Cebrap Lança o livro “Misoginia na Internet”, de Mariana Valente. Dia 25/8, em encontro presencial no Cebrap

No dia 25/8, a partir das 17h, o Cebrap promove o evento “Cebrap Lança: Misoginia na Internet, livro de autoria de Mariana Valente”. O lançamento, em parceria com a editora Fósforo, será realizado presencialmente no auditório do Cebrap, seguido por um coquetel para os participantes.

Neste evento, a autora Mariana Valente irá apresentar seu livro, que explora a crescente violência online de gênero no Brasil. Ela analisa como a transformação digital, políticas de gênero e leis se entrelaçam, destacando casos emblemáticos, como Rose Leonel, Carolina Dieckmann e Marielle Franco. O livro aborda leis, sociologia e ética, oferecendo uma visão interdisciplinar da interconexão entre o mundo virtual e a realidade cotidiana.

Além da autora, participam do seminário Heloisa Buarque de Almeida (USP), Manoela Miklos (Instituto Ypycuera) e Luanda Pires (Conselho Nacional dos Direitos da Mulher – CNDM).

Apesar de não haver transmissão ao vivo, a gravação ficará disponível posteriormente no canal do Cebrap no YouTube.

Conheça as participantes do evento:

Mariana Valente é diretora do InternetLab e professora de direito na Universidade de São Galo, na Suíça, é advogada e doutora em direito pela USP, na área de sociologia jurídica. Vem se dedicando à pesquisa de tecnologia e sociedade, economia digital e direitos on-line, com especial foco em violência de gênero, acesso ao conhecimento e outras questões de equidade.

Heloisa Buarque de Almeida é professora associada (Livre docente) no Departamento de Antropologia e no Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo, e Vice-presidente da Comissão de Inclusão  Pertencimento na FFLCH-USP. É pesquisadora do NUMAS – Núcleo de Estudos dos Marcadores Sociais da Diferença, foi Visiting Fellow na London School of Economics com bolsa FAPESP, e eleita como Conselheira Científica da Associação Brasileira de Antropologia, onde também atua no Comitê de Gênero e Sexualidade. Atualmente é colunista do Jornal da USP. Fundadora da Rede Não Cala – Rede de Professoras pelo fim da violência sexual e de Gênero na USP, onde atua ainda na coordenação.

Manoela Miklos é internacionalista graduada na PUC-SP, mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP). É especialista em direitos humanos e militante feminista. Trabalhou em organizações como a Conectas, a Open Society Foundations e o laboratório de ativismo Nossas. Colunista da Folha de São Paulo e da Revista Rosa.

Luanda Pires é advogada e consultora em diversidade e inclusão, Conselheira de Notório Saber do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Presidenta da Comissão de Direito Antidiscriminatório do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). Consultora da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SP, Cofundadora e atual Presidenta da ABMLBTI – Associação Brasileira de Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos, Diretora de Relações Públicas do Me Too Brasil e Pós-graduanda em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS).

Leia Também

Tornar as finanças verdes – isto é, atribuir a ativos, operações, atividades e investimentos financeiros a expectativa de que promovam benefícios ambientais – é uma das principais apostas de governos, empresas e organismos multilaterais para financiar a transição a uma economia sustentável. A promessa de contribuição do universo financeiro à transição verde não é nada […]

Na última semana de atividades de 2019, mais precisamente nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, o Cebrap sedia o II Seminário Internacional Propriedades em Transformação e Conferência Financiamento do Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Sobre o ‘II Seminário Internacional Propriedades em Transformação – Expandindo a agenda de pesquisa: novos temas, outras disciplinas’: “A propriedade […]

O Programa Internacional de Pós-Doutorado (IPP) do Cebrap promove, no dia 02/03, às 9h45, o seminário de apresentação dos trabalhos de participantes que estão encerrando o programa. O evento é aberto ao público e será realizado de forma híbrida, no Auditório do Cebrap e pelo Zoom. Quem desejar acompanhar o evento de forma online, deve […]

Foi lançado nesta quinta-feira (22), o Índice de Progresso Social Comunidades Tapajós (IPS Tapajós), fruto de um estudo desenvolvido pelo Cebrap em parceria com o Projeto Saúde & Alegria e patrocinado pela Natura. O IPS traz resultados sobre a qualidade de vida da população do Tapajós analisando 3 grandes dimensões: necessidades humanas básicas, fundamentos do […]