[IEA-USP] ChatGPT: Potencial, Limites e Implicações para a Universidade

O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, em parceria com o Cebrap, irá promover evento online com o tema “ChatGPT: Potencial, Limites e Implicações para a Universidade”, no dia 21/3, das 9h às 17h.

O ChatGPT é uma dessas tecnologias que, para muitos, representa uma nova fronteira da IA. O ChatGPT é capaz de redigir ensaios, trabalhos e responder lições de casa ou questões de uma prova. Ao mesmo tempo, pode diminuir o esforço de reflexão e cognição e enfraquecer a aprendizagem.

O encontro reunirá especialistas de diferentes áreas para discutir os potenciais e limites do ChatGPT e recomendar diretrizes para a sua utilização. Também serão analisados os impactos dessa nova ferramenta em relação ao ensino-aprendizagem e às questões éticas.

Participantes confirmados: Carlos Gilberto Carlotti Junior (USP, Reitor), Aluisio Augusto Cotrim Segurado (USP, Pró-Reitor de Graduação), Marcio de Castro Silva Filho (USP, Pró-reitor de Pós-Graduação), Denise Pires de Carvalho (Ministério da Educação, Secretária de Ensino Superior), Cristina Godoy (USP, FDRP e IEA), Dora Kaufman (PUC-SP), Fábio Cozman (Center for Artificial Intelligence USP-Fapesp-IBM), Glauco Arbix (OIC-IEA/USP), Guilherme Ary Plonski (USP, Diretor do IEA), Valdir Barzotto (USP, Vice Diretor da Faculdade de Educação), Naomar de Almeida Filho (UFBA e Cátedra Alfredo Bosi), Virgilio Almeida (UFMG e Cátedra Oscar Sala).

O evento é online e gratuito. Para assistir, acesse: iea.usp.br/aovivo

Data

mar 21 2023
Expired!

Tempo

09:00 - 17:00