Walter Barelli (1938-2019)

O Cebrap lamenta a morte de Walter Barelli. O economista e professor paulistano faria 81 anos nesta quinta, 25 de julho, mas nos deixou uma semana atrás, em 18 de julho. Barelli era associado ao Cebrap desde 1971.

Barelli formou-se em economia pela FEA-USP enquanto trabalhava como bancário no Banco do Brasil e fez pós graduação em Sociologia do Desenvolvimento com Octavio Ianni na USP da Rua Maria Antônia. Logo depois, em 1965, entrou para o Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos [Dieese] e lá permaneceu, como diretor técnico, até 1990.

Assessorou Lula durante a campanha para presidência em 1989. Com a eleição de Fernando Collor sua permanência no Dieese ficou insustentável. Foi o começo de sua trajetória como ocupante de cargos públicos, afinal, poucos anos depois, tornou-se Ministro do Trabalho [1992-1994, Governo Itamar Franco]. Em 1994 filiou-se ao PSDB e se tornou secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo de 1995 a 2002, nos governos de Mário Covas e Geraldo Alckmin, e deputado federal pelo PSDB [2003-2007].

Durante sua trajetória, Barelli lecionou em faculdades como PUC, FGV e Unicamp [onde aposentou-se, era professor do Departamento de Teoria Econômica], e escreveu livros como “O futuro do emprego”, “Distribuição funcional de renda nos bancos comerciais” e “As alternativas de emprego para o mercado de trabalho”.

No site Memória Dieese, Barelli relembra sua trajetória em um longo e rico depoimento.

Walter Barelli em 1986, durante evento em sindicato no Rio de Janeiro [Arquivo do Sinttel-Rio]

Leia Também

Nos dias 16 e 17 de agosto, o Cebrap sedia os seminários de pesquisa do seu Programa Internacional de Pós-Doutorado [ou IPP, International Post-Doctoral Program]. O evento é aberto e gratuito. Confira a programação: Dia 16/08 11:00-11:50 – “A Dignidade dos Outros: Pobreza e Opressão”, por Lucas Petroni Debatedor: Rurion Melo, CEBRAP/USP 12:00-12:50 – “Modelos de […]

Nota de falecimento O Cebrap lamenta o falecimento do cientista político argentino Guillermo O’Donnell, um dos principais teóricos do autoritarismo e da democracia na América Latina. Entre seus trabalhos seminais estão Modernización y autoritarismo (1972) e El Estado burocrático autoritário (1982), estudos cruciais para a compreensão das origens e da natureza dos regimes autoritários da […]

Duas pesquisas desenvolvidas pelo Cebrap Sustentabilidade foram destaque no jornal Valor Econômico. O relatório “Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano”, elaborado pelo Cebrap juntamente com as Fundações Arymax e Tide Setubal e o Instituto Humanize, e o estudo “Campeões em produção, campeões em desenvolvimento?”, desenvolvido pelo Cebrap em parceria com a UFABC.

Elza Berquó, Pesquisadora e Sócia-Fundadora do CEBRAP, foi homenageada por sua contribuição à pesquisa No último dia 05, Elza Berquó foi homenageada por sua contribuição à pesquisa, à inovação tecnológica e à reflexão crítica sobre Prevenção na resposta à Aids, durante o Seminário “Fazer da 4ª. década a última: 30 Anos de epidemia de AIDS”, […]