Com temática ampliada e o mesmo rigor analítico, Cebrap celebra 55 anos de trajetória

O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) celebra 55 anos de trajetória em 2024. Fundado em 1969, pouco tempo depois da implantação do Ato Institucional nº 5, o Cebrap nasceu da determinação de um grupo de professores universitários que haviam sido afastados de suas funções acadêmicas em universidades públicas por atos de força do regime militar.

O que os unia era o propósito de seguir mantendo o rigor intelectual e analítico na análise dos fenômenos sociais e políticos do país. Desde então, o Cebrap se estabeleceu como um espaço independente de pesquisa e análise crítica da realidade brasileira.

Ao longo de cinco décadas e meia, o Cebrap consolidou-se como referência de qualidade na produção de conhecimento científico no país. Com uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, as pesquisas da instituição abrangem áreas como sociologia, filosofia, antropologia, política, economia e demografia.

As pesquisas produzidas no Centro têm influenciado o debate público e as políticas públicas no Brasil, abordando temas centrais ligados à democracia, direitos humanos, pobreza, cultura, criminalidade, cidades, instituições políticas e movimentos sociais. Nos últimos anos, o Cebrap ampliou essas temáticas, incorporando questões contemporâneas como inovação, inclusão digital, mobilidade urbana, política de drogas, meio ambiente e desigualdades raciais e de gênero.

Com 13 núcleos de pesquisa, três projetos especiais internúcleos e 77 projetos em desenvolvimento, a instituição conta com uma equipe de 203 pesquisadores colaboradores e 68 pesquisadores associados. Em 2023, essa estrutura foi fundamental para a realização de 58 parcerias diversas, ampliando ainda mais o alcance e a influência do Cebrap.

Para celebrar seus 55 anos, o Cebrap lançou um selo comemorativo associado ao seu logo. Outras iniciativas relacionadas ao aniversário serão compartilhadas ao longo do ano, incluindo o lançamento do primeiro Relatório Institucional Cebrap.

Este relatório organizará números e informações sobre o perfil da instituição e a produção de seus pesquisadores, reforçando o compromisso do Cebrap com a transparência. Confira o Relatório Institucional 2023 aqui. 

Leia Também

O CEBRAP lamenta a tragédia que devastou o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, instituição de pesquisa de excelência e repositório de parte da memória nacional. O CEBRAP se solidariza com os membros da instituição ligada à UFRJ e espera que se apurem os fatos e se punam os responsáveis, bem como se tomem […]

Saiba mais sobre o último livro lançado por Ernesto Isunza Vera e Adrián Gurza Lavalle. Para el futuro de la democracia en el mundo, la proliferación de experiencias de innovación democrática es el fenómeno más sorprendente desde que los ciclos de las transiciones latinoamericanas y comunistas concluyeron sus fases más dramáticas, para desembocar en la […]

No quinto episódio da série #CebrapPesquisa, Vera Schattan Pereira Coelho explica a pesquisa que acompanhou o desenvolvimento dos serviços de atenção básica oferecidos pelo SUS nas periferias do município de São Paulo de 2001 a 2016. O que melhorou? Por quê? O que ainda falta melhorar? Textos relacionados: IDS Bulletin, 2018 – “Reducing health inequalities […]