Relembre as pesquisas do Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap no tema de gestão de conhecimento desenvolvidas em 2023

Em 2023, o Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap realizou pesquisas significativas sobre gestão de conhecimento, abordando temas variados em políticas públicas através da série Guia Copi Cola e outros estudos.

O Caso Dos Serviços Digitais: Lançamos a 22ª edição do Guia Copi Cola que destaca a política de Serviços Digitais da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT). Este programa, ativo desde 2017, visa ampliar o acesso dos cidadãos a direitos por meio da digitalização dos serviços de atendimento da prefeitura disponíveis no SP 156.
Publicação: https://bit.ly/3qn933T
Evento de lançamento: https://bit.ly/3TkMZD5

O Caso Da Imprensa Jovem: Lançamos a 23ª edição do Guia Copi Cola que aborda o programa Imprensa Jovem, desenvolvido pelo Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME). Esse programa visa expandir os canais de comunicação das escolas e utilizar a comunicação como ferramenta de aprendizado e informação para a comunidade escolar. Apresentamos os resultados na 1ª Semana de Extensão e Cultura da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.
Publicação: https://bit.ly/3P5VDTE
Evento de lançamento: https://bit.ly/3TkQAAV

O Caso Do Governo Aberto: Lançamos a 24ª edição do Guia Copi Cola com um guia prático para desenvolver processos de participação social. Discutimos a experiência da Coordenadoria de Governo Aberto (CGA) da Secretaria Municipal da Casa Civil, fornecendo ferramentas para que servidores possam adotar essa abordagem inovadora na formulação de políticas públicas. Os resultados foram apresentados na Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública.
Publicação: https://bit.ly/copicola24
Evento de lançamento: https://bit.ly/3VkUETx

O Caso Do Uso De Dados Em Políticas Públicas: Lançamos a 25ª edição do Guia Copi Cola com um guia prático para capacitar servidores no uso eficaz de dados para aprimorar políticas públicas. Este guia enfatiza a importância do monitoramento de ações e das condições de vida da população. Nele, foram destacadas duas iniciativas: os Painéis de Gestão e Monitoramento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e o Diagnóstico de Atendimento dos Órgãos Públicos Municipais de São Paulo da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT).
Publicação: https://bit.ly/3TxtZBQ
Evento de lançamento: https://bit.ly/3TmiBXZ

O Caso Das Políticas De Geração De Emprego E Renda: Lançamos a 26ª edição do Guia Copi Cola que destaca as Políticas de Geração de Emprego e Renda da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Abordamos as iniciativas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) e a experiência do programa Bolsa Trabalho, voltado à população em situação de rua, como exemplos de políticas que utilizam ações articuladas e as características do público-alvo para abordar problemas com diferentes causas e soluções possíveis.
Publicação: https://bit.ly/copicola26
Evento de lançamento: https://bit.ly/3T3hITH

O caso do Programa de Residência em Gestão Pública: Lançamos a 27ª edição do Guia Copi Cola que apresenta o Programa de Residência em Gestão Pública (PRGP), uma iniciativa da Secretaria Municipal de Gestão (SEGES), conduzida pela Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP). O PRGP é destinado a graduados interessados em ingressar no setor público, oferecendo uma formação prática e teórica por meio de uma imersão profissional.
Publicação: https://bit.ly/copicola27
Evento de lançamento: https://bit.ly/49SbOf0

Secretaria Municipal De Inovação E Tecnologia: Lançamos a pesquisa que registrou a formação e a atuação da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, bem como as políticas e programas relacionados às agendas de governo digital e inovação pública, desenvolvidas no período entre 2017 e 2022.
Publicação: https://bit.ly/3IiAS3f
Evento de lançamento: https://bit.ly/48FgaoV

Leia Também

Integrante da École de Hautes Études en Sciences Sociales, o sociólogo Daniel Cefai esteve no Cebrap em 4 de julho apresentando, em português, o seminário “Público, Socialização e Politização: reler John Dewey na companhia de George Herbert Mead”. Cefai também disponibilizou texto que deu origem ao seminário: Cefai – Público Politização Socialização