Livro 1964: do golpe à democracia é lançado na Livraria Cultura

A noite desta quarta-feira, 10/6, marcou o lançamento do livro 1964: do golpe à democracia, obra idealizada pelo Cebrap com apoio do BNDES. Realizado na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, o evento contou com a presença das organizadoras da obra, as pesquisadoras Angela Alonso e Miriam Dolhnikoff, e também de alguns autores que contribuíram no livro. Confira nas fotos abaixo.

1964: do golpe à democracia, reúne textos inéditos de muitos dos mais importantes protagonistas da história brasileira recente, e também dos principais pensadores políticos contemporâneos. São eles: Fernando Henrique Cardoso, José Arthur Giannotti, Paul Singer, Francisco de Oliveira, José Carlos Dias, Paulo Sérgio Pinheiro, Elza Berquó, Maria Hermínia Tavares de Almeida, Ismail Xavier, Marcos Napolitano, Marcos Nobre, Fernando Limongi, Wanderley Guilherme dos Santos, Paulo Vannuchi, Argelina Cheibub Figueiredo, Isaura Botelho, Jorge Ferreira, Rodrigo Patto Sá Motta, Brasílio Sallum Jr. e Glenda Mezarobba.

Além de depoimentos pessoais e textos de intelectuais que vivenciaram o golpe e os “anos de chumbo” e hoje trabalham na restauração do sentido histórico dos acontecimentos e na indicação dos responsáveis pelos atos da ditadura militar, também comparecem pesquisadores que, em trabalhos recentes, trazem novas perspectivas para o debate. O conjunto lança uma forte luz sobre dois momentos cruciais da história brasileira. De um lado, o contexto pré-1964, o golpe militar e seus desdobramentos mais imediatos; de outro, seu “rescaldo” a longo prazo, o modo como as instituições e os atores políticos lidaram com o “entulho autoritário”, da Redemocratização até os turbulentos dias de hoje.

Os interessados em comprar o livro podem clicar aqui.

Leia Também

A revista Novos Estudos e o Núcleo Direito e Democracia convidam para um encontro com Lijia Zhang. Autora de A garota da fábrica de mísseis: memórias de uma operária da nova China (Ed. Reler, 2010), a escritora e jornalista chinesa discutirá seu livro, suas experiências pessoais das mudanças na China nas últimas três décadas – […]

DEMOCRACIA À BRASILEIRA: CEBRAP 50 ANOS Durante três dias, pesquisadores do Brasil e do exterior se reúnem no Sesc Vila Mariana [Rua Pelotas, 141] para discutir democracia, desigualdades, desenvolvimento, movimentos sociais, espaço público e religião. Inscrições no site do Sesc. Confira abaixo a programação completa: 14/maio – Terça-feira 18h – Credenciamento 19h – Abertura no […]