O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) celebra 55 anos de trajetória em 2024. Fundado em 1969, pouco tempo depois da implantação do Ato Institucional nº 5, o Cebrap nasceu da determinação de um grupo de professores universitários que haviam sido afastados de suas funções acadêmicas em universidades públicas por atos de força do regime militar.
O que os unia era o propósito de seguir mantendo o rigor intelectual e analítico na análise dos fenômenos sociais e políticos do país. Desde então, o Cebrap se estabeleceu como um espaço independente de pesquisa e análise crítica da realidade brasileira.
Ao longo de cinco décadas e meia, o Cebrap consolidou-se como referência de qualidade na produção de conhecimento científico no país. Com uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, as pesquisas da instituição abrangem áreas como sociologia, filosofia, antropologia, política, economia e demografia.
As pesquisas produzidas no Centro têm influenciado o debate público e as políticas públicas no Brasil, abordando temas centrais ligados à democracia, direitos humanos, pobreza, cultura, criminalidade, cidades, instituições políticas e movimentos sociais. Nos últimos anos, o Cebrap ampliou essas temáticas, incorporando questões contemporâneas como inovação, inclusão digital, mobilidade urbana, política de drogas, meio ambiente e desigualdades raciais e de gênero.
Com 13 núcleos de pesquisa, três projetos especiais internúcleos e 77 projetos em desenvolvimento, a instituição conta com uma equipe de 203 pesquisadores colaboradores e 68 pesquisadores associados. Em 2023, essa estrutura foi fundamental para a realização de 58 parcerias diversas, ampliando ainda mais o alcance e a influência do Cebrap.
Para celebrar seus 55 anos, o Cebrap lançou um selo comemorativo associado ao seu logo. Outras iniciativas relacionadas ao aniversário serão compartilhadas ao longo do ano, incluindo o lançamento do primeiro Relatório Institucional Cebrap.
Este relatório organizará números e informações sobre o perfil da instituição e a produção de seus pesquisadores, reforçando o compromisso do Cebrap com a transparência. Confira o Relatório Institucional 2023 aqui.