Cebrap e 99 lançam “Mobilidade por aplicativo: estudos em cidades brasileiras”

 

O livro ‘Mobilidade por aplicativo: estudos em cidades brasileiras’ é fruto do programa Desafio MobApp, uma parceria entre Cebrap e 99. O projeto que tem como objetivo fomentar a produção de conhecimento sobre mobilidade por aplicativo no Brasil. Os artigos são:

“Mobilidade por aplicativo no Brasil: características e padrões de consumo“, por Lucas Warwar, bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestrando em Economia na Universidade de Brasília (UnB); e Rafael H. M. Pereira, doutor em geografia pela Universidade de Oxford, mestre em demografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e bacharel em sociologia pela Universidade de Brasília (UnB).

“Quais fatores influenciam a inserção de transportes por aplicativo nas cidades pequenas brasileiras?“, por Bianca de Oliveira, bacharela (2019) em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

“Análise da influência de condições de uso solo, infraestrutura e acessibilidade na demanda de ridesourcing: uma abordagem por regressão espacial“, por Ronaldo Ribeiro de Melo, doutorando do programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil na UFPE.

“Para além das notas de repúdio: um estudo comparativo dos posicionamentos e políticas antirracistas desenvolvidas por empresas de aplicativos de mobilidade urbana no Brasil“, por Suerda Gabriela Ferreira de Araújo, mestra (2019) e bacharela (2015) em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

“Quantas milhas? O uso de aplicativos de ride-hailing na periferia oeste do Rio de Janeiro “, por Guilherme Braga Alves, mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos (UFRJ) e doutorando em Geografia (UERJ).

Para a publicação completa, clique aqui.

Leia Também

O relatório da pesquisa O Brasil, as Américas e o mundo,  descreve as percepções do público brasileiro e de líderes, vinculados a questões internacionais,  sobre política externa e questões internacional. A pesquisa faz  parte de uma parceria acadêmica internacional entre equipes de pesquisadores de vários países da América Latina — Argentina, Brasil, Chile, Colômbia,  Equador, México  […]

Em 8 de junho, o Cebrap recebeu um seminário especial em homenagem ao saudoso Paul Singer (1932-2018). Em meio a lembranças e análises, Maria Hermínia Tavares e Frederico Mazzucchelli falaram sobre um dos livros mais importantes da carreira do economista, o clássico “São Paulo 1975: Crescimento e Pobreza”. “A percepção pós-golpe de 1964, vinda de […]

O Cebrap manifesta pesar e indignação diante do assassinato da socióloga e vereadora Marielle Franco e de Anderson Pedro Gomes, que a acompanhava, na noite de ontem, 14 de março, no Rio de Janeiro. É preocupante que o ato violento interrompa a trajetória de uma liderança negra e ativista dos direitos humanos, poucos dias após […]