Memória, representação e representatividade negra na política é tema do II Caderno Afro Memória

O Núcleo Afro-Cebrap e o Projeto Afro Memória fazem o lançamento da segunda edição do Caderno Afro Memória, cujo tema é “Memória, representação e representatividade negra na política”, no dia 3/3, às 18h, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

O Caderno Afro Memória é uma publicação feita em parceria e apoio com diversas instituições brasileiras e internacionais. A fim de difundir a memória do ativismo negro no Brasil, esta publicação é baseada em acervos reunidos pelo Projeto Afro Memória, que por sua vez é voltado para a recuperação, preservação, catalogação, digitalização e publicização de acervos reunidos por organizações e militantes negros Brasil afora.

A edição “Memória, representação e representatividade negra na política” conta com a participação de 13 colaboradoras e colaboradores: Aldair Rodrigues, Edilza Sotero, Fillipe Alves, Flávia Rios, Franco Nascimento, Gevanilda Santos, Guilherme Antunes, Guilherme Godoy, Gustavo Mesquita, Keisha-Khan Perry, Maria Júlia Ananias, Mário Medeiros e Wescrey Portes.

No evento de lançamento há presença confirmada de: Paulo C. Ramos (Afro-Cebrap), Mário Medeiros (AEL/Unicamp), Daniela Vieira (CEMI/Linha Hip Hop em Trânsito/UEL).

Sobre o Afro Memória

O projeto resulta de um esforço coletivo que envolve o AFRO-CEBRAP, linha de pesquisa “Hip hop em trânsito” do Centro de Estudos de Migrações Internacionais da Unicamp, o Programa para Populações Marginalizadas, da Universidade da Pensilvânia e o Arquivo Edgard Leuenroth (AEL/ Unicamp), onde os acervos são preservados e disponibilizados para pesquisa. As atividades contam com apoio da Porticus Foundation, Instituto Ibirapitanga, Fundação Tide Setubal, FAPESP, Open Society, UCLA Archives in Danger e Universidade da Pensilvânia.

 

Leia Também

A coordenação da Cátedra Itinerante “Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano” publicou, nesta segunda (10/10), a lista com as organizações selecionadas para sediar o terceiro ano do projeto. A Cátedra tem o objetivo de estimular a produção e a sistematização de conhecimento e a formação de capacidades no tema da inclusão produtiva rural. Veja […]

Resultado de um esforço coletivo promovido pela Articulação Popular de Movimentos de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Brasil [MDDCA], o relatório ‘Crianças e adolescentes com familiares encarcerados: levantamento de impactos sociais, econômicos e afetivos’ é a primeira abordagem sobre o tema a ser realizada no país. Coordenado pela socióloga Ana Paula […]