Conheça os bolsistas do Mecila: Cristina Martins e Ornela Boix, Thematic Fellows

O Mecila recebe bolsistas anualmente para um período de pesquisa de um ano em São Paulo, dividindo seu tempo entre o Cebrap e a USP para eventos e atividades acadêmicas. Como parte de sua integração, o Cebrap apresenta dois desses bolsistas quinzenalmente, compartilhando suas contribuições e pesquisas com a comunidade acadêmica.

Cristina Teixeira Marins é pesquisadora de pós-doutorado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UFRJ e bolsista da Fundação Wenner-Gren. Com formação em antropologia pela UFF e um mestrado em sociologia pela Université Paris Descartes, sua pesquisa aborda as transformações do mercado de trabalho brasileiro influenciadas pela economia de plataforma. Seu projeto atual, “Da informalidade à economia de plataforma”, investiga populações periféricas envolvidas em formas de trabalho autônomo e informal no Brasil, explorando o impacto das plataformas digitais nas condições de trabalho e subjetividades políticas.

Ornela Alejandra Boix é doutora em Ciências Sociais pela UNLP e pesquisadora adjunta do CONICET. Atualmente, ela é secretária acadêmica no departamento de sociologia da Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da UNLP, onde também leciona metodologia de pesquisa social. Seu projeto, “O tecido da música ‘independente’ em um processo de mudança histórica”, explora a cena musical independente em Buenos Aires e São Paulo, analisando como as tecnologias, políticas públicas, mercados e gêneros se configuram nesse contexto ao longo dos últimos vinte anos.

Saiba mais em: https://mecila.net/pt/thematic-research-group-pt

Leia Também

O objetivo dessa pesquisa é estimar o impacto da bicicleta nas áreas de meio ambiente, saúde e economia, a partir da dimensão individual, que aponta os efeitos da bicicleta na vida das pessoas que pedalam, e da dimensão social, indicando as consequências que o uso coletivo pode gerar na sociedade como um todo.​ A investigação […]

O CEBRAP lançou, em parceria com o Centro de Pesquisa de Formação (CPF) do SESC São Paulo, dois livros digitais sobre métodos e técnicas de pesquisa em Ciências Sociais. Trata-se de um conjunto de textos que aborda de modo introdutório, mas detalhado, algumas das principais questões metodológicas em matéria de pesquisas qualitativas e quantitativas na […]