investigar processos de desenvolvimento, seus desdobramentos em desigualdades e políticas públicas relacionadas. Nos últimos anos, têm desenvolvido pesquisas e projetos que tangenciam as áreas específicas da economia/inovação, mercado de trabalho, mobilidade, educação e cultura. Seus pesquisadores têm formações multidisciplinares e vasta experiência no processo de constituição de pesquisas qualitativas e quantitativas desde a coleta até a análise de dados.

Textos como dados: raspagem e mineração de dados em R

Sobre o curso

O laboratório apresenta as principais ferramentas de captura de dados na Internet e análise quantitativa de texto utilizando R. Além de ser um software livre voltado para estatística computacional e análise de dados, R é uma linguagem focada na aplicação de funções que, entre outras possibilidades, permite a captura de dados de forma automatizada na internet.  A partir de informações disponíveis em portais de notícias, apresentaremos esse processo de raspagem de dados de páginas web (especialmente de tabelas e de páginas construídas em html) e construção de bases de dados com textos de Internet tratados como informações quantitativas, o que permitirá introduzir algumas das práticas de mineração de texto. Faremos um exercício empírico partindo de uma questão de pesquisa que conduzirá a experimentação, de forma a capacitar os participantes com ferramentas e procedimentos que depois poderão ser usadas para a construção de suas próprias bases de dados. Para participação no curso, espera-se conhecimento prévio da linguagem R ou uma preparação de nivelamento por meio de tutoriais indicados antes do início das aulas.

Thiago Meireles

Doutorando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Seu objeto de pesquisa são os processos de internacionalização de governos subnacionais em uma perspectiva comparada, especificamente sobre o que leva ao desenvolvimento dessas ações. Outros interesses de pesquisa incluem conflitos distributivos e seus impactos sobre a desigualdade, bem como metodologias para inferência causal. Graduado em Relações internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), é mestre em Ciência Política pela USP.

Textos como discursos: análise qualitativa documental usando notícias de jornal

Sobre o curso

O laboratório oferece um panorama da aplicação de técnicas qualitativas relacionadas à análise de material documental. O objetivo é disponibilizar ao aluno, por meio de um exercício orientado por uma questão empírica de pesquisa, um aporte aos problemas mais gerais enfrentados na análise documental, bem como apresentar ferramentas qualitativas que podem ser utilizadas para interpretação de vários tipos de materiais, como entrevistas, depoimentos, fóruns de discussão, postagens da Internet, e etc. Por meio do uso de diferentes técnicas e procedimentos, os participantes vão aprender a identificar e interpretar diferentes polêmicas e controvérsias públicas registradas pelos jornais, bem como compreender as decisões e dilemas envolvidos na análise de documentos. O curso está dividido em momentos dedicados a conceitos e problemas desse tipo de abordagem, técnicas de coleta e tratamento dos dados e ferramentas computacionais que auxiliem nessas tarefas.

Rafael de Souza

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Teve passagem pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia. Pesquisador do CEBRAP desde 2015. Ministrou aulas sobre análise de redes sociais e construção de bancos de dados no Laboratório de Pesquisa Social – USP e também da Fundação Escola de Sociologia e Política. Atua na área de sociologia política e de movimentos sociais, com ênfase na relação entre cultura e política na construção social do ativismo e nas mediações organizacionais promovidas pelas redes em que as identidades políticas se formam. Tem experiência na área de análise de redes sociais, análise de eventos e pesquisa qualitativa.

Questionários e formulários online: como construir, quando utilizar

Sobre o curso

Este laboratório visa oferecer ferramentas para que os participantes possam desenvolver questionários e formulários para coleta de dados quantitativos no ambiente online. Ferramentas gratuitas de construção de formulários e questionários, quando bem utilizadas, podem resultar em cadastramentos, levantamentos, enquetes, mapeamentos e surveys online que resultam em informações preciosas, não apenas para pesquisas acadêmicas mas também para fundamentar tomadas de decisão em projetos diversos. Por meio de um exercício empírico, realizado sobre uma questão de pesquisa comum proposta aos participantes, o laboratório abordará as seguintes etapas do caminho da construção de informações: 1) a transformação de uma questão de pesquisa em perguntas que podem ser abordadas de maneira quantitativa; 2) a formulação de questionários quantitativos e seus princípios básicos; 3) ferramentas básicas de análise básicas de análises dos dados produzidos (abordadas de maneira introdutória, pois o principal foco do laboratório está a construção dos questionários). Serão utilizadas exposições, vídeos, textos de aprofundamento e exercícios práticos com uso de plataformas gratuitas (Google Forms e Google Sheets).

Maria Carolina Oliveira

É mestra e doutora em Sociologia pela FFLCH- USP e atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Artes da Unesp. Atua em temas relacionados à cultura, artes, políticas culturais e suas intersecções com o tema do desenvolvimento. É pesquisadora do Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap desde 2005, tendo coordenado projetos como Fortalecendo Redes Culturais, realizado em parceria com o Fundo Internacional da Diversidade Cultural da Unesco. Como docente de ensino superior, já integrou quadro de escolas como o Centro Universitário Senac (nos cursos de pós-graduação Gestão Cultural e Mídias Digitais) e a Escola de Sociologia e Política de São Paulo (pós-graduação Globalização e Cultura), além de colaborar como professora em experiências de extensão, especialização ou educação continuada como as Semanas de Gestão e Política Cultural do Observatório Itaú Cultural, o curso de Gestão Cultural do Sesc, entre outros.

Monise Fernandes Picanço

Mestra e doutora em Sociologia pela USP. Professora especialista na Unicamp e Coordenadora do cebrap.lab, é pesquisadora do Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap desde 2010 com experiência em coleta e análise qualitativa e quantitativa em pesquisas sobre educação, mercado de trabalho, mobilidade, sociologia dos mercados e políticas públicas. Foi pesquisadora associada ao Centro de Estudos da Metrópole entre 2010 e 2017 e atuou em projeto com parceira com o Ministério do Desenvolvimento Social sobre inclusão produtiva de beneficiários de políticas sociais do Governo Federal [2014-2016]. É também professora de Metodologia e Análise qualitativa com uso do software Atlas.ti, com passagem pelo cebrap.lab, Unicamp [IFCH e FE] Programa de Treinamento Intensivo em Metodologia Quantitativa da UFMG [MQ-UFMG] e Metodológicas CEM [USP].