Projeto Panorama Quilombola é reconhecido com o Prêmio Proec de Extensão Universitária 2023 da Unicamp

O projeto Panorama Quilombola foi o projeto indicado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) ao Prêmio Proec de Extensão Universitária 2023 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), um reconhecimento à sua relevância e impacto. Ele é fruto de uma parceria entre o LaPPA (Laboratório de Pesquisa e Extensão com Povos Tradicionais Ameríndios e Afro-americanos) e Afro-Cebrap, sendo liderado pelo pesquisador José Maurício Arruti.

Fundamentado no conceito de “letramento racial”, o projeto tem como objetivo produzir e tornar acessíveis abordagens da realidade quilombola, qualificadas pelo diálogo entre a militância e a academia. Essas abordagens visam beneficiar não apenas o ambiente universitário, mas também alcançar um público mais amplo através de iniciativas de extensão universitária e programas de formação conduzidos pelos próprios movimentos sociais.

Entre 2021 e 2022, o projeto realizou diversos marcos significativos, incluindo a publicação de cinco volumes do Boletim Panorama Quilombola e um livro que consolidou o conteúdo dos boletins em novos estudos. Além disso, foram veiculados textos de divulgação e intervenção em jornais, assim como a organização de cursos de extensão para estudantes da Unicamp, professores de escolas públicas e professores quilombolas. O projeto também organizou um Fórum dedicado à Educação Escolar Quilombola e Ações Afirmativas para a comunidade quilombola na universidade.

Uma pesquisa nacional sobre Quilombos e acesso à justiça foi conduzida em colaboração com entidades ligadas às Defensorias Públicas. O projeto também realizou seis seminários regionais de consulta sobre o tema, envolvendo lideranças quilombolas, defensoras e defensores públicos.

Para saber mais acesse: https://etnico.wordpress.com/2023/08/07/panorama-quilombola-relatorio-2020-2022/

Leia Também

A primeira edição do Desafio MobApp 99-Cebrap está no ar e tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a mobilidade urbana e o uso de aplicativos nas cidades brasileiras. Para isso, o programa selecionará 5 propostas de artigos acadêmicos inéditos sobre o tema “Aplicativos de mobilidade urbana nas cidades brasileiras”. Os(as) selecionados(as) desenvolverão seus respectivos […]

Realizada pelo Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap em parceria com o Itaú Unibanco, a pesquisa buscou compreender, a partir da percepção dos moradores de 5 capitais brasileiras, os padrões de mobilidade e as questões ligadas a eles no antes, durante e expectativas para depois da pandemia.

O Núcleo Direito e Democracia do Cebrap promoverá um seminário com a professora Amy Allen, da Universidade Estadual da Pensilvânia. Intitulado “Universality, Necessity, and Progress: Marx and the Problem of History”, o evento acontecerá no dia 10/5, às 14h30, no Auditório do Cebrap. A pesquisadora Ingrid Cyfer (Unifesp/ Cebrap) será responsável pela mediação do encontro. […]