Coordenação: Maria Carolina Vasconcelos Oliveira e Monise Picanço

O cebrap.lab, braço fundamental na política de difusão de conhecimento do Cebrap, é um programa de cursos aplicados de métodos, técnicas e ferramentas de pesquisa em ciências sociais. Os cursos são pensados como laboratórios, possibilitando uma entrada prática no tema ou ferramenta em questão, contemplando exercícios práticos e experimentações. Os laboratórios são ministrados por pesquisadores que utilizam empiricamente a ferramenta em questão em suas pesquisas. Além de aspectos operacionais relacionados ao uso das técnicas, cada curso também envolve uma discussão introdutória sobre o método ou ferramenta, seus pontos fortes e limitações e os casos de pesquisa para os quais eles são mais adequados.

2020-2021: Imersões metodológicas em tempos de distanciamento social

Desde agosto de 2020, os laboratórios do cebrap.lab estão sendo oferecidos em modalidade online, em programa chamado “Imersões metodológicas em tempos de distanciamento social”. Os laboratórios, formulados especificamente para o ambiente online, contam com diferentes recursos para além dos encontros entre participantes e professores (vídeos, leituras em casa, etapas de trabalho remoto em grupo). Com duração de uma semana, os laboratórios priorizam uma abordagem empírica e processual para o ensino do método ou ferramenta em questão – partindo de um problema real de pesquisa e se desenvolvendo por meio de um caminho até a chegada a um conjunto de resultados.

Laboratórios oferecidos em 2021

Os laboratórios de 2021 serão oferecidos entre março e novembro. Em breve a programação detalhada e os links para matrícula serão divulgadas nesta página.