Cebrap e 99 lançam “Mobilidade por aplicativo: estudos em cidades brasileiras”

 

O livro ‘Mobilidade por aplicativo: estudos em cidades brasileiras’ é fruto do programa Desafio MobApp, uma parceria entre Cebrap e 99. O projeto que tem como objetivo fomentar a produção de conhecimento sobre mobilidade por aplicativo no Brasil. Os artigos são:

“Mobilidade por aplicativo no Brasil: características e padrões de consumo“, por Lucas Warwar, bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestrando em Economia na Universidade de Brasília (UnB); e Rafael H. M. Pereira, doutor em geografia pela Universidade de Oxford, mestre em demografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e bacharel em sociologia pela Universidade de Brasília (UnB).

“Quais fatores influenciam a inserção de transportes por aplicativo nas cidades pequenas brasileiras?“, por Bianca de Oliveira, bacharela (2019) em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

“Análise da influência de condições de uso solo, infraestrutura e acessibilidade na demanda de ridesourcing: uma abordagem por regressão espacial“, por Ronaldo Ribeiro de Melo, doutorando do programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil na UFPE.

“Para além das notas de repúdio: um estudo comparativo dos posicionamentos e políticas antirracistas desenvolvidas por empresas de aplicativos de mobilidade urbana no Brasil“, por Suerda Gabriela Ferreira de Araújo, mestra (2019) e bacharela (2015) em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

“Quantas milhas? O uso de aplicativos de ride-hailing na periferia oeste do Rio de Janeiro “, por Guilherme Braga Alves, mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos (UFRJ) e doutorando em Geografia (UERJ).

Para a publicação completa, clique aqui.

Leia Também

No início de outubro, a Fundação Carlos Chagas anunciou as três vencedoras da 8ª Edição do Prêmio Prof.º Rubens Murillo Marques. A premiação, criada em 2011, “tem como objetivo valorizar e divulgar experiências formativas propostas e realizadas por docentes dos cursos de Licenciatura na formação de professores para a Educação Básica”. As professoras premiadas, e […]

Numa época em que a quantidade de informações disponíveis é cada vez maior, e que a capacidade de analisar e interpretar essas informações é um diferencial para profissionais de diversas áreas, o Cebrap cria uma nova forma de difundir conhecimento analítico: o cebrap.lab, um programa de cursos aplicados de métodos, técnicas e ferramentas de pesquisa […]

O Núcleo Direito e Democracia (NDD), do Cebrap, por meio de suas linhas de pesquisa “Esfera Pública e Cultura Política” e “Diagnósticos de Tempo”, lança três diferentes editais para seleção de novos(as) integrantes provenientes de diferentes áreas do conhecimento (economia, sociologia, direito, ciência política, psicologia, antropologia, história, filosofia), e que tenham interesse de participar em […]