Políticas Públicas em debate, o seminário

O Cebrap foi um dos realizadores – numa parceria com o Nexo, o Insper e o Gife – do seminário “Políticas Públicas em debate: o que sabemos, o que queremos”. Durante o dia 4 de setembro, na sede do Insper em São Paulo, dezenas de especialistas de diversas áreas se encontraram para debater seis grandes temas fundamentais para o Brasil. A abertura – que pode ser vista AQUI – contou com as presenças de Sergio Firpo (Insper), Paula Miraglia (Nexo), Neca Setubal (Gife) e Carlos Eduardo Torres Freire, diretor científico do Cebrap.

Durante o período da manhã aconteceram três sessões simultâneas: ‘Crise fiscal e regime previdenciário’ com Paulo Tafner (Fipe-USP), Rogério Nagamine (Ipea) e Hélio Zylberstajn (USP); ‘Desigualdade no mercado de trabalho’ com Marcelo Medeiros (Ipea), Ricardo Paes de Barros (Instituto Ayrton Senna e Insper) e Cida Bento (CEERT); e ‘Cidades, mobilidade urbana e impasses ambientais’ com Ciro Biderman (Cepesp-FGV), Paula Santoro (FAU-USP) e Walter Figueiredo de Simoni (Inst. Clima e Sociedade).

Já no período da tarde, outras três sessões: ‘Financiamento, gestão e regulação em saúde’ com Rudi Rocha (Eaesp-FGV), Vera Schattan (Cebrap) e Ligia Bahia (UFRJ); ‘Desafios na educação pública’ com Ricardo Madeira (USP), Olavo Nogueira Filho (Todos Pela Educação) e Naércio Menezes Filho (Insper); e ‘Políticas de segurança pública’ com Daniel Cerqueira (Ipea), Carolina Ricardo (Instituto Sou da Paz) e Átila Roque (Fundação Ford). Esta última teve mediação de Maurício Fiore (Cebrap). No encerramento do evento, Fiore e Hellen Guicheney, outra pesquisadora do Cebrap, também participaram do esforço de resumir as questões levantadas durante o dia.

Em breve, o Nexo disponibilizará conteúdos jornalísticos em vídeo, texto ou áudio, a partir das discussões do seminário, e compartilharemos aqui no site e também nas redes do Cebrap.

Leia Também

Paulo Todescan Mattos apresenta seminário sobre cooperações público-privadas no desenvolvimento industrial. O Estado tomador de riscos: cooperações público-privadas no desenvolvimento industrial Paulo Todescan Mattos, professor de Direito Econômico da FGV-RJ, pesquisador do CEBRAP e atualmente Diretor Vice-Presidente de Regulamentação da Oi. Foi Superintendente do BNDES. 18 de junho, sexta, às 16h no Auditório do Cebrap

É com profunda tristeza e consternação que o Afro-Cebrap lamenta o assassinato político da Líder do Quilombo Pitanga dos Palmares, município de Simões Filho (BA), Yalorixá, ‘Sambadeira’, coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), onde atuou na criação do Coletivo de Educação, e ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial do município, que lhe […]