22 fev | 10h

Finanças verdes: para que e para quem?

Nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2022, o evento “Diálogos sobre as finanças verdes: os desafios para o financiamento de uma transição verde justa no Brasil” reunirá atores dos setores público e privado, da sociedade civil e da academia para debater os potenciais e os limites de instrumentos financeiros verdes como forma de direcionamento do financiamento privado e público para a transição a uma economia efetivamente sustentável no Brasil, de forma democrática e justa.

A transmissão das três mesas de debates do evento será realizada nas redes sociais do Cebrap (YouTube, Facebook e LinkedIn).

Diálogo 1 – Finanças verdes: para que e para quem?
22 de fevereiro – 10h

O primeiro diálogo objetiva introduzir o tema das finanças verdes por meio da discussão dos seus propósitos. O que prometem as finanças verdes? Cumprem, de fato, o que prometem? E o que prometem é suficiente? Há ou deveria haver propósitos específicos sobre o que, como e onde se financia no contexto particular de economia e da sociedade brasileiras?

Participantes:
Ana Terra Reis- Programa de Financiamento Popular da Agricultura Familiar para Produção de Alimentos Saudáveis do MST (FINAPOP)
Gustavo Pinheiro – Instituto Clima e Sociedade (iCS) – @gtpinhei
José Luis Gordon – Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) – @zegordon
Marcela Vecchione-Gonçalves – Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (UFPA)
Marina Barki – Climate Bonds Initiative (CBI) – @ninabarki
Mediação: Iagê Miola – Departamento de Direito da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – @iagezm

 

Leia Também

O Cebrap participou do lançamento do Observatório Brasileiro das Desigualdades que aconteceu no dia 30/8, no Conselho de Desenvolvimento Social Sustentável, em Brasília. O Cebrap auxiliou as organizações do Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades na escolha, cálculo e análise dos indicadores de desigualdade com a ajuda dos pesquisadores do Núcleo de Desenvolvimento Tomás Wissenbach, […]