Cebrap e 99 lançam “Mobilidade por aplicativo: estudos em cidades brasileiras”

 

O livro ‘Mobilidade por aplicativo: estudos em cidades brasileiras’ é fruto do programa Desafio MobApp, uma parceria entre Cebrap e 99. O projeto que tem como objetivo fomentar a produção de conhecimento sobre mobilidade por aplicativo no Brasil. Os artigos são:

“Mobilidade por aplicativo no Brasil: características e padrões de consumo“, por Lucas Warwar, bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestrando em Economia na Universidade de Brasília (UnB); e Rafael H. M. Pereira, doutor em geografia pela Universidade de Oxford, mestre em demografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e bacharel em sociologia pela Universidade de Brasília (UnB).

“Quais fatores influenciam a inserção de transportes por aplicativo nas cidades pequenas brasileiras?“, por Bianca de Oliveira, bacharela (2019) em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

“Análise da influência de condições de uso solo, infraestrutura e acessibilidade na demanda de ridesourcing: uma abordagem por regressão espacial“, por Ronaldo Ribeiro de Melo, doutorando do programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil na UFPE.

“Para além das notas de repúdio: um estudo comparativo dos posicionamentos e políticas antirracistas desenvolvidas por empresas de aplicativos de mobilidade urbana no Brasil“, por Suerda Gabriela Ferreira de Araújo, mestra (2019) e bacharela (2015) em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

“Quantas milhas? O uso de aplicativos de ride-hailing na periferia oeste do Rio de Janeiro “, por Guilherme Braga Alves, mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos (UFRJ) e doutorando em Geografia (UERJ).

Para a publicação completa, clique aqui.

Leia Também

O Seminário Temático do Programa Internacional de Pós-Doutorado (IPP) do Cebrap está marcado para o dia 15/12, às 9h45, na sala de reuniões do subsolo no Cebrap. Na ocasião, pesquisadoras e pesquisadores do programa irão apresentar suas pesquisas. O evento é aberto ao público. Confira a programação: 9h45 – Abertura 10h – “The Cold War […]

O Cebrap e a Prefeitura de São Paulo, com o apoio do Itaú Unibanco, lançaram nesta semana da versão 2013 do Mapa das Ciclorrotas de São Paulo. O grande destaque dessa nova versão, que pode ser conferida digitalmente aqui, é a inclusão da ciclorrotas na zona leste da capital paulista e a identificação da localização das […]

Na última semana de atividades de 2019, mais precisamente nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, o Cebrap sedia o II Seminário Internacional Propriedades em Transformação e Conferência Financiamento do Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Sobre o ‘II Seminário Internacional Propriedades em Transformação – Expandindo a agenda de pesquisa: novos temas, outras disciplinas’: “A propriedade […]

Nota de falecimento O Cebrap lamenta o falecimento do cientista político argentino Guillermo O’Donnell, um dos principais teóricos do autoritarismo e da democracia na América Latina. Entre seus trabalhos seminais estão Modernización y autoritarismo (1972) e El Estado burocrático autoritário (1982), estudos cruciais para a compreensão das origens e da natureza dos regimes autoritários da […]