DesJus e Fundação Tide Setúbal lançam Oficinas de Formação 

O Desjus (Desenvolvimento, Justiça e Cidadania), grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos Internacionais do Cebrap, e a Fundação Tide Setúbal criaram as Oficinas de Formação do Desjus, um projeto que visa abrir caminhos para a justiça na democracia brasileira. As Oficinas, intituladas “Quais Lutas e Quais Imaginações?”, foram concebidas como espaços de experimentação e cocriação política, nos quais os participantes terão a oportunidade de explorar modos de conhecer, agir e transformar o mundo ao seu redor.

Esses encontros oferecerão uma plataforma para a convergência de diversos saberes, pontos de vista, vocabulários e vozes de pesquisadores, ativistas, militantes e professores. O objetivo principal das Oficinas é analisar cinco agendas de intervenções políticas antirracistas e radicalmente igualitárias que estão em andamento no Brasil. Ao dedicar-se à criação e à nomeação, as Oficinas alinham-se com projetos que buscam estabelecer novas institucionalidades no país, caracterizadas pela participação política, distribuição econômica e restauração histórica.

As Oficinas de Formação do Desjus serão realizadas de forma virtual, entre os meses de junho e outubro, sempre às 17h, no Canal do Cebrap do YouTube.

A primeira oficina ocorrerá no dia 16/6, às 17h, com o tema “Os desafios das lutas de transformação social”. Neste encontro inicial, Flávia Rios e Juliana Borges serão as palestrantes e abordarão as transformações sociais, as lutas políticas e a ideia de transição, bem como o tipo de imaginação política possibilitada por essas transformações. Além disso, a discussão contará com a participação de Uvanderson Vitor da Silva, que desempenhará o papel de mediador.

Leia Também

No próximo dia 8/3, o Cebrap e o Mecila realizarão em conjunto mais um encontro do “Cebrap Lança”. O evento está marcado para acontecer às 16h, no auditório do Cebrap, e debaterá as obras “Balanço afiado: Estética e política em Jorge Bem”, do autor Allan da Rosa e Deivison Faustino, e “A descoberta do insólito: […]

O Núcleo Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) abriu chamada de candidaturas para uma bolsa de pós-doutorado sobre o tema “Neoliberalismo e política digital”. A bolsa é vinculada ao Projeto Temático “Crises da Democracia: Teoria Crítica e Diagnóstico do Tempo Presente”. As inscrições podem ser realizadas até 24 de março […]