Na segunda-feira (9), teve início o programa Juventude Rural Transformadora, que visa capacitar 100 jovens estudantes do campo em um curso teórico-prático de Agricultura Familiar Sustentável. A solenidade de abertura do encontro de ambientação aconteceu no auditório do Campus Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI), no Centro de Teresina.
Este primeiro encontro presencial marcou a conclusão das etapas de seleção dos participantes. O Juventude Rural Transformadora é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), em parceria com o IFPI e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O programa também conta com o apoio da Secretaria da Educação (Seduc) e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).
Durante o evento, os estudantes, que representam os 12 Territórios de Desenvolvimento do Piauí, tiveram a oportunidade de interagir entre si e com os Agentes de Desenvolvimento Territoriais da SAF. Esses agentes serão responsáveis por orientar os jovens no desenvolvimento de projetos voltados para a realidade local. O encontro presencial seguiu até quarta-feira (11), com atividades que incluíram apresentações sobre a plataforma online de aulas do IFPI, uma vez que o curso combina momentos presenciais e virtuais.
A proposta do Juventude Rural Transformadora é que os participantes identifiquem formas de aprimorar a produção agrícola nas regiões onde vivem. Eles serão incentivados a criar projetos que promovam o desenvolvimento local, utilizando os recursos e programas disponibilizados pela SAF.
Com uma abordagem que integra sucessão rural e desenvolvimento das atividades no campo, o programa busca transformar a realidade dos territórios piauienses por meio da juventude e do conhecimento.