Pela obrigatoriedade das disciplinas de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio

O Cebrap apoia iniciativa da ANPOF [Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia], em parceria com a ANPOCS [Associação Nacional de Pós-Gradução e Pesquisa em Ciências Sociais], solicitando ao Senado a reinserção dos conteúdos curriculares de Filosofia e Sociologia como componentes obrigatórios do currículo do ensino médio com carga horária de 12 períodos distribuídos em três anos letivos.

Os componentes curriculares são fundamentais na formação humana de indivíduos politizados, autônomos e capazes de exercer a cidadania com consciência. A partir da Filosofia, o aluno estimula e desenvolve o pensamento crítico, enquanto que a Sociologia o ajuda a compreender o que é a cidadania.

Apoie esta iniciativa no site do Senado Federal.

Leia Também

Iniciativa do projeto de pesquisa do Afro-Cebrap reúne especialistas do Jornalismo, da Literatura e da Academia para compartilharem suas trajetórias com a difusão da memória negra em campos diversos; é possível acompanhar online  Com o objetivo de compartilhar com o público técnicas e referenciais teóricos sobre a difusão da memória negra, a 3ª edição da […]

A revista apresenta uma homenagem a José Arthur Giannotti escrita por Marcos Nobre, três textos do dossiê temático “Fernando Henrique Cardoso, cientista social: modos de ler” e outros sete artigos, além de ensaio visual assinado pela artista plástica Vânia Mignone A Novos Estudos Cebrap lança, esta semana, a sua 123ª edição, reunindo dez artigos e […]

“A política só pode começar quando algum acordo passa a acontecer. A política é anterior ao Estado e anterior à sociedade civil. (…) A partir de um certo momento, pra se ter política é necessário uma tolerância com o inimigo e exigir dele uma certa cooptação. É uma relação de adversário e associados. Mas sempre […]

O International Postdoctoral Program (IPP) Cebrap juntou-se à Universidade Global OP Jindal, na Índia, à Universidade Mahidol, na Tailândia, e à University de York, na Grã-Bretanha, para criar o projeto Global Classroom. Esta iniciativa é direcionada a estudantes e pesquisadores que desejam aprender e discutir novos desafios e abordagens para o desenvolvimento global. O programa deste […]