Lançamento da pesquisa “Impactos Sociais do Envelhecimento Ativo” acontece na Longevidade Expo+Fórum, dia 29/9

O Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap, em conjunto com o Itaú Viver Mais, lançará o livro “Impactos Sociais do Envelhecimento Ativo”. A publicação é resultado de uma pesquisa sobre a longevidade no Brasil, analisando 11 dimensões condicionantes para a qualidade de vida da população no processo do envelhecimento. O lançamento acontece durante a Longevidade Expo+Fórum 2022, no dia 29 de setembro, às 14h40. Assista ao lançamento online, acessando aqui.

A pesquisa foi realizada com a população de 50 anos ou mais em três capitais brasileiras (São Paulo, Salvador e Porto Alegre). No evento, serão apresentados os resultados de São Paulo. O estudo apresenta o Índice de Envelhecimento Ativo, derivado de indicadores de todas as dimensões propostas na pesquisa: inclusão digital, inclusão produtiva, segurança financeira, mobilidade, práticas culturais, bem-estar, saúde, exposição à violência, práticas de atividades físicas, capital social e autoestima.

A análise dos resultados permite observar o impacto de cada uma das diferentes dimensões na qualidade de vida dessa população e simultaneamente no desenvolvimento econômico e social da sociedade como um todo. Espera-se com os resultados estimular a promoção de políticas públicas e diferentes ações que garantam as condições adequadas de vida em uma sociedade que envelhece rapidamente.

Longevidade Expo+Fórum 2022

O evento é direcionado para a terceira idade, com informações, produtos, serviços e inovações para a qualidade de vida e o bem-estar desse público. A Longevidade Expo+Fórum acontece entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP).

Confira a programação completa aqui. 

Inscreva-se no evento e participe presencialmente aqui.

Leia Também

O primeiro episódio do CebrapCast debate “Os Miliates e a Democracia”. Os convidados são Octávio Amorim Neto, da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, um dos principais estudiosos da dimensão política das Forças Armadas no contexto brasileiro, e Anaís Passos, da Universidade Federal de Santa Catarina, cujo trabalho tem abordado o tema dos militares […]