Seminário Cebrap fez balanço da política ambiental antes da COP28. Assista

O Seminário Cebrap do dia 10/11 fez um “Balanço da agenda ambiental: um ano de governo Lula, perspectivas para a COP28 e a presidência brasileira do G20“.

Neste ano, a 28ª Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas acontece em Dubai entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro. Estão em jogo o cumprimento da meta do Acordo de Paris de manter o aumento da temperatura global abaixo de 2ºC, com a proposta de acordo em 1,5ºC; a redução do uso de combustíveis fósseis, com diminuição significativa das emissões de carbono; e soluções para energia limpa, entre outros.

O sultão Al Jaber, presidente da COP28, é também diretor da ADNOC, empresa estatal de petróleo e gás dos Emirados Árabes Unidos, o que tem gerado muitas críticas por parte de organizações ambientalistas e de outros Estados-parte.

Este seminário se propôs a fazer um balanço da política ambiental a partir dos principais temas em jogo na COP28, logo antes de sua realização. Além da COP28, o seminário debateu como a questão ambiental e climática entra na pauta da presidência brasileira do G20 e discutiu como o primeiro ano de governo Lula tem tratado esta agenda em âmbito interno.

Participaram deste encontro Isabel Drigo (Imaflora), Sergio Leitão (Instituto Escolhas) e Arilson Favareto (UFABC/Cebrap).

Assista: https://youtu.be/QT1eRNstQT8?si=XRSSJg07FDI9H2TD

Leia Também

“Nascida numa era sinistra, instituição legou essa lição à sociedade brasileira” Incomum na comunidade acadêmica brasileira, o hábito de celebrar os próprios feitos, a sua continuidade no tempo ou o próprio desenvolvimento de suas instituições não entusiasma muito a maioria dos cientistas sociais brasileiros (ao contrário, por exemplo, de nossos colegas norte-americanos que não perdem […]

A última edição da revista Fapesp destacou a atuação do CEBRAP como um dos principais centros de pesquisas privados de São Paulo. A matéria coloca a instituição como uma referência em políticas públicas e destaca a forma de mantenção da casa. Para conferir a matéria completa, clique aqui.

O Cebrap manifesta pesar e indignação diante do assassinato da socióloga e vereadora Marielle Franco e de Anderson Pedro Gomes, que a acompanhava, na noite de ontem, 14 de março, no Rio de Janeiro. É preocupante que o ato violento interrompa a trajetória de uma liderança negra e ativista dos direitos humanos, poucos dias após […]