Seminário Cebrap discutiu os 90 Anos de “Casa-Grande & Senzala”, de Gilberto Freyre

O Seminário Cebrap do dia 22/9, aconteceu no auditório da instituição. O evento discutiu os 90 anos da obra “Casa-Grande & Senzala”, escrita por Gilberto Freyre, um dos principais clássicos do pensamento social brasileiro. A pergunta orientadora do evento foi: como ler Casa-Grande & Senzala hoje?

“Casa-Grande & Senzala” foi publicada em 1933. O marco de 90 anos convidou a todos para uma análise da fortuna crítica do livro, sua atualidade e seus limites para pensar o país. O momento é propício para revisitar as interpretações do autor sobre o Brasil, especialmente no que diz respeito ao lugar do conflito na sociedade brasileira, à caracterização das desigualdades e as hierarquizações de classe, raça e gênero.

Para enriquecer este debate, o Cebrap recebeu Elide Rugai (Unicamp), Mário Medeiros (Unicamp/Mecila) e Matheus Gato (Unicamp/Cebrap).

O evento contou ainda com a parceria da Editora Global, que publica as obras de Gilberto Freyre e de Elide Rugai.

Assista no Canal do Cebrap no YouTube: https://youtu.be/5PgLO1r881c?si=n-6oQ2rHivsTnntI

 

Leia Também

Lançada a primeira edição da Newsletter Cátedra Itinerante “Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano”. Nela serão publicadas notícias e informações sobre políticas e experiências de inclusão produtiva no Brasil e as ações dos parceiros e apoiadores da Cátedra. A publicação de janeiro destaca o trabalho desenvolvido pelas organizações sede da Cátedra em 2022/2023 e […]